TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISONADO III REALIZADO NA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL CONSTÂNCIA DE SOUSA MUNIZ

Por:   •  3/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA-IFETE

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DANIELE ANGELA ROCHA

ESTAGIO SUPERVISONADO III REALIZADO NA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL  E FUNDAMENTAL CONSTÂNCIA DE SOUSA MUNIZ

CRUZ/CE

2016

[pic 3]

DANIELE ANGELA ROCHA

ESTAGIO SUPERVISIONADO III REALIZADO NA ESCOLA DE ENSINO

   INFANTIL E FUNDAMENTAL CONSTÂNCIA DE SOUSA MUNIZ

Relatório apresentado à disciplina de estágio supervisionado III Em gestão escolar do curso de licenciatura plena em pedagogia do instituto de formação e educação teológica, com requisito parcial para a conclusão da disciplina.

ORIENTADORA: ILANEIDE SOUTO

CRUZ/CE

2016

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................04

     2 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.......................................................05

     3 ASPECTOS CONCEITUAIS E LEGAIS DA GESTAO ......................................08

  4 DESCRIÇÃO E REFLEXÃO DA OBSERVAÇÃO........................................................ 08

4.1 Análise do espaço físico e organização .................................................09

4.2 Análise da proposta pedagógica da escola

4.3 Análise do PPP regimento interno

4.4 Descrição e análise da rotina do núcleo gestor

4.5 relacionamentos interpessoais

5 DESCRIÇÃO E REFLEXÃO DA PARTICIPAÇÃO

5.1 Participação em eventos e/ reuniões

5.2 Participação em projetos

5.3 Participação em atividades didático-pedagógicas

5.4 Participação em planejamentos de professores

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA ENTREVISTA COM OS GESTORES

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

INTRODUÇÃO

O presente relatório corresponde ao Estágio supervisionado III em Gestão Escolar do curso de Pedagogia no Instituto de formação e Educação Teológica-IFETE. Visa descrever as atividades e experiências desenvolvidas no âmbito escolar.

O principal objetivo de estágio é aprofundar a formação enquanto aluno do curso de pedagogia, preparando-os para atuar. Contudo o estágio não deve ser visto como rito burocrático estanque que deve ser feito como disciplina qualquer. Mas sim, um momento de oportunidade de troca de experiência, de discussões e diálogo.

O estágio em gestão escolar é de grande importância para a formação acadêmica do pedagogo, pois estagiar é experimentar em oportunidade forma concreta todos os ensinamentos adquiridos durante a formação, uma vez que só a teoria não é suficiente para preparar o aluno em sua atuação profissional. Neste processo, o estagiário tem oportunidade de experimentar sua profissão e unir a teoria a prática, fazendo intervenções, realizando pesquisas e propondo alternativas de soluções para problemas observados, com devido apoio teórico que possui. Assim o mesmo foi realizado na escola de E.E.I.F Constância de Sousa Muniz .O presente trabalho apresenta uma pesquisa com a gestão escolar, onde foi realizado cinco perguntas, transformadas em relatórios, onde pude aprender mais sobre como funciona esse trabalho entendendo as dificuldades e como lhe dá com elas. Um dos grandes desafios para o gestor escolar atuar como líder e desenvolver formas de organização inovadoras, empreendedoras e participativas, mas isto é indispensável. Algumas das importantes e atuais funções do gestor escolar são prever e se antecipar às mudanças, assim, o gestor deve saber ir além e intuir as mudanças, aprender a pesquisar, avaliar e enfrentar os novos desafios. Sendo assim, o gestor para liderar as mudanças e implantá-las deve ter a consciência da existência de riscos para que assim possa evitar possíveis erros, por meio de um planejamento bem elaborado e participativo. No entanto, os erros e acertos do passado podem ser fundamentais para direcionar as decisões futuras.

                 DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

2.1 Identificação do campo de estágio

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Constância de Sousa Muniz, está situada na sede do município, à Rua Manoel Ismael da Silveira, S/N, bairro São João, Cruz, Ceará, CEP: 62.595-000.

2.2 BREVE HISTÓRICO

A Escola de Ensino infantil e Fundamental Constância de Sousa Muniz recebeu esse nome em homenagem a mãe do ex-prefeito Sr. João Muniz Sobrinho, inaugurada no dia 30 de dezembro de 2010, na gestão do Sr. Jonas Muniz.

A escola recebeu de início 505 alunos, de todos os locais do município e atendia educação infantil e fundamental I nos turnos manhã e tarde, contando inicialmente com 01 diretora, 03 coordenadoras, 25 professores, 07 auxiliares de serviços gerais e 02 vigias.

A maioria dos alunos vieram transferido da antiga escolinha tia Tânia, onde a mesma veio como coordenadora dessa instituição onde permaneceu da sua fundação até o ano de 2013.

A antiga gestão era formada por Karla Samara de Freitas formada em licenciatura em português e inglês com a função de diretora escola, Adriana Maria Cialdine Nascimento formada em pedagogia, e Nágela Patrícia de Sousa formada em letras, como coordenadoras pedagógicas.

Recebeu por dois anos seguidos um prêmio do governo estadual intitulado prêmio escola nota dez.

Em 2015 a gestão foi modificada ficando assim 01 diretora, Maria Evileide Sousa Vasconcelos formada em licenciatura em língua portuguesa, e cursando gestão escolar (pós) e 03 coordenadoras Lucivânia Márcia de Vasconcelos Ribeiro formada em licenciatura em biologia e pós graduada em psicopedagogia, Daiane Cristina Muniz Vasconcelos licenciada em geografia e pós em gestão escolar, Helianeida de Cassia Pessoa formada em psicopedagogia, a gestão continua a mesma no ano atua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com