TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESPAÇOS OCUPADOS PELO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Por:   •  19/1/2018  •  Artigo  •  5.690 Palavras (23 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 23

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - PROGRAMUS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃ ESCOLAR COM HABILITAÇÃO EM ODCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

CINTHIA DE LIMA MARQUES MARINHO

OS ESPAÇOS OCUPADOS PELO ASSISTENTE SOCIAL NO AMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ÁGUA BRANCA - PIAUÍ

2017

 CINTHIA DE LIMA MARQUES MARINHO

OS ESPAÇOS OCUPADOS PELO ASSISTENTE SOCIAL NO AMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Artigo apresentado ao programa de pós-graduação latu-sensu em Gestão e Supervisão Escolar com Habilitação em Docência do Ensino Superior do Instituto Superior de Educação – PROGRAMUS

ÁGUA BRANCA - PIAUÍ

2017

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo contribuir com o debate acerca da expansão da educação superior nos últimos anos e como isso reflete no trabalho do assistente social. Lima (2003) explica que  a transformação da educação em mercadoria surge, nas últimas décadas como uma das estratégias de restauração do sistema capitalista frente à crise estrutural que se inicia nos anos 1970. Desta forma, o objetivo do artigo é analisar os espaços ocupacionais do profissional de Serviço Social na educação superior com ênfase na docência, supervisão e gestão. Em contrapartida, a expansão da educação superior brasileira está associada à subordinação da ciência e da tecnologia à logica mercantil, que se expressa, entre outros aspectos: na venda de cursos e de serviços educacionais diversos, inclusive no interior das universidades publicas, nas parcerias entre universidades e empresas privadas e no incentivo a competitividade, dentre outros. Neste sentido a problemática de pesquisa é: Como a educação superior se constitui como espaço ocupacional do profissional de Serviço Social com ênfase na docência, supervisão e gestão? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica baseada em documentos eletrônicos que abordam informações relevantes a construção do trabalho. Os resultados obtidos apontam que: há uma precarização do trabalho docente, mediante o aumento da carga horaria, o numero excessivo de alunos em sala de aula, a minimização de recursos que possibilitem a garantia do ensino, da pesquisa e da extensão, o incentivo ao produtivismo acadêmico, entre outros fatores que refletem o predomínio da logica do mercado.

Palavras chaves: Ensino Superior; Serviço Social; formação profissional; espaços ocupacionais; Docência

ABSTRACT

This article aims to contribute to the debate about the expansion of higher education in recent years and how this reflects in the work of the social worker. Lima (2003) explains that the transformation of education into merchandise has emerged in the last decades as one of the strategies of restoration of the capitalist system in the face of the structural crisis that began in the 1970s. Thus, the objective of this article is to analyze the occupational spaces of the Social Work professional in higher education with emphasis on teaching, supervision and management. On the other hand, the expansion of Brazilian higher education is associated with the subordination of science and technology to commercial logic, which is expressed, among other things: in the sale of courses and various educational services, including inside public universities, in partnerships between universities and private companies and in encouraging competitiveness, among others. In this sense the research problem is: How is higher education constituted as an occupational area of ​​the Social Work professional with emphasis on teaching, supervision and management? The methodology used was the bibliographical research based on electronic documents that approach information relevant to the construction of the work. The results obtained indicate that: there is a precariousness of teaching work, by increasing the workload, excessive number of students in the classroom, minimization of resources that make it possible to guarantee teaching, research and extension, academic productivity, among other factors that reflect the predominance of the market logic.

Keywords: Higher education; Social service; professional qualification; occupational spaces; Teaching

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem, da relação entre teoria e prática e aproximação com o caráter interventivo do Serviço Social, através de um diálogo crítico e reflexivo proporcionados pela literatura utilizada na construção das ideias.

De acordo com Lima (2013), no Brasil, a mercantilização dos direitos sociais, não obstante as conquistas da redemocratização afirmadas na Constituição de 1988, foi conduzida pelo governo FHC, nos períodos de  1994-2002, ainda nos anos 1990, e legitimada pelo governo Lula, nos períodos de 2003-2010, mediante um pacote de medidas neoliberais, compatíveis com as diretrizes estabelecidas por organismos internacionais.

Acredita-se que é neste contexto que acontece  a expansão em larga escala do ensino superior, trazendo consequências não só para a qualidade da formação profissional, mas também para o trabalho docente. Com o crescimento de numero de cursos, de turmas e de alunos, as universidades são reduzidas a instituições isoladas de ensino de graduação, e os professores acabam adquirindo uma sobrecarga de trabalho.

Segundo Pinto (2013), alguns desdobramentos da reconfiguração do papel da educação superior são: a fragmentação e tipificação entre os docentes, distinguindo-os entre os que pesquisam e os que ensinam; a precarização do trabalho, com o aumento da carga horaria em sala de aula; e a renumeração salarial relacionada à produtividade, cujos critérios são definidos por exigências externas. Nisso, Isaia (2006, p. 64), ao analisar o contexto social em que a universidade está inserida na contemporaneidade, onde de um bem cultural:

[...] a universidade passou a ser um bem econômico; de um lugar reservado a poucos, tornou-se um lugar para o maior número possível de pessoas; de um bem direcionado ao aprimoramento de indivíduos, tornou-se um bem cujo beneficiário é o conjunto da sociedade; e, ainda, transformou-se em mais um recurso do desenvolvimento social e econômico dos países, submetendo-se às mesmas leis políticas e econômicas; faz parte das dinâmicas sociais e está sujeita aos mesmos processos e às mesmas incertezas do âmbito político, econômico ou cultural que afetam todas as instituições sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com