TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS DA AGROINDÚSTRIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO DO CAMPESINATO NO BRASIL E NO MARANHÃO

Por:   •  21/1/2016  •  Artigo  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDRAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

THAIANE SOUSA BRASILEIRO

OS IMPACTOS DA AGROINDÚSTRIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO DO CAMPESINATO NO BRASIL E NO MARANHÃO

SÃO LUÍS

2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

THAIANE SOUSA BRASILEIRO

OS IMPACTOS DA AGROINDÚSTRIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO DO CAMPESINATO NO BRASIL E NO SUL DO MARANHÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Questão Social II, para obtenção parcial da 2ª nota.

Prof.ª Silvani Magali Vale Nascimento

São Luís

2013

OS IMPACTOS DA AGROINDÚSTRIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO NO BRASIL E NO SUL DO MARANHÃO

Thaiane Sousa Brasileiro, discente do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, sob orientação da Prof.ª. Dr.ª Silvane Magali Vale Nascimento.

RESUMO

“A flexibilidade da adaptação, o objetivo de reproduzir o seu modo de vida e não o da acumulação, o apoio e a ajuda mútua encontrados nas famílias e fora das famílias em comunidades camponesas, bem como a multiplicidade de soluções encontradas para o problema de como ganhar a vida são qualidades encontradas em todos os camponeses que sobrevivem às crises. (Shanin, 2008)

A partir de 1970, o Brasil vive um processo de abertura de mercado que resultou em diversas mudanças econômicas, politicas e institucionais, iniciando-se no Brasil um processo de desenvolvimento para tornar o país uma potência Mundial passando então do Estado Desenvolvimentista para o estado Neoliberal. Com a maior abertura do mercado e dos investimentos internacionais no Brasil desenvolveu-se também o agronegócio, a agricultura passa por um processo de mecanização crescente que reflete nas relações sociais e de trabalho no campo. O presente artigo tem por objetivo estudo e analise do processo de desenvolvimento e modernização agroindustrial no Brasil e no sul do Maranhão e suas consequências na vida do pequeno produtor. Abordando, inicialmente, um breve levantamento histórico acerca do processo de industrialização da agricultura no Brasil e Maranhão e apresentado analise dos reflexos da industrialização, especificadamente, nas relações de trabalho no campo, consequência dos intensos conflitos de terra, da má distribuição territorial e de renda no Brasil.

PALAVRAS CHAVE: Industrialização; Desenvolvimento; Industrialização; Campo.

INTODRUÇÃO

Desde os tempos primórdios a agricultura desempenha um papel fundamental na subsistência, com o advento do capitalismo, surge um novo olhar para a agricultura, o olhar econômico. A agricultura passa a ser à base de desenvolvimento econômico de muitos países como é o caso dos Estados Unidos Japão e países da Europa Ocidental (Souza, 2001). Com esse intuito desenvolvimentista, buscam-se técnicas de modernização da agricultura, desenvolve-se a agroindústria, seguindo o modelo capitalista, beneficiando apenas o empresariado agrícola.

No Brasil a industrialização da agricultura ocorre no período Pós Segunda Guerra Mundial, com o desenvolvimento do capitalismo industrial, e o forte crescimento de investimentos internacionais.

“Este processo teve participação decisiva do governo, que em meados da década de 1960 lançou vários instrumentos de politica agrícola, tais como: extensão e assistência técnica, criação e fortalecimento da empresa agrícola, mecanização e financiamento rural, dentre outros. Com isto, o governo buscava elevar a produção e a produtividade da agricultura.” (MONTEIRO, 1985)

Este processo de desenvolvimento industrial faz parte da política de modernização do Brasil no Estado Neoliberal que tinha por principal objetivo garantir o funcionamento do mercado capitalista. Nesta perspectiva, a produção agrícola é palco de profundas mudanças, com aumento de escala de produção, mecanização crescente e redução dos postos de trabalho, (MARQUES, 2008). Outro fator que muito contribui para o desenvolvimento da agroindústria foi a facilidade do crédito agrícola subsidiado na década de 1970 que, muito contribuiu na aquisição de equipamentos agrícolas, maquinas e fertilizantes.

Em se tratando de Nordeste em meados de 1970, era responsável por aproximadamente 22% do valor bruto da produção vegetal no Brasil, (SOUZA, 2001). As principais áreas de desenvolvimento agroindustrial no Nordeste eram Bahia, Piauí e Maranhão, neste artigo nos atentaremos, principalmente ao sul do Maranhão.

Neste texto, objetivamos um levantamento histórico do processo de industrialização da agricultura no Brasil e no Nordeste, especificadamente, na região sul do estado do Maranhão e as consequências nas relações de trabalho e sociais do trabalhador rural. Não nos ateremos, a discussão detalhada do contexto histórico da modernização agrícola no Brasil e Maranhão, entretanto é preciso um breve levantamento para que possamos compreender a dinâmica das relações de produção e de trabalho que se desenvolveram no processo histórico da agricultura brasileira.

Processo de Desenvolvimento Industrial no Brasil e suas Consequências nas Relações de Trabalho no Campo.

O processo de modernização agrícola no Brasil tem origem em meados dos anos 1950 em consequências dos grandes avanços vivenciados nos períodos Pós-guerra no século XX, tendo como função principal a produção industrial e o consumo de produtos industrializados. Em 1960 o País assume um novo modelo de economia com a modernização do setor agrário, formando um complexo agroindustrial.

“A agricultura, uma atividade sempre gerida pela tradição, passa agora a se integrar lentamente nos modelos de administração criados e aperfeiçoados pela indústria nos últimos 50 anos. A criação de quadros de administradores rurais, escritórios especializados em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com