TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO PLANO DE TRABALHO

Por:   •  14/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Técnico Bolsista

OBJETIVOS PROPOSTOS NO PLANO DE TRABALHO

A pesquisa tem por objetivo analisar a violência contra as mulheres no contexto das instituições de ensino superior públicas no Estado do Amazonas no período de 2009 – 2019. O estudo será de cunho quati-qualitativo em duas etapas inter-relacionadas: uma pesquisa teórica e uma pesquisa documental para levantamento das denúncias e dos encaminhamentos dado aos casos registrados em três universidades públicas no Estado do Amazonas na última década, a saber: UFAM, IFAM e UEA. Além disso, a pesquisa também pretende identificar nos documentos públicos e acessíveis das instituições as ações desenvolvidas por estas universidades para a prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres no espaço acadêmico. Acredita-se que, a análise dos referidos documentos, mediada por leituras críticas sobre os fundamentos da violência contra as mulheres, poderá possibilitar uma aproximação com a universalidade do objeto que esse projeto se propõe a investigar.

No plano de trabalho do/a bolsista em consonância com os objetivos do projeto propomos as seguintes atividades para todo período da pesquisa:

Objetivo 1 - apreender as particularidades da violência contra as mulheres no contexto acadêmico.

Meta 1.1: Atualização do cronograma de pesquisa.

Meta 1.2: Levantamento de 20 referências teóricas nacionais e internacionais sobre o tema.

Meta 1.3: Elaboração de 01 artigo sobre as referências levantadas.

Objetivo 2 - Levantar as expressões da violência contra as mulheres nas instituições de ensino superior públicas no Amazonas.

Meta 2.1: Elaboração de 01 instrumental de coleta dos dados documentais.

Meta 2.2: Contato com 03 instituições de ensino públicas do Amazonas (UFAM, UEA, IFAM) para agendamento da coleta de dados.

Meta 2.3: Pesquisa de campo nas 03 instituições de ensino públicas do Amazonas (UFAM, UEA, IFAM).

Meta 2.4: Elaboração de 01 artigo sobre o levantamento preliminar dos dados.

Objetivo 3 - Identificar as ações de prevenção e enfrentamento a violência contra as mulheres no espaço acadêmico desenvolvida pelas universidades públicas no Amazonas.

Meta 3.1: Elaboração de 01 instrumental de coleta dos dados documentais.

Meta 3.2: Contato com 03 instituições de ensino públicas do Amazonas (UFAM, UEA, IFAM) para agendamento da coleta de dados.

Meta 3.3: Pesquisa de campo nas 03 instituições de ensino públicas do Amazonas (UFAM, UEA, IFAM).

Meta 3.4: Elaboração de 01 relatório sobre as ações identificadas.

RESULTADOS OBTIDOS - descreva os resultados obtidos e analise-os em função dos objetivos propostos em seu plano de trabalho

Dos resultados da primeira etapa da pesquisa podemos mencionar a organização e realização de reuniões mensais para a apresentação do projeto, planejamento da agenda de atividades, colaboração no levantamento da bibliografia relacionada aos fundamentos da violência contra as mulheres e violência contra as mulheres na universidade, nivelamento teórico da equipe da pesquisa, elaboração do instrumental da primeira etapa da pesquisa de campo; participação da primeira etapa da pesquisa de campo nas instituições supracitadas; produção e publicação de artigos científicos sobre os resultados preliminares da pesquisa, bem como a elaboração do relatório parcial. Dos resultados da pesquisa bibliográfica, pode-se aferir que a violência contra as mulheres na universidade não é uma realidade apenas no Brasil, mas um problema mundial, visto que nos últimos anos algumas instituições de renome internacional, como a Onu Mujeres e a Anistia Internacional, assim como os meios de comunicação de massa, tais como jornais, televisão e Websites, têm noticiado práticas de violências contra as estudantes nos campi das universidades de alguns países como na Inglaterra, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, México, Estados Unidos da América, África do Sul, e Bangladesh. A despeito dos poucos estudos acadêmicos sobre o tema no Brasil, a pesquisa identificou casos e dados de violência contra as mulheres ocorridos no espaço acadêmico, registrados e publicizados em pesquisas, a saber: Instituto Avon/Data Popular, The Intercept Brasil, Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA), dentre outros. Em relação à pesquisa de campo foram realizadas visitas institucionais a Ufam, UEA e Ifam. Constatou-se que as denúncias de violência podem chegar pela Ouvidoria-geral ou pelos canais dos próprios campi como direções e departamentos de equipes multidisciplinares. Além disso, as universidades, com exceção da Ufam, não possuem política institucional específica contra a violência, que definam normas ou papéis. Quando surgem discussões sobre o tema partem de iniciativas pontuais como projetos de professoras e alunas com afinidade com o tema, mas a universidades não se responsabilizam administrativamente com a implementação de políticas específicas de proteção e segurança para as mulheres nas instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com