TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRAÇOS SÓCIO HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA E SEUS REFLEXOS NA CONTEMPORANEIDADE: O PROBLEMA DA DESIGUALDADE

Por:   •  4/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo trazer informações e reflexões sobre os reflexos políticos e históricos da desigualdade social na sociedade brasileira assim como a atuação do assistente social diante de tais problemas. Apresentando os problemas causados pela pobreza e quais politicas publicas podem ser adotadas para redução da mesma.

A maior concentração de renda do mundo está no Brasil, porém apenas 1% dos habitantes do país possui cerca de 30% desta renda. Estes dados foram apresentados pelo economista Thomas Piketty no ano de 2018 na pesquisa de desigualdade mundial. (NOVO, 2021)

A diferença existente entre as classes sociais se dá através de conceitos econômicos e sociológicos, que chamamos de desigualdade social e é avaliada a partir do coeficiente de Gini ao qual foi desenvolvido para comparar a faixa de renda entre ricos e pobres. Indicadores como: IDH (índice de desenvolvimento humano), nível de escolaridade e renda per capita também são usados para medir a desigualdade dentro de um país. (PORFIRIO, 2021)

Neste contexto o trabalho do assistente social é de suma importância para tentar minimizar as diferenças sociais, a profissão surgiu como resultado das necessidades da sociedade que oprime as classes mais baixas. E ao longo dos anos vem tomando forças e expressão diante de suas manifestações políticas.

DESENVOLVIMENTO

        

Desde a sua descoberta o Brasil é marcado pela desigualdade social, um país que foi invadido e teve o seu povo nativo e suas riquezas exploradas. O inicio da colonização se deu através da chegada dos portugueses, porém para que pudessem colonizar o país e produzir riquezas era preciso de mão de obra barata. Neste período começa a escravização dos nativos que aqui viviam.  Logo em seguida se deu inicio a escravização dos negros que vinham do continente africano. (SANTOS, 2021)

Antes mesmo que fosse estudada a terra descoberta os Portugueses já estavam atras de suas riquezas, tornando assim a coroa Portuguesa ainda mais rica. Analisando através desta perspectiva juntamente com a libertação de escravos sem lhe dar as mínimas condições de sobrevivência é possível compreender como o povo brasileiro foi levado tão rapidamente a periferias. (SOUSA, 2009)

O censo de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra como é grande a diferença entre a riqueza concentrada nas mãos das classes com rendimentos mais altos e mais baixos do país ou em palavras mais simples podemos dizer o quanto existe um abismo entre os verdadeiramente ricos e a classe pobre. A pesquisa do Instituto mostrou que:

[…] no Brasil, os 10% da população ocupada com os rendimentos mais elevados concentrou 42,9% do total de rendimentos de trabalho, enquanto os 10% com os rendimentos mais baixos detiveram 0,8% do total das remunerações (IBGE, 2020, p. 52)

Segundo a harmonização de dados feita pelo Banco Mundial a desigualdade na distribuição de renda entre os habitantes no Brasil é uma das mais desiguais no mundo conforme a Figura 1 a baixo apresentada pelo censo do IBGE em 2020. Estas estimativas foram feitas utilizando o mundialmente conhecido índice de Gini.

[pic 9]

Figura 1: Estimativas de índice de Gini. Países selecionados a partir do   ranqueamento de Gini. (IBGE, 2020, p. 52)

        

        O Estado tem por obrigação tomar medidas sociais para minimizar a desigualdade social, sendo assim o papel do assistente social é fundamental para criar estratégias e planejamento para que se criem politicas publicas eficientes. As politicas publicas são por sua vez a resposta aos movimentos sociais das classes menos favorecidas, mostrando que a luta é válida para que se tenha suas necessidades atendidas.  Porém o Estado adota uma postura de setorização dos problemas, dividindo em nichos (fome, desemprego, analfabetismo, moradia, saneamento, saúde e etc..) o que acaba não deixando se enxergar a raiz do problema. (RAICHELIS, 2010)

        Segundo a cartilha do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o SUAS (Serviço Único de Assistência Social), garante ao cidadão proteção social e cidadania no caso de dificuldades, por meio de seus projetos e programas. A porta de entrada destes programas sociais é iniciada pelos profissionais que trabalham no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que atendem as famílias em situações mais vulneráveis, avaliando e direcionando este cidadão para o programa que melhor se encaixa em sua necessidade. (BRASIL, 2021)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (83.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com