TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO

Entrevista realizada com a assistente social Alana Michella, no dia 10 de abril de 2015, com início às 9h30min, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), situado à Travessa Juarez Távora, n° 32, Bairro São Caetano, no Município de Itabuna-BA, chamado de CREAS Medidas.

A instituição possui uma equipe pequena de profissionais: duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma advogada, uma coordenadora, duas educadoras sociais, uma recepcionista, três estagiárias e uma auxiliar de limpeza. A localização é de fácil acesso, porém não tem uma boa sinalização na placa da entrada. A rua é de pouco movimento e o órgão não tem muita visibilidade no endereço.

A casa onde o CREAS Medidas está situado encontra-se visivelmente em precárias condições. O espaço físico necessita de urgência na reforma. Todos os cômodos têm infiltrações, telhas quebradas e paredes rachadas. A assistente social informou que o CREAS ficou por trinta dias sem funcionar por conta de goteiras no telhado.

As salas onde atendem as assistentes sociais, a psicóloga e a coordenadora não são esteticamente agradáveis e nem confortáveis para trabalhar. A recepção é o espaço mais apresentável, porém possui pequena quantidade de cadeiras para atendimento ao público. As paredes do local estão forradas até a metade com papel madeira para melhorar o aspecto de alguns ambientes.

Duas dessas salas estão inutilizadas, elas serviriam para atendimento e reuniões com os grupos de convivência, uma das atividades principais do CREAS. São nítidas as limitações físicas do local. Por conta disso não foi autorizado registro de imagens.

Em relação ao trabalho da assistente social, houve uma rejeição no primeiro momento, aparentando insegurança da profissional. Foi notável a pouca experiência, a falta de domínio de suas competências durante a entrevista. As dificuldades materiais e de deslocamento para se realizar os trabalhos foram as mais citadas.

Não houve riqueza de informações, nem da profissão e nem das atividades que são desenvolvidas para os usuários. Não nos foram passadas muitas informações no decorrer da entrevista.

O maior obstáculo citado pela assistente social é o meio de transporte, pois o CREAS Medidas não possui veículo disponível. A equipe utiliza o carro da Secretaria de Assistência Social do município, por meio de agendamento, já que o carro pertence a outro setor. A falta do transporte no local, atrasa o andamento dos acompanhamentos feitos nas residências dos usuários, atrapalhando o desenvolvimento dos trabalhos realizados pela instituição.

É quase inexistente a demanda espontânea. A maioria dos casos que chegam já vem encaminhada tanto pelo Conselho Tutelar, quanto pelo Ministério Público e outros.

A seguir estão as perguntas feitas para a assistente social. Nas respostas estão as explicações sobre as deficiências, os pontos negativos que são os maiores obstáculos para um melhor desempenho, segundo a profissional de Serviço Social.

1 - Qual a maior demanda hoje do CREAS de Itabuna?

As maiores demandas são rebeldia de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos e abandono de crianças e idosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com