TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OrganizaçãoDocumental

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.693 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL DO PROJETO JOVENS EM AÇÃO

Fernanda Elodia Rossa[1]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo descrever a organização documental do projeto Jovens em Ação, o qual visa atuar com jovens em situação de vulnerabilidade social, tirando-os das ruas para colocá-los em cursos de qualificação profissional. Trata-se de um projeto de suma importância para a comunidade local, porém, suas ações não se encontram documentalmente organizadas, fato que pode vir a comprometer sua continuidade. Visando explorar esta temática, este estudo buscou verificar a existência ou não de documentos que comprovem a evolução do projeto, desde a sua criação até os dias atuais. Para conhecer o  histórico do Projeto, foram realizadas uma pesquisa teórica acerca do tema e uma pesquisa documental, na qual buscou-se localizar os documentos referentes as ações desenvolvidas pelo projeto em estudo, que resultou numa proposta prática de organização de documentos em arquivos eletrônicos a serem complementados no futuro.

Palavras-Chave: Projeto. Organização Documental. Arquivos.

INTRODUÇÃO

O projeto Jovens em Ação foi criado em  2005 com a finalidade de oferecer aos jovens e adolescentes da região do entorno de uma Indústria de Curitiba PR, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, a qual custeia cursos de qualificação profissional com o intuito de inseri-los no mercado de trabalho e na sociedade de uma maneira geral.

De acordo com Franssem e Bajoit apud Fávero et al (2007) muitas das ações e atitudes dos jovens estão relacionadas às suas expectativas com relação à sua carreira profissional, as dificuldades encontradas por eles na hora de ingressar no mercado de trabalho, enfim, por diversas questões que estão diretamente ligadas às exigências que o mercado capitalista faz àqueles que desejam trabalhar.

Na maioria das vezes o jovem tem vontade de inserir-se no mundo do trabalho, contudo, tais problemáticas acabam por desmotivá-lo, até mesmo a buscar uma capacitação que atenda os requisitos que as empresas exigem.

Percebe-se que desde cedo os jovens sonham com sucesso profissional, carreiras promissoras, as quais fazem parte do crescimento de qualquer cidadão, porém isto só é possível a partir do momento que se está qualificado para ingressar ao mercado de trabalho.

Para Dayrell (2007, p. 03), a elaboração de um projeto de vida é fruto de um processo de aprendizagem, no qual o maior desafio é aprender a escolher. Na sociedade contemporânea, somos chamados a escolher, a decidir continuamente, fazendo desta ação uma condição para a sobrevivência social.

        Desta forma, percebe-se que o jovem necessita de apoio para que seus planos sejam efetivados em sua totalidade, neste aspecto o projeto Jovens em Ação tem o intuito de oferecer a eles, não somente uma qualificação profissional, mas um acompanhamento para que tornem-se cidadãos conscientes acerca de seu papel dentro da sociedade, dentre outros aprendizados que são ofertados durante o período de convivência.

Este estudo justifica-se também pelo fato atuação prática da pesquisadora, que atua na empresa que desenvolve o projeto, e em razão disso ter evidenciaodo a ausência de uma organização acerca dos documentos do projeto, bem como, foi verificado que o mesmo não se encontra pautado em nenhum referencial teórico.

O objetivo geral deste trabalho é verificar a existência de documentos que demonstrem a evolução do projeto Jovens em Ação, desde a sua criação até os dias atuais. Tendo para isso os objetivos específicos de conhecer a história do Projeto, descrever a importância da organização documental e relatar o caso prático da; organização a documental das ações do projeto no período dos a anos de 2005 até 2013

Para realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa documental, que segundo Caulley apud Lüdke e André (1986, pág. 22) a análise documental busca identificar informações factuais nos documentos a partir de questões e hipóteses de interesse”.

De acordo com Helder (2006m pág. 31) a técnica documental vale-se de documentos originais, que ainda não receberam tratamento analítico por nenhum autor. [...] é uma das técnicas decisivas para a pesquisa em ciências sociais e humanas”.

Além da análise documental foi realizada também uma pesquisa bibliográfica com base na revisão da literatura acerca do tema. Este tipo de pesquisa, segundo Mattar (1999, pág. 17), visa prover ao pesquisador um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva.

O PROJETO JOVENS EM AÇÃO – UM BREVE HISTÓRICO

O projeto foi idealizado para promover o desenvolvimento emocional, educacional, profissional e trabalhar vínculos familiares de jovens próximo a fábrica da empresa Robert Bosch em Curitiba PR.

Em 2005, uma psicóloga, na ocasião responsável pelo Instituto Robert Bosch entrou em contato com o Colégio Estadual Professor Brasílio Vicente de Castro, onde a proposta foi aceita e assim dando início nas atividades.

A proposta do projeto Jovens em Ação tem como foco a formação pessoal e profissional do jovem, permite a integração de diferentes áreas de atuação para atingir um desenvolvimento global do adolescente e sua preparação para a vida.

É caracterizado como um trabalho sistemático de educação e prevenção continuada, visando ações que oportunizem o desenvolvimento social, pessoal e profissional de jovens moradores da Vila Barigui (comunidade de baixa renda da Cidade Industrial de Curitiba).

Seu desenvolvimento se dá em parceria com escolas públicas de duas comunidades da cidade de Curitiba – Vila Verde e Vila Barigui – e beneficia adolescentes do Ensino Médio que, na maioria das vezes, não têm opções de atividades no período de contra turno, permanecendo fora do âmbito educacional nesse período e estando sujeitos a situações de risco.

De acordo com a UNESCO apud Delors (2001, pág. 43) a educação deve ser entendida como uma agente formadora para o trabalho, a qual deve buscar o desenvolvimento humano e econômico, sendo necessário “estabelecer novas relações entre política educativa e política de desenvolvimento a fim de reforçar as bases do saber e do saber-fazer”. A ideia da UNESCO vai de encontro com o ideal do projeto em estudo, uma vez que este busca a formação plena dos jovens que residem na região em que o trabalho é desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com