TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 20 Anos do Código de Ética do/a Assistente Social

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

20 Anos do código de ética do/a Assistente  social :

 

        Em 2013 comemoramos os vinte anos do código de ética profissional do/a assistente social da lei 8.662/ 1993; ano também  marcado pela institucionalização de um processo iniciado em 2012, visando os crimes e violações praticados pela ditadura brasileira nos anos 1960-1970.Tais acontecimentos, aparentemente sem conexão, racionalidade histórica, reforçando uma cultura.

         Mesmo com os esforços persistente dos movimentos, preservação da memória em defesa da verdade e da justiça. Desde modo, além da cultura do esquecimento, reproduzida pela ditadura contamos com vários elementos que atualmente reforçam a fragmentação da memória histórica.  O que isso tem a ver com o serviço social e com a comemoração dos  vinte anos  do código ?

         O código de 1993, bem como a lei, tem uma direção, etico-politica construída desde os anos 1980, vinculando-se ao processo de lutas sociais e a uma cultura emancipa tória, que antecedem e percorrem a ditadura na resistência e aflora no processo de democratização da sociedade brasileira. Daí a importância do Marcos de reputara com o conservadorismo profissional, hemônico até então as classes trabalhadora trata-se da conquista de uma direção ético-políca que adquire novas formas.

         O esquecimento dos crimes e violações praticadas por trabalhadores, jovens e mulheres, apaga da história    uma trajetória política e cultural das mais ricas. As lutas sociais englobando o conjunto das manifestações em que a liberdade, a revolução a justiça social.

       É importante salientar que as lutas também são travadas no interior da profissão, são conquistas pela hegemonia que se expressam hoje; 1986-1993 rompemos de forma inédita.

     Com as referências éticas do serviço-social, desde a sua origem com a herança conservadora da profissão explicitando a dimensão política, desvelando a pretensão imparcialmente ético-político e assumindo um compromisso com os usuários, insendos  

       

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com