TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 5rs E O Ambiente

Monografias: Os 5rs E O Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.481 Palavras (14 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

A crise ambiental faz sua entrada na história contemporânea marcando os limites da racionalidade econômica.

Ao mesmo tempo emerge o pensamento da complexidade como resposta ao projeto epistemológico positivista cartesiano, unificador e homogeinizador de mundo.

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A educação ambiental está relacionada com as áreas de pesquisa, análise, apresentação e conscientização a respeito das necessidades e obrigações com o meio ambiente e com o aprofundamento do conhecimento sobre o mesmo. A educação ambiental visa preparar o ser humano para a preservação da natureza e para o uso sustentável de seus recursos.

Para o mundo ser mais sustentável, algumas ações práticas em nosso dia a dia são necessárias.

Reciclagem é um termo utilizado para indicar o reaproveitamento ou a reutilização de um material que por algum motivo foi rejeitado. A partir da reciclagem diminuem a quantidade de lixo que é jogada na natureza e a quantidade de energia e de matéria-prima que é utilizada para a produção de novos produtos.

No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo são reciclados. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.

É extremamente importante que nos como alunos conscientizemos e tenhamos ações práticas que reduzam o seu impacto sobre o planeta Terra.

Para isso é imprescindível que saibamos o que significam os 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar).

Desenvolvimento

OS 5'Rs DA RECICLAGEM

Quando se fala de resíduos sólidos, ou seja, de lixo, existem as dicas dos R’s. Alguns materiais falam em 3 R’s, já outros em 4R’s e outros em 5 R’s, afinal qual utilizar?

Antes de decidir qual conceito de R’s se aplica a cada caso, primeiro é necessário saber o que em geral eles querem dizer:

3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

4 R’s: Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Reintegrar.

5 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recuperar.

O primeiro conceito inventado e atualmente o mais utilizado é os 3 R’s. Já o conceito de 4 R’s está ligado a gestão dos resíduos, conforme demonstra a seguinte figura:

Os 4 R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar.

Reciclar: Mandar o produto de volta para o processamento após sua utilização, exemplo: latinha de alumínio volta para a indústria de latinhas;

Reutilizar: Após o uso, reutilizar o produto para outro fim, exemplo: pegar um pote de vidro vazio e usar para guardar moedas;

Reintegrar: Reintegrar o produto a natureza, ou seja, transformá-lo novamente em um recurso natural, exemplo: compostagem de resíduos orgânicos para fazer húmus e adubo.

Já o conceito de 5 R’s foi adaptado para favorecer processos de Educação Ambiental, pois é um conceito mais prático e mais aplicável no nosso dia a dia como consumidores.

Os 5 R's são ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo para com a qualidade de vida das próximas gerações. Se você já pratica alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.

REduzir o consumo desnecessário: e consequente geração de lixo é o passo inicial e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício. São inúmeros os exemplos da redução de resíduos, eis algumas sugestões: Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Leve sua sacola para as compras e adquira produtos a granel. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso.

REutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar os bens de consumo: significa ampliar a vida útil dos produtos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou concedendo-lhes nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retornáveis , roupas e rascunhos. Você pode inventar produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Doe objetos que possam servir a outras pessoas.

REcuperar os materiais: as usinas de compostagem são unidades recuperadoras de matéria orgânica. Os catadores recuperam as sucatas antes delas virarem lixo.

REciclar materiais: devolver o material usado ao ciclo da produção poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enorme vantagens econômicas e ambientais. O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho. colabore implantando a coleta seletiva em sua casa ou condomínio. Cada item reciclado significa menos consumo de água, energia elétrica e matéria-prima, e desflorestamentos de uma forma geral.

REpensar os hábitos de consumo e descarte: é rever os nossos gastos e hábitos, o nosso estilo de vida e o nosso consumismo. Pense na real necessidade da compra determinado produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, por exemplo. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Utilize também produtos de limpeza biodegradáveis. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). E prefira embalagens de papel e papelão. Mude seus hábitos de consumo e descarte. Pois é preciso desmistificar igualmente a ação de “jogar fora”, porque na maior parte dos casos, o “fora” não existe.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com