TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Anjos do Sol

Por:   •  29/6/2015  •  Dissertação  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Anjos do sol

Falar de exploração sexual na sociedade brasileira é um desafio, uma vez que ainda é vista de forma preconceituosa, e até mesmo naturalizada por uma parte dela.  É dentro desse contexto que o filme Anjos do Sol, exibido no ano de 2006 relata de forma clara a questão da exploração sexual no Brasil, contada pela atriz Fernanda Carvalho com a personagem Maria de 11 anos, vendida pela família por uma expectativa de vida melhor em um pequeno vilarejo no interior do nordeste.

O filme mostrar uma realidade comum no Brasil, onde apesar de esforços por parte das autoridades para combater crimes como esses, a exploração sexual de crianças ainda é alarmante, o caso de Maria, o crime se configura pela venda da menor a um senhor que a leva para um suposto trabalho e acaba leiloada e levada para um garimpo para ser explorada sexualmente, assim também como a violência dentro da família, relatada por umas das personagens que dizia ser violentada diariamente pelo padrasto quando morava com a mãe, esse tipo de violência é mais comum dentro da família do que se pensa, como nesse caso.

A troca do sexo pelo dinheiro ou por outros favores é comum durante o filme, assim como os maus tratos e sexo forçado, bem como a forma desumana o qual eram tratadas. Porém devem-se levar em consideração os fatores de risco vivenciados pela família de Maria, portanto como os aspectos pessoais, ambientais ou culturais, que atuam como obstáculo ao desenvolvimento em nível individual ou social e que potencializam a vulnerabilidade das pessoas, especialmente crianças e adolescentes. Nessa conjuntura a família vítima da pobreza, da falta de oportunidade, da ignorância, buscam meios extremos, o que é muito característico da exploração sexual, somando a esperteza de outros que buscam meios de ganhar dinheiro fácil.

O fato é que, o aproveitamento da condição de vulnerabilidade daquele que a sofre e configurará violação grave dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 1990, na Constituição Federal de 1988 e na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. O Estatuto da Criança e Adolescente prevê a efetivação e a garantia nos direitos da criança e do adolescente.

 A personagem de Maria era forçada a manter relação sexual com homens mais velhos que pagavam para um suposto dono das meninas, eram mantidas presas, viviam de forma insalubre e muitas vezes mortas se tentassem fugir.

Assim, o filme demonstrou de forma bárbara o lado obscuro de crimes como a exploração sexual, que ainda hoje movimentam milhões em todo o mundo, em principalmente em países considerados pobres. E em países como o Brasil mais de 100 mil meninas são vitimas de exploração sexual, assim como o trafico de pessoas, segundo dados Internacionais o tráfico e a exploração de pessoas movimenta mais dinheiro que o tráfico de armas drogas, e para enfrentar a questão, cada vez mais surge organizações que fortalecem a rede que trabalham com as jovens exploradas e o aumento da repressão a esses crimes. Porém, acredita-se, no entanto, que também são necessárias medidas educacionais e mudanças culturais que alterem o comportamento da população, assim como penas mais severas para aqueles que ganham com a exploração sexual de crianças e adolescentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com