TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Avanços e Retrocessos na Educação

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

SERVIÇO SOCIAL

ERIK JHONATAS DE OLIVEIRA SILVA

CARUARU-PE

2018

ERIK JHONATAS DE OLIVEIRA SILVA

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA POLÍTICA SOCIAL II

       A Leitura transforma o homem e a prática da leitura dá liberdade e autonomia para que ele possa construir sua própria realidade diz: (Paulo Freire, 2006). Ao propor uma reflexão sobre os avanços e retrocessos da educação no Brasil vale salientar que só em meados do século XX o processo de escolarização básica no país começou e que seu crescimento em termos de rede pública de ensino se deu no fim dos anos de 1970 e início de 1980. Frente aos dados muitos podem se tornar críticos e até se indagar com questões a respeito dos avanços e retrocessos ocorridos durante toda uma trajetória de governo, onde podemos analisar políticas educacionais de forma que o reconheçamos como sucessos e insucessos dentro de uma responsabilidade de estados, municípios e seus governantes.

      Inicialmente podemos citar como avanço no ano de 1995 a 2002 no governo de Fernando Henrique Cardoso a regulamentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 9,394, de 1996) doze anos depois de promulgada a constituição federal, foi um marco importante em que seu governo, deu rumo a lei que até então não tinha sido  regulamentada. Cabe a educação básica, a finalidade de desenvolver o educando ,assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. Mesmo com a aprovação da LDB e de sua vasta legislação fica comprovada a desobrigação do estado com a universalização da nacional, contribuindo assim para a desigualdade cada vez maior e em contradição com os objetivos proclamados em seu projeto de governo. Outro fato predominante foi o endividamento do país junto ao FMI (Fundo monetário internacional) com acordos bastante lesivos a economia provocando forte recessão. Já durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva houve uma expansão do ensino superior e da educação profissional, lançou o programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das universidades federais (Reuni) lançado em 2007. Outros avanços foram conquistados como o piso salarial do magistério, pacto pela educação, firmado em 1994. O Fundo da educação básica que subsidiam o Fundef multiplicou por dez a complementação da união que visa equalizar o investimento por aluno no país. Deixando claro que o investimento na educação não é suficiente já que o governo gastou 36% do orçamento em 2009 com títulos da dívida pública .O governo também cortou mais de 1 bilhão para educação.

.No governa Dilma os pontos negativos começam a surgir em 2012, onde ela não investiu na valorização da carreira docente. Os ajustes salariais insuficientes como no caso dos professores das universidades federais levaram a uma greve em maio de 2012

       .No governo Dilma em junho de 2014 a presidente sancionou sem vetos o novo Plano Nacional da Educação (PNE), que contém as diretrizes e metas da educação nacional para os próximos dez anos.. Um dos principais programas de Dilma lançado em 2011 foi o Pronatec que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Sem avanços algum o governo Temer realiza alarmantes mudanças como, diminuição na oferta dos financiamentos, a alteração nas formas de concessão, diminuição do tempo de carência para pagamento, entre outras mudanças o modelo de gestão. Em fevereiro deste ano, o governo aprovou no senado a chamada Reforma de Ensino Médio, sem qualquer discussão com a sociedade. O retrocesso seguiu quando em abril o MEC apagou da base curricular as expressões. Identidade de Gênero e orientação sexual. Enfim sabemos que a educação não é de qualidade, nem muito menos universal, os governantes não priorizam pois querem uma nação alienada e  submissa aos seus mandados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com