TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos sócio históricos dos anos de ouro

Por:   •  20/6/2018  •  Ensaio  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1: Quais os fundamentos sócio históricos dos anos de ouro?

É quando Keynes começou a procurar respostas para a crise de 29, trazendo a ideia de o Estado começar a intervir mais nas relações, pois, aquele modelo de "mão reguladora" não deu certo. O mesmo trazia a ideia de que o Estado deveria ter uma maior intervenção na economia para que ocorresse uma volta na produção, ele propôs saídas democráticas, mas que ao mesmo tempo eram saídas capitalistas para a crise que o capitalismo passava. O Estado passava a ser o regulador e produtor no keynesianismo, assim rompendo com alguns conceitos do liberalismo, o bem-estar ainda seria buscado individualmente, no entanto, o Estado que regularia as relações sociais, com essa intervenção para que houvesse uma volta de produção e consumo se pensou naqueles que não tinham condições para o trabalho também, assim coube ao incremento de políticas sociais, o Estado iria assim estabelecer um equilíbrio econômico por meio de políticas ficais, de gastos e outras. Nessa época também se agregou a esse movimento o fordismo transformando não só os meios de produção como também fatores das relações sociais, pois, ocorreu toda uma mudança no meio de produção que se estende para toda a vida do trabalhador. Esse processo de aceleração capitalismo se dar no meio de um contexto que é de guerra e do fascismo em que há a queda do movimento operário.

Questão 2: Quais as contribuições do plano de Beveridge (Inglaterra) 1942 ao welfare state?

O documento de Beveridge propôs diversas maneiras de reforma na seguridade social, assim contribuindo para a consolidação do Welfare state. O relatório de Beveridge diferente de muitos outros modelos de seguridade social, não visava apenas algumas classes, as mais necessitadas, tal projeto apresentava propostas abrangentes e universais, sendo pioneiro nesse quesito, com esse caráter consegue obter grande aceitação e recursos. O Welfare state, dessa forma, usou desse metodo de não focalizar apenas nos necessitados e sim na seguridade social universal, essa assistência social vai se tonar objeto de política pública. Nesse sentido o Welfare state tem como fundamento muito dos métodos metodológicos do plano de Beveridge, como: a responsabilidade estatal na manutenção das condições de vida dos cidadãos pela regulação da economia de mercado para haver um nível de emprego elevado, prestação publica de serviços sociais universais junto a um conjunto de serviços sociais pessoais; a universalidade dos serviços socias e a implantação de uma "rede de segurança" de serviço de assistência social.

Questão 3: Porque a proposição de um estado interventor e quais as interferências que o mesmo irá fazer em uma sociedade marcada por um capitalismo maduro?

Porque a "mão invisível" não funcionou como regulador do mercado, levando a grande depressão, então o Estado que faria essa regulação do mercado, como também iria botar em práticas políticas que recuperassem as práticas capitalistas, possibilitando o retorno de taxa de lucro, a "harmonia", pois, o capitalismo não consegue de regular sozinho. Porém chegou em um ponto que o Estado se encontra em uma contraditória demanda pelo aumento de sua regulação, ao mesmo tempo que se exigia uma supercapitalização, pela queda da taxa de lucro. Então a intervenção do estado só faria sentido se ocorresse um aumento da taxa de lucro, assim se tornando aceitável essas políticas públicas, pois, com elas as pessoas conseguiriam voltar a consumir. Mas que essas políticas tivessem uma regulação forte, pois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com