TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos éticos do serviço social

Por:   •  8/8/2018  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Internacional – Uninter

Curso: Bacharelado em Serviço Social - EaD

Disciplina(s): Ética Profissional do Serviço Social; Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social

Professor (es):

Nome do aluno (a):

BARROCO, Maria Lucia Silva. Fundamentos Éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Conselho Federal de Serviço Social. Brasília. 2009. Disponível em: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf

RESENHA

A autora do texto Fundamentos Éticos do Serviço Social é Maria Lúcia Silva Barroco, atualmente professora na PUC/RS, na disciplina de Ética Profissional.

A autora traz em sua análise o conceito de ética e os seus desafios perante a sociedade e, o conceito de moral na vida de um indivíduo. Enquanto a ética exige uma sociabilidade e uma constituição histórica do ser social, a moral depende do comportamento individual de cada um.

Para poder chegar ao conceito de ética, a autora leva em consideração todo o desenvolvimento histórico do trabalho, a cooperação e confiança entre os indivíduos, a construção do desenvolvimento da consciência e do caráter. Pois segundo a mesma, é a consciência que tem o poder de tomar as decisões. E também, assim como a autora, Marx considera que a construção do conceito de ética passa pela ação transformadora da sociedade a partir da luta de classes.

Com base no texto, a ética é tida como norma norteadora da prática profissional trazendo como base teórica o Código de Ética Profissional. A ética norteia o profissional com o objetivo de estabelecer uma conduta correta a ser seguida para o bem comum do mesmo e da sociedade.

Já a moral, a autora menciona que é criada pelos homens, de acordo com a consciência que cada um adquire e sua origem está baseada na necessidade de regulamentar o comportamento dos homens. O ato moral se apresenta como uma forma voluntária do indivíduo aos seus valores éticos. A moral profissional está relacionada com a ação do profissional e o sujeito da intervenção, da sua responsabilidade e conduta profissional. Sendo assim, o fato de o profissional se sentir pertencente a uma causa ou projeto o torna responsável pelos seus atos.

Segundo a autora, na sociedade burguesa a moral é utilizada em detrimento de um controle social onde que os indivíduos devam se adequar aos valores dos ethos dominantes. E este padrão que a classe dominante julga correto torna-se um modo alienado para os indivíduos. Na sociedade capitalista também existe um padrão onde que o ethos dominante dita às regras devendo os demais segui-la.

Na questão prática do Serviço Social com a realidade o texto salienta a importância de uma capacitação continuada por parte do profissional. Todo o enfrentamento da questão social requer um olhar crítico da realidade, necessitando um embasamento teórico que forneça suporte para a aplicação na prática. Segundo a autora, com a chegada do capitalismo, veio também a divisão de classes, e isto requer uma responsabilidade ética profissional ainda maior para o trabalho que deve ser feito no combate aos preconceitos. Preconceitos estes que só tendem a aumentar cuja sociedade medíocre relaciona caráter com poder financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com