TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indígenas na formação da família brasileira

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - BACHAREL

DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIO- HISTÓRICO E POLÍTICA DO BRASIL

SEMESTRE:  3º   ANO 2015

PROFESSOR:

ACADÊMICA:

SINTESE DO CAPÍTULO 2.

Os indígenas na formação da família brasileira

 FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & SenzalaEditora Record, Rio de Janeiro, 1998, cap. IV, 34ª edição.        

No capítulo 2 Gilberto Freyre se propõe a analisar a formação da família brasileira. Para isso, enumera certas influências dos vários povos que contribuíram para a sua formação, destacando a miscigenação racial.

Democracia racial, considerou Freyre que predominou no Brasil, para a formação étnica e cultural da sociedade. De forma praticamente harmoniosa para a organização de costumes e hábitos da sociedade patriarcal brasileira os povos nativos os portugueses e os negros africanos tiveram grande contribuição.

Freyre considera, a casa-grande como lugar de excelência da manifestação do caráter brasileiro.

A casa-grande era residência, concebida como modelo feudal de sede administrativa, um lugar de poder. Freyre tenta resgatar as tradições brasileiras, tentativa de buscar o “tempo perdido”, ele nos atenta para os domínios desse poder.

De forma profunda ele aborda e analisa os ritos religiosos, culinária, higiene e outros aspectos da história do cotidiano. As influências deixadas pelos povos indígenas a cultura dos caboclos do norte e do nordeste brasileiro.

         Gilberto descreve os indígenas, sem desenvolvimento militar ou técnico e chega a compará-los a crianças, uma visão bem etnocêntrica.

A incapacidade de defesa observada pelo autor chegava a tal ponto que não despertou nos conquistadores um desejo ou necessidade de extermínio, mas sim de aproveitamento dos sujeitos aqui encontrados. Não sendo necessário o extermínio desses povos, pelo contrário, o processo de colonização das novas terras se deu, a princípio, com recorrente união entre europeus e indígenas.

Ainda quanto ao aspecto da miscigenação, o indígena é apresentado como um ser propenso a uniões exogâmicas, devido ser, de modo geral, também poligâmico, essa característica ajudou na difusão da colonização. Por outro lado, a poligamia foi uma das características culturais mais combatidas pelos padres da Companhia de Jesus no Brasil.

Entre outras características apresentadas de influência indígena no povo brasileiro está o totemismo e possíveis superstições como o uso de amuletos da sorte. Como exemplo de tal afirmação, Freyre destaca o uso predominante da cor vermelha entre os povos do norte do Brasil. Na cultura indígena, pintar o corpo de vermelho protegia contra os maus espíritos. Chegava-se inclusive a pintar os recém nascidos com fins profiláticos, uma vez que se acreditava que as doenças eram causadas por espíritos maus.

Sob o aspecto da influência dos jesuítas no processo de integração,absorção e destruição da cultura indígena,o combate à poligamia, a insistência ao uso de roupas, e principalmente, o fim das práticas totêmicas e fetichistas. Os jesuítas tentaram inculcar hábitos e vestimentas europeus aos indígenas.

O vestuário imposto aos indígenas pelos missionários europeus vem afetar neles noções tradicionais de moral e higiene, difíceis de substituírem por novas. “Entretanto, são povos de um asseio corporal e até de uma moral sexual às vezes superior à daqueles que o pudor cristão faz cobrirem-se de pesadas vestes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com