TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Narradores de Jave

Por:   •  5/6/2017  •  Resenha  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

O filme começa com alguns amigos bebendo algumas cervejas e conversando, Zé conta uma história sobre uma pequena cidade chamada de Vale de Javé, onde os engenheiros da cidade iriam construir uma hidrelétrica e por causa desta construção a cidade seria alagada. Lá as terras eram adquiridas através da canção e não por documentos.

Para salvar a cidade eles tiveram a ideia de escrever a história cientifica da cidade, porquê a história falada, contada por eles, não valia nada, porém muitas das pessoas que ali viviam eram analfabetas, Antônio Biá, era o único que sabia ler e escrever. Ele havia trabalhado no correio da cidade, mas como ninguém sabia escrever, não havia movimento. Como estava prestes a perder o emprego, ele escreveu muitas cartas, para todas as pessoas que ele conhecia na região, difamando as pessoas do Vale. O seu trabalho seria escrever o que as pessoas iam lhe contar.

O primeiro que Antônio vai entrevistar é o Seu Vicentino, que conta ser parente do fundador, que era um homem muito corajoso, mas ele achou que falta coisa nessa história, então ele começa a inventar e exagerar. Maria Teodora, é a segunda entrevistada, ela conta que nessa época estava ocorrendo uma guerra contra a coroa, mas que ninguém dava importância a Maria Dina. Após a morte do líder do grupo, ela monta no cavalo e some por um dia e uma noite, ela guia o grupo até a terra descoberta e então ela canta as divisas do Vale de Javé. Outro morador disse que o líder não morreu em cima do cavalo, mas sim agachado com disenteria.

Antônio foi em várias casas para saber mais sobre a história, ele escreveria com lápis, porquê se errasse com a caneta não conseguiria apagar. Todos apareciam para contar histórias, tanto que ele mal conseguia cuidar de si próprio. Em seguida dois irmãos, filhos de gêmeos, contam a história de seus pais e de suas vidas em vez de contar sobre a cidade.

Depois tenta entrevistar um grupo de “negros”, que acreditavam que o Brasil, fazia parte da África, para eles o Indalécio, fundador da cidade, era um africano e queria voltar para suas origens, mas não sabia o caminho. Então Antônio fica bêbado e tem um sonho sobre uma enchente dm sua casa, no dia seguinte é colocado uma placa avisando que os engenheiros já estavam na cidade. Havia um homem da cidade que trazia consigo uma filmadora. Todos deram a ele depoimentos defendendo sua terra e dizendo que não iriam a deixar.

Daniel aparece com uma arma para defender todos que moravam ali, de pouco em pouco, as pessoas começaram a ir embora e um homem fica tocando o sino. Zé retorna da cidade e todos combinam de fazer uma reunião no armazém para saber o que Antônio tanto tinha escrito, mas a noite chega e em vez de Antônio aparece um menino com um livro em branco e um bilhete, então todos vão em busca de Biá para pedir uma explicação, então ele decide falar a verdade, que para ele os engenheiros não parariam as obras por causa de um grupo de semianalfabetos.

Todos o ignoram, o tempo passa e eles são obrigados a ver a cidade sendo alagadas. Antônio chora, pois se sente culpado já que ele nem tentou salvar o Vale. Ele se senta em um barco e começa a escrever de forma desesperada no livro e todos começam a contar o que haviam feito depois que a cidade foi alagada, assim era como se fossemos levados de volta ao começo da história.

Fazendo com que cheguemos a conclusão de que independente de ter escrito antes ou depois a história, não serviria para nada, pois o livro não seria oficialmente aprovado como documento. Ele começa a escrever a história depois da cidade ser alagada, pois sem aquele livro, as pessoas poderiam deixar de acreditar até na existência do Vale de Javé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com