TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os instrumentais Técnicos Operativos do Serviço Social

Por:   •  16/2/2016  •  Artigo  •  4.398 Palavras (18 Páginas)  •  2.438 Visualizações

Página 1 de 18

Os Instrumentais Técnicos Operativos do Serviço Social

Henny Karolliny Martins Rodrigues¹

¹Centro Universitário Estácio da Amazônia-(Estácio da Amazônia)

CEP 69.313-792-Boa Vista-RR-Brasil

henny.rodrigues@estacio.br

Resumo. Este artigo propõe uma análise sobre os instrumentais técnicos operativos do Serviço Social na era conservadora e contemporânea e de que forma os instrumentais técnicos operativos da profissão contribuem para prática cotidiana do profissional em diversos âmbitos de atuação, fora sinalizado também no decorrer do estudo alguns dos instrumentais utilizados pelo Serviço Social e por fim analisar os instrumentais técnicos operativos na perspectiva conservadora e contemporânea.

1.  A contribuição do instrumental técnico operativo para a atuação do Assistente Social

Assim como as demais profissões o Assistente Social no âmbito de atuação necessita de instrumentos para executar seu trabalho, porém, sendo um profissional de cunho crítico, o mesmo reflete sobre esses instrumentos de acordo com o cenário na qual está inserido. O uso dos instrumentais técnicos operativos pode ser enxergado como uma estratégia para realizar uma ação profissional, em que o instrumental e a técnica estão ligados dialeticamente. Por certo,

Os instrumentos técnico-operativos, da forma com que se concebe, incidem em um conjunto de procedimentos técnicos necessários á realização das ações profissionais, o que possibilita identificar as expressões do objeto de intervenção. Em outras palavras, eles são empregados para dar ação a uma determinada intervenção, buscando produzir mudanças no cotidiano da vida social dos usuários. (GOIN BAVARESCO, 2009, p. 1)

Sendo assim, os instrumentos de trabalho do Assistente Social são de fato fundamentais mediadores para o desenvolvimento da pratica profissional haja vista que estão vinculados intrinsicamente ao trabalho deste. Ao modo que implica na constituição e desenvolvimento do exercício da profissão.

Os instrumentais técnicos operativos contribuem para que Assistente Social consiga responder em medidas profissionais, questões colocadas em seu cotidiano, para isso é necessário que o profissional possua um conhecimento abrangente sobre os instrumentais. O domínio deles é importante para compreender cada situação.

A necessidade de compreensão da instrumentalidade do serviço social situa-se na perspectiva de vislumbrar o espaço e inserção sócio institucional, para a partir  disso, apreender as relações que decorrem neste contexto e verificar de que forma são utilizadas, na busca de construir mediações da pratica profissional no que tange a respostas as demandas apresentadas. (GOIN; BAVARESCO,2009, p. 2)

Desta maneira, entende-se que além de possuir conhecimento prévio dos instrumentais técnicos é necessário que o profissional tenha visão das questões presentes no espaço sócio ocupacional e conheça o âmbito de atuação, com isso é possível visualizar possibilidades de intervenção amenizando as demandas apresentadas.

Destarte que, no Serviço Social existem alguns instrumentos técnico-operativos que são de grande contribuição para prática profissional dentre eles estão: o Estudo Social Pericia Social, Relatório Social, Laudo Social, Parecer Social, Visita Domiciliar e outros. Estes instrumentais serão apresentados e discutidos no próximo tópico.

2.  Os instrumentais utilizados pelo Serviço Social

Para aprofundarmos a questão dos instrumentais utilizados pelo Serviço Social, precisamos entender o trabalho do Assistente Social. Trindade (2001) afirma que o profissional de Serviço Social atua na prestação de serviços sociais isso acontece por meio das políticas sociais, desta maneira o mesmo atua modificando a realidade social de seus usuários principalmente no que se refere às condições de vida da classe que esta demandando os seus serviços.

Neste sentido, conforme Trindade (2001) para efetivar suas ações os profissionais acionam um instrumental técnico operativo que constitui um conjunto de instrumentos e técnicas diferentes cuja base é a transformação de objetos materiais. Cada instrumental tem a sua função e particularidade será tratado a partir dos próximos tópicos cada instrumental começando pelo Estudo Social.

2.1. Estudo Social

O estudo social é um dos instrumentais mais utilizados na prática cotidiana do Assistente Social, este por sua vez é uma atribuição privativa da profissão sendo um instrumento que foi construído ao longo da trajetória profissional do Serviço Social e transformado para atualmente atender as novas demandas. Como caracteriza o (CFESS, 2011, p. 10).

O estudo social, tão presente no cotidiano da intervenção ao longo do processo histórico do Serviço Social, em especial no campo sócio jurídico, parece ter sido redescoberto, nos últimos tempos, como um objeto de intervenção sistemática, questionamentos polêmicas e debates.

        

A discussão a cerca do estudo social ocorre devido às transformações sofridas tanto pela sociedade quanto pela própria profissão, as novas configurações são resultantes da necessidade de um novo processo de aprimoração dos meios de intervenção nas expressões da questão social. O estudo social é utilizado em diversos âmbitos de atuação onde precisa da intervenção profissional.

De acordo com (MIOTO apud GERBER, 2011, p. 12) o Estudo Social é um instrumento utilizado para conhecer e analisar detalhadamente a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas específicas. Desta maneira,

Em cada espaço sócioocupacional o estudo social tem uma finalidade, seja possibilitar o acesso a determinado serviço ou beneficio, efetivar direitos ou subsidiar outros estudos ou pareceres sociais. [...] Sua construção permite a interpretação de determinada situação apresentada pelo usuário atendido pelo (a) assistente social de forma critica (GARCIA; GAMA; COIMBRA; RIVERA; RAFAELA; SOUZA, ANO, p. 3).

        

Portanto, o estudo social possibilita que o Assistente Social possa interpretar a realidade social na qual os seus usuários estão inseridos de maneira critica poderá intervir e garantir os Direitos Sociais dos mesmos. No próximo tópico será apresentado o Relatório Social.

2.2. Relatório Social

         

Conforme as autoras Bavaresco e Goin (2009), o Relatório social é um documento que traz descrições e interpretações das intervenções e ações que são desenvolvidas pelo Assistente Social em seu âmbito de atuação, no relatório social o profissional descreve suas atividades assim como suas intervenções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (307.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com