TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os princípios da subsidiariedade; federalismo e autonomia.

Por:   •  21/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

São três princípios que regem as esferas do poder:

Os princípios da subsidariedade; federalismo e autonomia.

O princípio da autonomia, tem como um ponto principal a liberdade e a responsabilidade dos sujeitos tanto no plano individual como no coletivo (SALLES,2014, pág. 21). É o princípio que diz respeito à proteção da autonomia da pessoa humana, ou seja, famílias, associações e etc.

A união, estados e municípios devem oferecer para a população subsídios para a sua sobrevivência, por isso, que é essencial as políticas de transferência de renda, que pelo menos oferece um mínimo para a sobrevivência da população, como por exemplo, o antigo bolsa família, agora Auxílio Brasil, esse programa oferece uma quantia inferior, por que cada dia o custo de vida está ficando cada vez mais caro, como por exemplo, o valor da cesta básica.

Mas você já parou para pensar, se muitas pessoas não recebessem o valor desse benefício como estaria vivendo?

A fome é uma realidade em nosso país, e as políticas de transferência de renda pelo menos ajuda a diminuir um pouco essa desigualdade, e as famílias terem pelo menos o básico para a sobrevivência.

O princípio da subsidariedade é a base para a convocação dos representantes do povo para ocupar os cargos eletivos (SALLES, 2014, pág.22). Esse princípio fala da nossa participação direta como cidadão, somos nós que temos o poder de eleger, as pessoas que vai ser nossos representes, ou seja, as pessoas que tomam as decisões por nós.

Segundo Salles (2014, pág.22) “O princípio federativo estabelece a forma de distribuição do poder e das competências entre a união e as unidades – Estados e Municípios - que compõem a nação”. Com isso, o princípio da autonomia está bem harmonizado com o princípio federativo, e com isso, envolvidos com as esferas governamentais, federal, estadual e municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com