TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSPECTIVA INTERDISCIPLINÁRIA EM EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

Projeto de pesquisa: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINÁRIA EM EDUCAÇÃO ECOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1.EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1.1Conceito

1.2 Finalidades da educação ambiental

1.3 Objetivos da Educação Ambiental

2. INTERDISCIPLINARIEDADE

2.1 conceito

2.2 Interdisciplinaridade e educação ambiental no contexto educacional

3.PRATICAR INTERDISCIPLINARIEDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

4

5

5

5

5

6

6

6

7

9

10

INTRODUÇÃO

Ao falar de educação ambiental obrigatoriamente falamos de atitudes, cultura, qualidade de vida, respeito, cidadania, natureza, recursos naturais, energia, sociedade, ética, em fim seria possível encher folhas com temas relacionados a educação ambiental, assim um assunto que abrange tantos aspectos, deve ser visto com um olhar integrador ao invés de fragmentado. Desde sempre fomos ensinados sobre educação ambiental em aulas como ciências, biologia, no máximo em educação física, entretanto este olhar deve ser modificado dentro dos sistemas educacionais. A interdisciplinaridade é exatamente essa integração entre as disciplinas, rompendo barreiras, cada disciplina contribui a seu modos sobre um determinado assunto, no nosso caso a educação ambiental. A seguir apresentaremos alguns conceitos, objetivos e recursos que possibilitam a interdisciplinaridade na educação ambiental.

1.EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1.1Conceito

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

(Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.)

1.2 Finalidades da educação ambiental

Ajudar as pessoas compreender, a importância da independência econômica, social, política e ecológica nas zonas urbanas e rurais;

Proporcionar as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimento e interesse para proteger e melhorar o meio ambiente;

Incentivar novas formas de comportamento respeitando o meio ambiente, entre as pessoas e a sociedade.

1.3 Objetivos da Educação Ambiental

Ajudar as pessoas a ter consciência do meio ambiente e se sensibilizarem, por essas questões;

Fazer os grupos sociais adquirir conhecimento e compreensão sobre os problemas do meio ambiente;

Orientar tanto a sociedade como cada indivíduo a ser comprometido com uma série de valores e a sentirem preocupação com o meio ambiente e motivando-o de modo que possam participar da melhoria e proteção do meio ambiente;

Proporcionar aos grupos e aos indivíduos a possibilidade de desenvolver habilidades necessárias para participar e resolver problemas ambientais.

2. INTERDISCIPLINARIEDADE

2.1 conceito

“Interdisciplinaridade significa uma prática que rompe com barreiras disciplinares, onde cada disciplina possa apontar suas contribuições sobre um determinado assunto que seja trabalhado em todas as disciplinas, a ponto de possibilitar uma visão globalizante sobre o que estiver sendo trabalhado e estudado, possibilitando uma aprendizagem significativa e abrangente”.

(ADAMS, Berenice Gehlen <www.revistaea.org> )

2.2 Interdisciplinaridade e educação ambiental no contexto educacional

A educação ambiental é um assunto que abrange diversos temas, como cultura, qualidade de vida, respeito, ética, natureza, água, ar, energia. Poderíamos passar horas listando a abrangência da educação ambiental, somente nestes temas citados podemos incluir respectivamente disciplinas como língua portuguesa, educação física, filosofia, ciências ou biologia e física. Desta forma o que limita a educação ambiental não ser um assunto integrador entre as disciplinas. Sempre fomos ensinados sobre meio ambiente somente nas aulas de ciências como um assunto isolado. Devemos mudar esse olhar fragmentado e passar a tratar da educação ambiental com um olhar integrador que abrange todas as áreas da educação.

Nas escolas, a educação ambiental pode ser tratada por qualquer educador, claro que não igualmente, mas com adaptações de acordo com a necessidade de cada região ou mesmo cada classe, por exemplo: Um professor de matemática pode incluir a educação ambiental durante suas aulas de estatísticas, utilizando assuntos como desmatamento, complementando o ensino o professor de língua portuguesa, pode pedir uma redação com o parecer do aluno sobre tais estatísticas.

Tudo isso depende de uma escola organizada como um inteiro, com a cooperação de todos profissionais interagindo na prática educativa ambiental. Com esta transformação interna será possível ampliar a visão da fragmentação para interdisciplinaridade, produzindo um conhecimento mais amplo, coletivizado e posteriormente para uma visão global.

3.PRATICAR INTERDISCIPLINARIEDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade de trocas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com