TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - Gestão do Agronegocio UNIP

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃo

A Pomi Frutas, é uma empresa que produz e comercializa maçãs in natura e processadas, sendo pioneira nesse negócio no Brasil.

A Empresa está localizada em Santa Catarina, na cidade de Fraiburgo, que conta com o clima ideal para a cultura da maçã.

O modelo de negócios é baseado em um sistema de produção altamente moderno, com tecnologia de ponta e responsabilidade socio ambiental. A Pomi Frutas observa padrões internacionais reconhecidos pela lei, pelo mercado, pelo selo de classificação ABPM e pelas certificações internacionais de GLOBALGAP, HACCP E BRC.

A companhia tem capacidade para processar, em suas câmaras frigorificas, até 40 mil toneladas maçãs por ano. O Sabor e qualidade dos produtos são encontrados em grandes redes varejistas nacionais e internacionais, indústria nacional e internacional e grandes distribuidores.

Sempre respeitando o meio ambiente e adotando as melhores práticas de responsabilidade social, a Companhia tem como principal foco, oferecer qualidade, inovação e saúde em seus produtos. Além de todo seu desempenho operacional e preocupação com o desenvolvimento sustentável, a Pomi Frutas, busca gerar satisfação em seus colaboradores, clientes, fornecedores e acionistas.

SAZONALIDADE, SAFRA E ENTRESAFRA

A cultura da maçã é característica de regiões de clima temperado, ou seja, onde as estações do ano são bem definidas e o inverno muito frio.

A região de Fraiburgo, onde a Pomi Frutas estruturou sua base administrativa e de vendas, possui um clima muito apropriado para produção de maçã devido à sua altitude, aproximadamente 1.100 metros, e localizada ao Sul do Brasil (Estado de Santa Catarina), satisfazendo as condições básicas para altas produtividades de maçãs garantindo ótima qualidade.

A Companhia produz e oferta a maçã fresca “in natura”, nas variedades “gala”, “royal gala”, “imperial gala”, “Fuji” e “fuji suprema”. Em todas as etapas da produção tem-se a preocupação de utilizar insumos selecionados, uma equipe especializada e com constante treinamento de safra até a pré-classificação automática de sua fruta, permitindo a separação de suas categorias, calibres e defeitos com equipamentos especializados.

Além do processo de pré-classificação, todo o processo de embalagem, paletização, rastreabilidade e carregamento são realizados com equipamentos próprios aumentando a segurança alimentar e conservação da qualidade em seus produtos, toda essa preocupação mostra que a Pomi frutas é uma empresa que foi planejada, com um projeto agroalimentar definido, com metas e objetivos claros. Embora no Brasil não se tenha o hábito de planejamentos de planos antes da produção, é perceptível a preocupação da Pomi Frutas em manter um plano que se alcance a total satisfação do seu consumidor, intermediário e final.

A Companhia também realiza o processamento de maçãs para a indústria alimentícia, sendo seus principais produtos industrializados a maçã desidratada e a polpa congelada atendendo em todo Brasil.

A seguir são descritos sumariamente as etapas da produção.

[pic 2]

         Apesar de a cultura da maçã ser perene, podemos observar na imagem, que a safra na Pomi frutas, tem a duração de um ano, que não necessariamente inicia-se em janeiro. A época de colheita começa em meados de janeiro e vai até meados de maio, após esse período se tem a dormência, para que o novo ciclo da safra inicie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com