TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE FRANCA[pic 1]

Nome do Aluno

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

Plano de estágio curricular supervisionado do 5º semestre apresentado à Universidade de Franca, como um dos requisitos para a obtenção de título de Bacharel em Serviço Social, sob orientação/supervisão da assistente social ***********.

São Carlos

        2019

Sumário

1.        Características e Cultura da Instituição        3

1.1.        Dados de Identificação        3

1.2.        Breve Histórico        3

1.3.        Missão, Objetivos e Estratégia da Instituição        3

2.        Formas de Gestão Organizacional        4

2.1.        Procedimentos Administrativos        4

2.2.        Recursos Humanos, Materiais e Financeiros        5

3.        O Profissional do Serviço Social na Instituição        5

3.1.        Objetivos        5

3.2.        Formas de Ação Profissional Individual e Coletiva        6

4.        Proposta do Estágio        6

4.1.        Atribuições e Resultados Esperados        

6

    4.2. Cronograma de Supervisões de Campo...........................................................7

  1. Características e Cultura da Instituição:
  1. Dados de Identificação

Nome da instituição: **************************

Endereço: Rua ***** 1000 – Centro – São Carlos/P

Telefone: (016)*****   *****         CNP: ***********************

  1. Breve Histórico

        O “***************************************”, foi fundado em 05 de março de 1922, pela Sociedade São Vicente de Paulo, com apoio da família da Senhora Dona Maria Jacinta, que doou a área para construção do prédio (que leva seu nome).

Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo, acolheu por todos esses anos centenas de idosos em situação de risco, proporcionando cuidados e muito amor.

Atuando com importante trabalho junto à Sociedade São Carlense.

Não só os moradores são beneficiados com o trabalho e sim todos os que participam da obra de caridade, proporcionando renascimento e muita fé.

  1. Missão, Objetivos e Estratégia da Instituição

Tendo como finalidade a caridade aos idosos em estado de miserabilidade e abandono.

Sua formação e manutenção depende do trabalho e da união de forças de toda a sociedade.

Realiza diversos cuidados com os moradores, cuidados estes que demandam diversos itens como fraldas geriátricas, higiene pessoal e afins. Para tudo isso conta com as doações da população para a manutenção do local.

Essas doações podem ser realizadas, através de depósito em conta, doação em cofrinhos espalhados pelos comércios da cidade, doação de cupom fiscal e os empresários podem optar entre algumas modalidades de doação mensal.

São diversas as formas de doação, onde o mais importante é colaborar e nunca deixar faltar produtos de necessidades básicas e, principalmente, muito amor e carinho por quem tanto fez pela nossa sociedade.

  1. Formas de Gestão Organizacional

  1. Procedimentos Administrativos

Dentre os serviços oferecidos pela instituição, destacamos os principais:

Enfermagem: prestando os serviços que compete a categoria, 24 horas por dia, tais como: promoção da saúde (cuidados de higienização, programa de controle dos resistentes fumantes, acompanhamentos a consultas e exames, etc.) e prevenção de agravos (administração correta dos medicamentos, prevenção de úlceras por pressão dos residentes acamados, etc.).

Fisioterapia: desenvolve atividades de prevenção (programa de prevenção de encurtamentos musculares, etc.) e reabilitação funcional (alongamento, relaxamento e fortalecimento, etc.).

Nutrição: os moradores recebem a avaliação nutricional individualizada com as respectivas dietas especiais de acordo com sua patologia, sendo seis refeições/dia, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida

Serviço Social: o Serviço Social oferece diversos atendimentos, tais como: análise de solicitação de vagas, agendamento e acompanhamento de visitas, direcionamento de voluntários, supervisão e organização de bazares, acompanhamento das famílias dos residentes, acompanha e realiza passeios e eventos, acompanha os trâmites com a Prefeitura Municipal, acompanha os idosos junto ao cartório e  INSS na regularização de documentação, benefícios  e resolução dos processos sociais e legais relacionados aos residentes.

Terapia Ocupacional: a Terapia Ocupacional tem como objeto de trabalho atividade humana e as possíveis inter-relações da tríade terapeuta-atividade-cliente. As atividades no abrigo de idosos são realizadas com o enfoque nas habilidades sensório-motoras, cognitivas e psicossociais e no resgate de atividades que incentivam o convivo social, a troca de experiências, o laser e o afeto.

  1. Recursos Humanos, Materiais e Financeiros

O “************************************************” é uma instituição filantrópica que completou 97 anos em 2019, abriga 40 idosos com idade acima de 60 anos, muitos deles abandonados pelas famílias. Conta com 52 funcionários que atuam no cuidado dos idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com