TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA DE AÇÃO SOCIAL

Por:   •  26/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Rosa e Tavares (2008) a dependência química tem se tornado um problema de saúde pública no Brasil devido ao aumento crescente de dependentes e os problemas oriundos dessa prática. No Brasil, devido a vários fatores, o percentual de indivíduos que já fizeram uso de algum tipo de droga é muito alto, tendo um elevado índice de internações de dependentes químicos. Falar sobre dependência é bastante complexo uma vez que esse fenômeno envolve diversos fatores atingindo de forma direta ou indireta toda a sociedade. Dentre esses fatores podemos destacar o aumento da violência e o crescente número de acidentes no trânsito provenientes do uso abusivo de drogas.

Segundo Schenker e Minayo (2005) é durante a adolescência que ocorre a maior prevalência do uso de drogas sendo que é nessa fase que acontece a experimentação que geralmente resulta em dependência.

A família é determinante para que o adolescente se torne usuário de droga, tendo ela o papel fundamental de inserir seus membros na cultura de valores. Se a família estabelecer uma relação saudável com todos os seus membros desde o nascimento da criança, refletirá de maneira positiva e servirá como um fator que protegerá o indivíduo por toda a vida, especificamente na adolescência (SCHENKER e MINAYO, 2005).

Pensando na prevenção do uso de drogas, o Ministério da Educação estabeleceu princípios norteadores para o desenvolvimento de diretrizes de uma política educacional nesse direcionamento. Esses princípios que levam em consideração os contextos histórico, sociocultural e econômico, se destinam a desenvolver programas com ações preventivas a partir da realidade conhecida e das motivações que sustentam esta prática do uso de drogas (BÜCHELE et al., 2009).

No enfrentamento da questão da dependência química o assistente social tem um papel fundamental para efetivar a garantia do acesso aos serviços que proporcionam a recuperação dos dependentes químicos.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O serviço social no desempenho da efetivação da garantia ao acesso aos serviços disponíveis para recuperação e reinserção do dependente químico na sociedade.

3 PROBLEMA

Atualmente vem crescendo o número de pessoas que se tornam dependentes de algum tipo de droga, constituindo uma grande preocupação para a saúde pública e, sobretudo, para a sociedade que tem sofrido as consequências desse uso abusivo.

O uso de drogas interfere diretamente nas estruturas familiares que ficam desestruturas e necessita de apoio institucional devido se sentirem fragilizados com a situação na qual estão vivendo. Nessa perspectiva políticas públicas sobre a prevenção da droga e ações de recuperação vem sendo desenvolvidas com o objetivo de oferecer a sociedade uma maior segurança, além disso, normas e diretrizes vem sendo criadas para os serviços oferecidos pela assistência em saúde que prestam atendimento aos usuários de drogas.

Diante dessa situação caótica, entendendo que o assistente social é um profissional que tem conhecimento e entendimento sobre sua atuação frente aos problemas sociais e trabalha diretamente no acompanhamento familiar, pergunta-se: como o assistente social contribuirá para efetivar e garantir o acesso aos serviços que se destinam a recuperar o dependente químico?

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

 Proporcionar aos dependentes químicos que são institucionalizados, atividades atrativas e motivadoras para que permaneçam no tratamento até se sentiram recuperados para se reintegrar a sociedade.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Elaborar atividades que envolva uma equipe multidisciplinar dando prioridade ao diálogo entre os profissionais e os usuários.

 Criar subsídios para que os usuários de drogas não abandonem o tratamento.

 Habilitar os profissionais para que desenvolvam junto aos usuários de drogas, um trabalho eficaz objetivando a sua reinserção na sociedade.

5 JUSTIFICATIVA

Devido ao grande mal causado a sociedade com o uso abusivo de drogas, atualmente tem se falado muito na sua prevenção como uma tentativa de impedir o crescimento de novos casos de dependência, dessa forma, as políticas públicas tem desencadeado várias leis antidrogas, embora as ações para a sua prevenção não tenham a devida atenção por parte dos órgãos públicos.

Diante dessa problemática apresentada neste trabalho, como futuro assistente social reconheço a importância das ações desse profissional frente as questões sociais, e como a sua atuação é fundamental para desenvolver atividades de prevenção e atividades de recuperação para os dependente que estão institucionalizados.

A escolha desse tema contribui para se tenha maior conhecimento sobre este assunto, mostrando de que forma o assistente social poderá ajudar no processo de recuperação de dependência da droga.

Para melhor entender o processo de recuperação das drogas, escolheu-se fazer a aplicação desse projeto na Casa Família Rosetta na cidade de Porto Velho, uma entidade que, dentre as suas atividades, atende dependentes químicos para reinseri-los na sociedade. É uma entidade filantrópica que enfrenta dificuldades financeiras por não contar com o apoio necessário por parte do poder público, portanto para angariar fundos, a entidade recebe ajuda de empresários e promove eventos como, rifas, jantares, bazares e apadrinhamento de pessoas que são atendidas.

Para executar as tarefas a entidade conta com a colaboração de 41 pessoas, entre contratados, voluntários e estagiários de faculdades. A Casa Família Rosetta está localizada à Rua Marechal Deodoro, 1.213, centro – Porto Velho. O tratamento de recuperação do dependente químico tem duração de nove meses, em média, sendo que após a recuperação começa outra etapa do tratamento, voltada para um projeto de vida, objetivando sua reinserção na sociedade.

FIGURA 01: Associação Casa Família Rosetta

Figura 01 - Associação Casa Família Rosetta em Porto Velho.

Fonte: www.rondoniadinamica.com

A Associação Casa Família Rosetta foi fundada na Sicília- Itália,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com