TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho que irei apresentar para a Universidade Norte do Parána (UNOPAR), vem com o objetivo de mostrar a historia das políticas sociais no Brasil  tal como a construção da mesma. O desenvolvimento dos direitos e políticas no Brasil também será bem comentado para assim entendermos o que implica nas políticas sociais atualmente.

A existência das políticas sociais esta associada à burguesia e ao sistema capitalista, devido ao aparecimento da questão social relacionada ao descontentamento dos trabalhadores que passam a assumir um papel político e revolucionário

Portanto e de uma forma critica e clara que pretendo relatar os fatores políticos, econômicos e sociais na construção dos direitos sociais no Brasil e assim fazer o leitor compreender os processos determinantes que incidem na atual formação das políticas.


  1. DESENVOLVIMENTO

As políticas sociais no Brasil tem o objeto de garantir a proteção social aos indivíduos que não tem condições de ter acesso as condições necessárias para sua própria sobrevivência, assim oferecendo-lhes os serviços públicos de saúde, educação, formação profissional entre outros, ou seja e uma política que e contra a ideia do capitalismo.

A revolução Industrial foi um dos fatores que marcaram profundamente a organização social no Brasil, ocorreram inovações nas formas de organização e modificações que persistem a nossa atualidade. A revolução ocorreu porque houve uma substituição dos utensílios manuais por maquinas para facilitar a produção de materiais, com isso ocorrendo revolta dos trabalhadores.

Nesse período ocorreram um conjunto de invenções e inovações que permitiram alcançar uma grande produção de bens que rapidamente pelo tamanho do crescimento já não dependia tanto da agricultura.

A mudança na forma de trabalho dentro de uma fabrica era acompanhado de uma imensa diferença na vida de trabalhadores que passaram do meio rural para o urbano.

Por meio de tantos acontecimentos o homem se deparava com múltiplos novos problemas, como o desemprego e a superlotação urbana. Desse modo a realidade social sofreu transformações, que exigiam uma nova forma de pensar, assim com também novas teorias que solucionassem os problemas que sugiram em função do grande avanço industrial.

A expressão das relações sociais entre diferentes classes que surgiam, sendo essas relações consideradas pela forma como o modo de produção é organizado, dessa forma é que a sociedade é constituída. E de acordo com Martinelli, 1989, p,29, o modo de produção é seguro, segundo Marx, uma forma especifica e da industrialização fazem surgir as lutas reivindicativas, a classe trabalhadora passa a se organizar resultando na hostilidade do outro grupo. Nasce nesse momento através do papel pacificador por parte do estado a institucionalização do Serviço Social que movido pelas profundas alterações socais através do processo de transição do modelo agrário-comercial para modelo industrial, atua frente à questão social que é apresentada diante de todos e segundo Iamamoto (2004, pg18), o debate sobre a questão social atravessa toda a sociedade e obriga o estado, as frações dominantes e a igreja a se posicionarem diante dela.

Contudo a Igreja Catolica se torna fundamental na abertura de duas das primeiras escola do Serviço Social, sendo uma delas a escola de Serviço Social de São Paulo.

Nas primeiras décadas do século XX, nos anos 30, o Brasil passou por diversas mudanças em seu desenvolvimento decente da crescente urbanização e o processo de industrialização. Ao mesmo tempo eu o processo de desenvolvimento acontecia foi preciso controlar e proteger os trabalhadores, pois os mesmo revindicavam pelas melhorias de vida de cada um.

NO Brasil ate 1930 inexistia a garantia de direitos. Nesse período a Igreja e a sociedade cumpriam papel assistencial. Quanto aos direitos cívicos e políticos, poucas pessoas se beneficiavam deles. Assim a trajetória dos direitos sociais no Brasil percorre por exemplo no âmbito de direito político, a constituição de 1824 garante o direito ao voto, nos anos de 1934 a 1945 teve a implementação das legislações trabalhistas e sindical, a constituição de 1934 trouxe a criação do salário mínimo, temos também a consolidação das leis de trabalho a criação do /instituto de Aposentadoria, com isso ocorreram varias conquistas e derrotas como foi o golpe militar de 1964, mais por fim ocorreu a Constituição Federal do Brasil que instigou-se em novo questionamento sobre a Política social como foco democrático na perspectiva de cidadania e dos direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com