TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL:

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.441 Palavras (14 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        POLÍTICAS PÚBLICAS        

2.2        POLÍTICA BRASILEIRA        

2.3        ÉTICA NA POLÍTICA BRASILEIRA        

2.4        A COMUNIDADE E A POLÍTICA        

2.5        SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da sociedade é uma dádiva que surgiu a milhares de anos atrás, o homem contemporâneo, herdeiro dos macacos e homens das cavernas, hoje socializados, vivem em constante transformação, essas desde a cultura familiar, a crescimentos profissionais ilimitados.

O homem passou a aperfeiçoar sua maneira de viver com o passar as décadas, inicialmente o surgimento do fogo, depois o trabalho escravo, a revolução industrial, o surgimento tecnológico e inovações.

De tempos em tempos o homem passou a conviver em sociedade, a aprender a dividir, a trocar experiências, a perceber a importância do conhecimento para sua constante evolução.

Como em todos os meios em que há vida, as turbulências perante a sociedade é inevitável, as classes sociais distintas, passam a demonstrar a individualização de cada ser, desde a forma de se aproximar das pessoas, linguagem, gestos e atos.

Porém o ser humano demonstra uma capacidade de raciocínio e criatividade deslumbrante, a qual por muito não é aproveitada, isto devido ao desapego com o que é bom, certo, evolutivo e transformador, mas a própria existência faz com que estes busquem o que é de melhor de diferentes formas.

Assim, a definição da classe humana é bastante variada no conceito individualismo, pois a personalidade do ser humano é, de certa forma, adquirida através da genética, e muitos conseguem transformar-se conforme o aprendizado adquirido, outros preferem viver em um mundo abstrato, isolado, longe de tudo e de todos, as personalidades mais aguçadas vão em busca de algo melhor, ou seja, do melhor, da evolução da espécie de tempos em tempos.

Por fim a sociedade é um verdadeiro meio de transformação, a linguagem, o convívio, a troca e a proximidade, são fatores importantíssimos para o prolongamento do processo de desenvolvimento social, por mais que há um país desenvolvido, as pessoas não querem se aproveitar deste, preferem ficar dependentes, subordinadas a tudo e todos para alcançar algo. A própria sociedade se divide as classes econômicas nunca serão niveladas, pois o orgulho e o materialismo, o ego das pessoas são maiores do que seus próprios propósitos humanos.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. POLÍTICAS PÚBLICAS

“Políticas públicas” são diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. São, nesse caso, políticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos. Nem sempre porém, há compatibilidade entre as intervenções e declarações de vontade e as ações desenvolvidas. Devem ser consideradas também as “não-ações”, as omissões, como formas de manifestação de políticas, pois representam opções e orientações dos que ocupam cargos.

As políticas públicas traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais.

Como o poder é uma relação social que envolve vários atores com projetos e interesses diferenciados e até contraditórios, há necessidade de mediações sociais e institucionais, para que se possa obter um mínimo de consenso e, assim, as políticas públicas possam ser legitimadas e obter eficácia.

Conhecer e interar-se sobre a origem do ser humano, do comportamento, e da sociedade como um todo é importante para qualquer melhoria a ser desenvolvida para o ser humano. Na prática de Serviço Social o estudo e conhecimento da antropologia filosófica é fundamental, pois o profissional passa a ter contato direto com as raízes da sociedade, seus mitos, crenças, valores, e perfis de saberes sociais.

Havendo um conhecimento da evolução social, o desenvolvimento na pratica fica mais fácil, entender uma sociedade como um todo através da compreensão de suas competências e culturas, dá oportunidade da realização de projetos com a finalidade de desenvolvimento educacional consistente e real. Sendo assim, a historia da realidade civil e da sociedade política, bem como suas articulações, tendo como base o conhecimento e relações distintas da sociedade tornam-se o alicerce para desenvolver um conhecimento básico sobre a ciência do homem e da sociedade, bem como da prática do serviço social.

A presença cada vez mais ativa da sociedade civil nas questões de interesse geral, torna a publicização fundamental. As políticas públicas tratam de recursos públicos diretamente ou através de renúncia fiscal (isenções), ou de regular relações que envolvem interesses públicos. Elas se realizam num campo extremamente contraditório onde se entrecruzam interesses e visões de mundo conflitantes e onde os limites entre público e privado são de difícil demarcação. Daí a necessidade do debate público, da transparência, da sua elaboração em espaços públicos e não nos gabinetes governamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com