TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS SOCIAIS, FUNDAMENTOS E HISTÓRIA

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

2.1 POLÍTICAS SOCIAIS, FUNDAMENTOS E HISTÓRIA        

2.1.1 POLÍTICAS SOCIAIS INSERIDAS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988.....................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4  REFÊRENCIAS........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

                          O presente trabalho abordará o tema POLÍTICA SOCIAL, FUNDAMENTOS E HISTÓRIA. Nosso objetivo é fazer uma análise crítica sobre o tema, possibilitando uma compreensão clara sobre o surgimento da Politica Social em nosso país.

                           Inicialmente faremos uma breve abordagem sobre o panorama histórico do país, sobre a politica, economia e outros fatos relevantes no cenário nacional que influenciou diretamente no desenvolvimento da questão social.

                           Faremos também, uma análise em termos gerais sobre as correntes metodológicas, existente sobre o tema, a influência do capitalismo, a contribuição da tradição do marxismo, o papel do estado e, o papel das classes sociais no surgimento desse novo pensamento.

                           De um lado o pensamento burguês dos capitalistas com seus ideais de globalização, domínio e exploração da classe trabalhadora, pois seu grande objetivo é o “lucro” e de outro lado a classe explorada que motivada pelas ideias marxistas começam a reconhecer seus direitos, se organizam em sindicatos e movimentos que enfrentam os capitalistas selvagens, surge então a necessidade do Estado apaziguar esse cenário, isso será possível através de algumas “Politicas Sociais” desenvolvidas para harmonizar a sociedade.    

                            Concluiremos o trabalho com nosso posicionamento frente ao tema, contrapondo com as ideias de autores diferentes, tornado a pesquisa objetiva, clara e de fácil compreensão.

.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 POLÍTICAS SOCIAIS, FUNDAMENTOS E   HISTÓRIA

Cabe aqui ressaltar que usamos como fundamento de nosso trabalho as ideias de duas autoras que publicaram uma magnifica obra sobre o tema, o livro de Behring e Boschetti, publicado pela editora Cortez, poderá suscitar o debate crítico para a questão social sobre as autoras, é necessário dizer que Elaine Rossetti Behring, é graduada pela UFRJ em Serviço Social, também concluiu o mestrado e o doutorado na mesma faculdade e instituição. Teve o privilégio de ter José Paulo Netto - reconhecidamente uma sumidade mundial no campo do Serviço Social - como sujeito presente em sua formação intelectual no âmbito acadêmico, ora como orientador nos momentos da pós-graduação ora como um "grande incentivador", expressão declarada pelas autoras quando da confecção da obra aqui referente.

Atualmente Behring é professora adjunta da UFRJ e ainda presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Sua parceira nesta empreitada é Ivanete Boschetti, formada em Serviço Social pela Universidade Dom Bosco de Brasília, mestre em Política Social pela UNB e doutora em Sociologia pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales). Atualmente divide sua agenda acadêmica com os compromissos de presidente do Conselho Federal de Serviço Social, eleita para a gestão 2008-2011.

                         Certamente o conteúdo e todas essas experiências as voltas com o Serviço Social e bagagem teórico-epistemológica das autoras, torna o produto final do livro uma referência obrigatória para os estudantes de Serviço Social.

Com uma análise mais aprofundada ao tema, verificamos que a estratégia adotada foi de balizar o corpo de conhecimentos da política social à história. Nesse sentido, as autoras preferem a coerência de relacionar a questão social - "compreendida como expressão das relações de produção e reprodução social no capitalismo" (p.9) - com o que se verificou (ao longo da história) na consolidação das estruturas das classes sociais e do Estado. Reforçam esta compreensão quando destacam a necessidade do estudo da política social, em sua interface com a história, delinear-se a partir da economia, da luta de classe, da política, da cultura ou de qualquer outro aspecto imperativo ao entendimento da sociedade contemporânea.

As autoras abordam suas ideais inicialmente fazendo uma breve explanação histórica Corresponde ao período que vai desde a "Primavera dos Povos" em 1848 até a crise econômica mundial de 1929. É o período que ao mesmo tempo marca a ascensão do capitalismo e a intensificação das lutas dos trabalhadores. Ressaltamos aqui que nesse período os ideais marxistas, a luta da classe dos trabalhadores que reivindicam melhorias às condições de vida está em pleno vapor. Os chamados "anos de ouro" do capitalismo após a Segunda Grande Guerra são compreendidos como o projeto da social democracia ou seja, a construção do Estado social brasileiro.

O Estado supõe, pois uma aliança de segmentos sociais, cujos interesses são conflitantes, embora não antagônicos. Porém, se o poder de Estado exclui as classes dominadas, não pode desconsiderar totalmente suas necessidades e interesses como condição mesma de sua legitimação. Assim, o Estado vê-se obrigado, pelo poder de pressão das  classe subalternas, a incorporar, ainda que subordinada mente, alguns de seus interesses desde que não afetem aqueles da classe capitalista como um todo, dentro de um pacto de “dominação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com