TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.924 Palavras (12 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[pic 1][pic 2][pic 3]

 

SISTEMA DE ENSINO SEMIPRESENCIAL CONECTADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

POLO DE SANTARÉM PARÁ 2017

SEGUNDO SEMESTRE DE SERVIÇO SOCIAL

DALCIANA PERREIRA DA SILVA

JANAYNA MELO DANTAS

MAYARA CARVALHO RODRIGUES

ULISSES CUNHA JÚNIOR

PORTIFÓLIO INTERDISCIPLINAR

[pic 4]

SANTARÉM - PARÁ

2017

DALCIANA PERREIRA DA SILVA

JANAYNA MELO DANTAS

MAYARA CARVALHO RODRIGUES

ULISSES CUNHA JÚNIOR

PORTIFÓLIO INTERDISCIPLINAR

[pic 5]

SANTARÉM - PARÁ

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NEOLIBERALISMO;        5

2.2 A IMPLEMENTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO NO BRASIL;        6

2.3 COMPARAÇÃO ENTRE GOVERNOS FHC, LULA E DILMA NO QUE SE REFERE AS POLÍTICAS SOCIAIS         8

2.4 PRECONCEITO COM OS AFRODESCENDENTES;        9

4 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14



1 INTRODUÇÃO


O principal desafio que enfrentam as democracias contemporâneas refere-se à produção equilibrada dos seus mais importantes atributos: a estabilidade política e a representatividade. Para um melhor entendimento conceitual, convém analisar a democracia como ideia e, por outro lado, como sistema de governo. A democracia como forma de governo consiste na democracia política e a democracia como ideia pode ser caracterizada de forma genérica como um modo de vida - social ou moral.

A democracia é entendida como um regime político que melhor protege e promove os direitos humanos. É definido ainda, como regime fundado na soberania popular, na separação e desconcentração de poderes, com pleno respeito aos direitos humanos. Democracia, direitos humanos e globalização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NEOLIBERASLISMO?

Segundo James a vida natural era mais fácil, pois a sua reocupação podia se dizer que era apenas a necessidade de comer, repousar e fazer sexo. Acreditamos também que esse homem era o homem primitivo no seu cotidiano, mas que nunca deixou de querer algo que facilitasse sua vida.

Então podemos dizer que as desigualdades sociais é algo natural, mas que o homem tem a capacidade de escolher de que forma quer viver, pois o mesmo tem a liberdade de escolha que no principio se chamava livre hábito.

Portanto a desigualdade social é natural a diferencia está na liberdade de escolha se pessoa quer mais ela vai planejar sua vida, e isso vai determinar se ela quer viver diferente de um estado social, mas se ela quiser viver e deixar que a desigualdade social aconteça de maneira natural ela vai ficar onde está.

Acredito que se alguém quer fazer a diferença na sociedade em vivem ela vai fazer algo acontecer, esse homem primitivo aparentemente vivia bem, mas sentiu a necessidade de evoluir porque somos diferentes e racionais e sentimos e interpretamos coisas diferentes, essa vontade do homem de evoluir e querer coisas novas que o ajudasse no seu cotidiano fez a ganância aflorar no seu interior e com isso também nasce as diferencias sociais.

Todos sabem que existem pessoas que vivem de forma natural, como os indígenas, porém existe a interferência de outra sociedade de poder executivo maior que de alguma forma influencia e interfere na vida desse povo. E muitos desses povos também querem evoluir; os filhos dos indígenas estão migrando para as cidades para estudar e se formar em universidades porque até eles estão querendo evoluir mesmo preservando sua cultura.

As desigualdades sociais são características provenientes do sistema de acumulação capitalista, expressas primordialmente pelas diferenciações no que tange os aspectos: materiais, culturais, de raça, sexo e outros. Em suma, os aspectos físicos e sociais são os mais relevantes para caracterização das diferenças sociais. Sob o ponto de vista de Karl Marx, as desigualdades tiveram origem na divisão de classes imposta pelo capitalismo. Segundo a teoria desenvolvida por Marx, o capitalismo se desenvolveu a partir da divisão social das classes, constituindo a classe proletária (trabalhadores) e os donos do capital (os patrões) classes distintas. Portanto, para Marx as desigualdades sociais são planejadas, levando em conta que, dentro do capitalismo faz-se necessária a existência da exploração de uma classe pela outra, pois, o sistema se constitui como uma “roda da economia”, onde quem detém o capital (os patrões) necessitam obter vantagens sobre a classe do proletariado (os trabalhadores), gerando, o que Marx chamou de “mais-valia”, que nada mais é do que o lucro obtido pelo capitalista sobre o valor pago pela mão de obra do trabalhador. Esse modelo econômico então, origina as desigualdades sociais, que se revelam necessárias para o bem-estar do sistema. Entretanto, sob o ponto de vista de Jean-Jacques Rousseau, em sua obra intitulada “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, as desigualdades sociais são consideradas naturais, pois segundo ele, fatores como a força física, a saúde, idade e até mesmo a qualidade de espírito do indivíduo são responsáveis por sua posição na esfera social. Segundo o filosofo, as desigualdades tiveram origem no desenvolvimento da noção de propriedade privada e na necessidade de superação, através da busca desenfreada do poder e das riquezas, pela dominação do outro.

As desigualdades sociais resultam da acumulação do capital por uma minoria, que, por conseguinte procede na pobreza latente da maioria.

Quando escolhemos cursar serviço social optamos pela evolução, porque sabemos que isso vai determinar nosso futuro e fazer com que cresçamos buscando conhecimento, o que nos ajudar a fazer a diferença na sociedade.

2.2 É POSSIVEL UMA NAÇÃO RICA E TER UM POVO POBRE E UMA NAÇÃO POBRE TER UM POVO RICO?

É possível uma nação rica ter um povo pobre e uma nação pobre ter um povo rico? É viável ressaltar que desigualdade social não denota diretamente à pobreza, pelo contrário, quanto mais “rico” um país for, mais desigual será. Pois, a riqueza possuída será sempre fruto da exploração que gera a desigualdade. Como é o caso do Brasil, que apesar de ser considerado um país em desenvolvimento (país emergente) é ainda um dos países mais desiguais do mundo e esta desigualdade cresce à medida que o país sobe em nível de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com