TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

LELDENILSON DOS SANTOS SILVA 2466941

PORTIFÓLIO

DISCIPLINAS: Classes e Movimentos Sociais no Brasil; Movimentos Sociais e Serviço Social.

CURITIBA – PR

[pic 1]

Modelo Folha de Rosto

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa teórica realizada sobre as organizações da sociedade civil e também em relação à pesquisa de campo a fim de conhecer a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, que como o próprio nome sugere, é uma associação que tem como objetivo prestar assistência a pessoas com deficiências intelectuais e físicas, promovendo ações de integração social dos indivíduos atendimentos pela referida organização social.

A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a pesquisa bibliográfica em sites oficiais, artigos científicos e a pesquisa de campo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Alto Alegre do Maranhão.

2 SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA: DA TEORIA À PRÁTICA.

Durante a história da humanidade, pudemos observar e acompanhar diversos movimentos e mobilizações sociais. Como por exemplo, a luta das mulheres para a conquista do direito ao voto e o direito a voz, bem como os que proporcionaram a efetivação da Lei Maria da Penha, e as mobilizações que levaram milhões de pessoas às ruas e contribuíram para o fim do regime militar no Brasil, entre outros.

A sociedade civil organizada pode ser considerada uma forma de mediação entre a sociedade civil e o estado, representada por ONGs, Associações, sindicatos, etc. Neste contexto, estão inseridos os movimentos sociais, que são uma forma de expressão da sociedade civil e contribuem de modo essencial para que as lutas por direitos continuem a existir. Segundo Maria Gloria Gohn, os movimentos sociais “possuem identidade, têm opositor e articulam ou fundamentam-se em um projeto de vida e de sociedade.” É através desses movimentos que são postos em debates as demandas sociais enfrentadas por uma determinada classe, de modo que estas se materializem por meio de manifestações que desencadeiam uma mobilização e uma sensibilização social por parte dos indivíduos que se opõem às injustiças e exclusões sociais.

 

2.1 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, e caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A APAE vem de um modelo de organização das instituições e da sociedade para conquista e fortalecimento da democracia, onde as mudanças ocorridas no Brasil nas últimas décadas contribuíram para que as pessoas e suas famílias se organizassem para exigir os seus direitos, como uma forma de construção da sociedade democrática.

 No município de Alto Alegre do Maranhão, a Associação foi implantada no ano de 2007 através de uma parceria do município com a Federação Estadual das Apaes do Maranhão. O trabalho da APAE no município está direcionado para o campo educacional e acolhimento dos excepcionais e suas famílias, visando à inclusão social destes indivíduos. Atualmente, a organização tem como parceiras a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal, que contribuem na assistência às famílias e alunos atendidos, disponibilizando psicólogo, profissionais da educação e materiais para funcionamento da organização como escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com