TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

        

ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Limoeiro do Norte-Ceará

Outubro/2014

ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO[pic 12]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO        9

 

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

O presente estágio desenvolvido na Secretaria de Assistência Social Trabalho e Habitação desenvolve a política pública da assistência social integra e a seguridade social sendo de responsabilidade do estado o direito do cidadão. De acordo com a Constituição Federal em seus artigos 203 e 204. O estágio constitui-se, um espaço privilegiado e de fundamental importância no processo de formação do profissional. Que possibilita aos acadêmicos vivenciarem o que foi trabalhado no âmbito, tendo como função articular e integrar as várias disciplinas que formam o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de conhecimento profissional. A teoria consiste em uma ferramenta essencial para a consolidação da prática.

Assim, o estágio obrigatório adquiriu um papel substancial no processo de graduação, pois, o mesmo caracteriza-se como a prática em meio à aprendizagem na graduação. O estágio possibilita ao aluno vivenciar experiências de resolução de problemas, avaliar e sugerir mudanças nas organizações, informações, e aprofundar conhecimentos em sua área de interesse. Desta forma, o estagio em Serviço Social não é diferente, pois necessita desta articulação entre a teoria e a prática para que as(os) “futuras(os) assistentes sociais” possam ter suporte e respaldo durante o exercício profissional.


  1. DESENVOLVIMENTO

            O presente estágio foi desenvolvido na Secretaria de Assistência Social Trabalho e Habitação que se refere em uma unidade de proteção básica da política de assistência que integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visa prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidades e riscos sociais. A secretaria tem a missão de coordenar e executar as políticas de Assistência Social do município de Alto Santo, promovendo e organizando um conjunto integrado de serviços, programas, projetos e benefícios eventuais voltados à garantia de direitos e de condições dignas de vida para famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social, a vigilância social e a defesa social e institucional.

A Secretaria executa os programas sócios assistenciais de proteção

social básica que é o Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS, e proteção especia l que é o Centro Especializado em Assistência Social - CREAS . Os CRAS são unidades públicas estatal com base territorial localizada em áreas de maior vulnerabilidade social. É a porta de entrada para a rede de serviço socioassistencial do PSB – Proteção Social Básica do SUAS - Sistema Único de Assistência Social; é uma referência para a Política de Assistência Social, de base municipal, integrante do SUAS, responsável pela oferta de Serviços Continuados de proteção social básica de Assistência Social ás famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.  Descrever e analisar a realidade da organização (missão, visão, valores, serviços, programas e projetos realizados junto à comunidade).

          A Secretaria é responsável pela oferta e desenvolvimento dos serviços de proteção social básica, quais são: PAIF, SCFV, e serviços de proteção e atendimento à pessoa idosa e com deficiência no domicílio. Faz avaliação social, visitas domiciliares, reunião de acolhidas das famílias para acesso, concessão de benefícios eventuais, como cestas básicas, urnas funerárias, kit enxoval para recém-nascidos dentre outros. Assim, a Assistência (Secretaria) consiste em: Uma unidade pública estatal da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

         Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é um a unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. (Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social, 2009, p. 09) Desenvolve atividades voltadas para as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, com foco especial para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e jovens. Articula-se em rede, com diversas entidades, formando convênios  para oferecer os serviços dentro do território de abrangência.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, dentro das

orientações da Política de Assistência Social, consegue cumprir com várias

obrigações, tais como: o acompanhamento das famílias inseridas no Programa

Bolsa Família através do cadastramento, recadastramento e atualizações.

Fornecimento dos benefícios eventuais, a inserção dos usuários nos cursos de

inclusão produtiva. Oferece palestras para os usuários com temas diversificados, consegue realizar as comemorações referentes à datas importantes durante o ano; mobiliza a comunidade, no que diz respeito a diversas campanhas (como o combate a violência contra a mulher, ao abuso sexual de crianças e adolescentes, dentre outros), faz visitas domiciliares bem como descentralização de atendimento quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com