TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  7/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 7

         [pic 1]

            SERVIÇO SOCIAL

 

 MIRIAN LINA DE MATOS FERREIRA

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL IIII

 

 

PLANO DE ESTÁGIO EAD- ADAPTADO- COVID-

SERVIÇO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

                                           

                                               Betim

                                                    2020

 

 

 

MIRIAN LINA DE MATOS FERREIRA

 

 

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL IIII

 

 

 

 

PLANO DE ESTÁGIO EAD- ADAPTADO- COVID-

SERVIÇO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da universidade Pitágoras UNOPAR, para a disciplina de estágio curricular obrigatório III. Coordenadora do curso: Prof.ª. Valquíria Aparecida Dias Caprioli.

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

Betim

2020

 

SUMÁRIO

 

 

  1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................................... 4 
  2. DESENVOLVIMENTO ................................................................................................................5
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................................7
  4. REFERÊNCIAS............................................................................................................................8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

A produção textual a seguir, tem como objetivo substituir o estágio curricular obrigatório III em campo profissional, pelo estágio EAD- Adaptado- Covid, devido a realidade atual da necessidade de isolamento e distanciamento social em todo o mundo.  Objetiva ainda relatar de que forma ocorre as atividades desenvolvidas pelo Centro De Referência De Assistência Social, Alterosas II, e a atuação do assistente social.

 O Cras em questão, está situado no seguinte endereço: bairro Jardim Alterosas n 81 na cidade de Betim- MG. O município conta com 16 unidades cobrindo todo o território. Este equipamento se caracteriza por ser a porta de entrada da Secretaria Municipal de Assistência Social.  Os serviços prestados nesses equipamento são direcionados à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, precariedade ou com vínculos afetivos fragilizados. Compondo a Proteção Social Básica do município, ela faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e visa prevenir situações de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.  

2 DESENVOLVIMENTO

O Centro De Referência De Assistência Social, é uma unidade pública estatal de abrangência municipal, responsável pela oferta de serviços de Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Serviço este que conta com uma equipe multidisciplinar oferecendo diversos serviços para a população além da concessão de benefícios.

Disponibiliza atendimento para avaliação e concessão de benefícios eventuais, e continuados, encaminhamentos para a rede de proteção social, orientações para o acesso e garantia de políticas públicas, além dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Este CRAS conta com uma equipe multidisciplinar, sendo composta por sua coordenadora, uma assistente social, uma psicóloga, uma educadora social e um educador físico. Importante salientar que tanto a assistente social quanto a psicóloga desenvolvem o mesmo trabalho, o atendimento psicossocial a pessoas e famílias atendidas. Mensalmente são realizadas reuniões com a rede socioassistencial afim de articular estratégias e ações pertinentes a cada caso acompanhado. Esta unidade está alocada em imóvel alugado pela prefeitura, conta com uma estrutura pouco acessível, uma vez que é possível perceber degraus e obstáculos o que dificulta o acesso a portadores de necessidades especiais. Além de contar com apenas uma sala para a realização do atendimento técnico, limitando o número de atendimentos diários. A equipe se encontra desfalcada uma vez que vários profissionais tiveram seus contratos rescindidos por dificuldades financeiras enfrentados pela gestão atual. O número reduzido de profissionais na unidade, afeta drasticamente na qualidade dos atendimentos e acompanhamentos que deveriam ser prestados de acordo com as normativas dos SUAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com