TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ação: Adolescente em vulnerabilidade

Por:   •  21/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este projeto visa atender as exigências da disciplina Estágio Curricular Obrigatório II, do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná, no ano de 2015. O mesmo será desenvolvido no CRAS/ PAIF – Centro de Referência de Assistência Social, O CRAS, no município, possui um papel fundamental na assistência às famílias que se encontram em situação de risco social.

Tal projeto pretende identificar, acompanhar e, se necessário, tratar dos adolescentes que estão em vulnerabilidade, correndo risco psicológico e até mesmo físico.

2 JUSTIFICATIVA

Ao longo do período de estágio, observou-se que existe um grande numero de adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade, estando a mercê das mazelas da vida, podendo sofrer agressões, adquirir doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis, e também engravidar, no caso das meninas.

Partindo de tal estudo é correto afirmar que é necessária uma atenção especial para esse grupo de risco. Verifiquei também que essa assistência tem de ser de forma diversificada, atendendo as especificidades de cada caso. Com isso se faz necessária a presença de vários profissionais, como Assistente Social, Médicos, Psicólogos.

Desejamos com isso garantir todos os meios de preservação da integridade dos adolescentes, já que tais pessoas serão o futuro do nosso município, e que desde já precisam de cuidados e de garantia de seus direitos.

Para tanto, se faz necessária a colaboração e interação de várias especialidades, como antes citadas, promovendo assim um atendimento correto e digno.

OBJETIVOS:

Geral:

Realizar ações junto aos adolescentes, contribuindo para a garantia do seu bem estar e proteção.

Específicos:

- Dar palestras explicativas sobre qualidade de vida, direitos fundamentais, e também sobre violência sexual.

- Acompanhamento, casa a casa, dos adolescentes, verificando suas necessidades.

- Encaminhamento para atendimento específico com Psicólogo ou Médico, caso seja preciso.

PUBLICO ALVO:

O público alvo deste projeto será os adolescentes e situação de vulnerabilidade do município de Serra da Raiz, estando ou não sofrendo qualquer tipo de abuso.

METAS:

Promover um atendimento de qualidade ao público alvo, qual seja os adolescentes, garantindo que suas necessidades sejam atendidas.

METODOLOGIA:

O primeiro passo será a visita às casas dos adolescentes, verificando sua situação social e seu estado geral.

Depois, convidá-los para que participem das palestras oferecidas pelo CRAS, com temas de seu interesse.

Em seguida será feito um levantamento dos jovens que sofrem algum tipo de abuso para que estes sejam encaminhados para o atendimento específico que mais se adéqüe ao seu caso.

RECURSOS E PARCERIAS:

Humanos:

Assistentes Sociais.

Estagiários de Serviço Social.

Psicólogos.

Médicos Clínicos Geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com