TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO: Bullying, conhecer para combater

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

GUSTAVO RENAN SILVA DIAS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

Bullying, conhecer para combater

Coordenadora do Curso: Profª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

CASTANHAL/PA

2019

GUSTAVO RENAN SILVA DIAS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

Bullying, conhecer para combater

CASTANHAL/PA

2019

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO---------------------------------------------------------------------------- 4

  1. JUSTIFICATIVA  ----------------------------------------------------------------------------- 4
  1. OBJETIVOS------------------------------------------------------------------------------------ 5
  1. GERAL -------------------------------------------------------- 5
  2. ESPECIFICO ---------------------------------------------------------------------- 5
  1. PUBLICO ALVO------------------------------------------------------------------------------ 5
  2. METAS A ATINGIR---------------------------------------------------------------------------5
  3. METODOLOGIA-------------------------------------------------------------------------------6
  4. RECURSOS E PARCERIAS---------------------------------------------------------------7
  5. AVALIAÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------7
  6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO -------------------------------------------------------7
  7. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA-------------------------------------------------------8

  1. APRESENTAÇÃO

Este projeto configura-se na avaliação primordial da disciplina estágio supervisionado II do curso de serviço social. Conforme a lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, estágio para os cursos de graduação “é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior [...]”.

O projeto será inserido no projeto Guarda Mirim (GM) que faz parte do Grupo de adolescentes do Centro de convivência, que funciona dentro do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social)  – NAIR VARELA de Igarapé-Açu/PA, e buscará combater e conscientizar os jovens sobre a pratica e o combate ao bullying para assim minimizar os impactos de ações preconceituosas  que ocorrem muitas vezes, dentro do próprio grupo de conveniência.

  1. JUSTIFICATIVA

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português. (https://www.significados.com.br/bullying).

O bullying é uma prática presente no cotidiano de grande parte da população. Praticamente todas as pessoas já tiveram contato com esse tipo de experiência, de cunho traumático, uma vez na vida. Nos dias atuais o bullying configura-se como uma patologia social, uma vez que apesenta riscos a integridade física e emocional das vítimas, e assim sendo, precisa ser combatido.

A discussão acerca da temática é de grande importância para que as pessoas possam se conscientizar acerca desta prática tão nociva ao bem comum. A discussão deve haver para que se possam criar caminhos que possibilitem combater, da melhor forma possível, tal prática.

O bullying deve ser combatido para que as vítimas, que em sua grande maioria são crianças, já que o bullying é uma pratica presente no cotidiano escolar, possam se desenvolver de forma plena e integral para o exercício da cidadania.

  1. OBJETIVOS

3.1 GERAL:

Conscientizar sobre o perigo da pratica do bullyng e sobre como o mesmo pode vir a comprometer o desenvolvimento integral do indivíduo, objetivando minimizar atos preconceituosos e de violência dentro do Grupo de convivência de adolescentes.

3.2 ESPECIFICO:

  • Apresentar aos adolescentes, atividades como dinâmicas e rodas de conversas, onde eles possam desenvolver empatia e conscientização sobre os perigos que o bullyng e atos discriminatórios podem fazer com as suas vitimas.

  1. PUBLICO ALVO:

Adolescentes do Projeto Guarda Mirim (GM) pertencente ao grupo de convivência e fortalecimentos de vínculos do CRAS Nair Vilella em Igarapé-Açu/PA.

  1.  METAS A ATINGIR

Este projeto visa a atingir todo o corpo de adolescentes do centro de convivência do CRAS, para que os mesmos possam estar trabalhando a empatia e o respeito entre os seus colegas, criando assim, um ambiente saudável e seguro para que todos possam estar usufruindo das atividades e programas oferecidos pelo centro de referencia.

Em longo prazo é intenção da intervenção que os adolescentes possam estar refletindo e levando os ensinamentos do projeto para além do centro, como o ambiente escolar e o familiar, visando assim uma melhor convivência em sociedade, tendo em vista que todos merecem respeito, independente de raça, sexo, religião, deficiência, sexualidade. Etc.

  1.  METODOLOGIA

Para a realização do Projeto (...) serão realizadas todas as quartas-feiras, no horário de 08:00h às 11:00h, durante três semanas, dinâmicas e rodas de conversas com temas e situações, aonde eles possam estar se conhecendo melhor e gerando reflexões e conscientização sobre o bullyng.

Serão articuladas durante a semana do mês de setembro, as atividades que serão detalhadas a seguir:

1ª semana: “Fortalecendo os laços” (Atividades com a intenção de fazer com que os adolescentes possam estar se conhecendo melhor e trabalhando a empatia) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (244.2 Kb)   docx (140.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com