TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ensino Bullying Unopar

Por:   •  1/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.409 Palavras (26 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

MILHEIRO, Andressa Alves. Caminhos para diminuir a violência no ambiente escolar-bullying. 2019. 25 páginas. Projeto de ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade de Pitágoras, Colíder, 2019.

RESUMO

Este projeto nos convida a uma reflexão na questão sobre violências sofridas em ambientes escolares, ato que afeta a todos em modo geral, atingindo todas as classes sociais, as culturas e a sociedade, sendo assim, é um fenômeno peculiar, fazendo parte de toda a civilização, manifestando-se por diferentes formas e efeitos. O presente projeto objetiva abordar a violência em modo geral e em seguida reconhecer a face do bullying e cyberbullying, reconhecendo os autores destas práticas e caminhos para diminui-la. A escolha deste tema se justifica pelo fato da violência estar crescendo cada vez mais rápida em nosso país, e principalmente ocasionando, traumas, medos e culminando em mortes nas vítimas sofridas pela violência na escola. Buscamos apresentar praticas pedagógicas para a diminuição da violência escolar, desenvolvendo métodos de diálogos entres ambos profissionais da educação com alunos e pais, uma sessão pipoca com filme de reflexão, palestras de sensibilização, leituras e construção de textos e cartazes de maneira que as escolas possam atingir um ambiente escolar cheio de paz, respeito, amizade, generosidade, confiança e solidariedade de maneira positiva no ensino/aprendizagens dos alunos.  

Palavras-chave: Violência. Bullying. Cyberbullying. Vítima.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

2        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

2.1        ESCOLA: CONFLITO, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA        7

2.2        AUTORES DO BULLYING        10

2.2.1        A VÍTIMA        11

2.2.2        O AGRESSOR:        12

2.2.3        ESPECTADORES OU TESTEMUNHAS:        13

2.3        CYBERBULLYING, UMA VIOLÊNCIA CAUSADA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA        13

3        PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        18

3.1        TEMA E LINHA DE PESQUISA        18

3.2        JUSTIFICATIVA        18

3.3        PROBLEMATIZAÇÃO        18

3.4        OBJETIVOS        18

3.5        CONTÉUDOS        19

3.6        METODOLOGIA        19

3.7        TEMPO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO        20

3.8        RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        21

3.9        AVALIAÇÃO        21

4        CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS        23


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto discute o tema “Caminhos para diminuir a violência no ambiente escolar-bullying”, esclarecendo de forma geral o que é violência e seus conflitos gerados pela indisciplina, pois o bullying é considerado uma forma de violência sofrida na maioria das vezes no ambiente escolar.

Sabendo que é de suma importância desenvolver métodos de aprendizagens sobre esse assunto, pois torna-se referência as violências sofridas pelo mundo inteiro, onde vimos em jornais e revista, incentivando a diminuição do ato cometido que vem crescendo. Autores, vítimas e testemunhas estão presentes no bullying e cyberbullying que nada menos é o bullying sofrido pelas redes sociais, levando as vítimas a terem transtornos psicológicos, emocional, dificuldade no desenvolvimento cognitivo, dano físico e até mesmo uma morte indesejável.

Esse contexto se justifica por consequência de a violência estar em crescimento cada dia mais no mundo, em nosso país, afetando diretamente a escola. Se observarmos não há mais lugar sem violência, seja numa região urbana ou rural. Faz-se necessário que procure meios de reverter esse quadro, tendo uma luz no fim do túnel em viver em paz, tranquilidade, pois o mundo implora paz.

Tem como objetivo buscar mecanismos para diminuir a violência escolar, Bullying e Cyberbullying; compreender a questão e propor o diálogo com os mestres e colegas da classe. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta e analisa as causas do bullying e cyberbullying, esperando conseguir colaborar o entendimento sobre o assunto e como agir em cada caso.

Será fundamental agir em qualquer caso de violência escolar, ter o apoio da família, sendo ela a base de todo conforto do aluno na aprendizagem na escola. A família é nosso alicerce, onde tiramos tudo o que podemos passar de valores para o próximo, os pais inspiram e motivam seus filhos, seja em batalhas fáceis ou difíceis, mas sempre com o apoio. Alunos, professores e demais profissionais da educação também demonstraram papeis importantes em cada caso detectado de acordo com a violência, o convívio se torna frequente e assim podemos ajudar cada vez mais nas práticas pedagógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (342.3 Kb)   docx (255.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com