TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO

Por:   •  23/5/2016  •  Artigo  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  6.837 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1- APRESENTAÇÃO.........................................................................................................        

2- JUSTIFICATIVA............................................................................................................        

3- PROBLEMATIZAÇÃO..................................................................................................        

4- OBJETIVOS....................................................................................................................        

5- METODOLOGIA...........................................................................................................        

REFERÊNCIAS..................................................................................................................        


1- APRESENTAÇÃO

        O projeto Fortalecimento de Vínculos tem por estratégia trabalhar com as famílias das crianças que se encontram institucionalizadas na Instituição de Acolhimento Atalaia localizada na Rua Margarida, 365, Bairro Bom Jardim, Ipatinga-MG, devido a necessidade de promover a participação das famílias visando fortalecer os vínculos afetivos facilitando assim a reintegração familiar.

        Na Instituição de Acolhimento os atendimentos envolvem uma complexidade de fatores, a importância de assumir um compromisso ético e humano no atendimento dos acolhidos e principalmente suas famílias, percebe-se a necessidade de um olhar sensibilizado e sistematizado frente a este trabalho, que necessita de forças e condições para seguirem seus compromissos a esta dura realidade que é o acolhimento institucional. Sendo todos os esforços com o objetivo de preservar e fortalecer vínculos familiares e comunitários das crianças atendidas em serviços de acolhimento. (CNAS E CONANDA, 2009)

        É o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que norteia o trabalho desenvolvido dentro da Instituição, é um marco legal referente à política pública, pois é ele que garante os direitos das crianças e dos adolescentes. Existe também uma articulação com os Conselhos, a rede os quais estão vinculados a Prefeitura, a Unidade Básica de Saúde, os voluntários, a sociedade civil.

        O projeto é elaborado para atender a família das crianças que estão na Instituição, a fim de dar suporte à família para que esta cumpra o seu papel de cuidado e proteção evitando que ocorram novas incidências de necessidade de acolhimento, e para que possam construir novas possibilidades para estarem novamente juntos. Porém as crianças também se beneficiariam, pois os esforços seriam para que a medida protetiva tenha a menor durabilidade possível.

        O projeto abrange o Município de Ipatinga.

2- JUSTIFICATIVA

        Diante da triste realidade da violação dos direitos das crianças e dos adolescentes que se encontram em situação de abandono, negligência, violência física e psicológica, dentre outros fatores, percebe-se a necessidade desse projeto na Instituição, pois a preservação e o fortalecimento de vínculos são necessários e fundamentais para um desenvolvimento saudável, para que favoreça a formação da sua identidade e da sua constituição como cidadão e sujeito de direito. O foco principal é no trabalho de fortalecer o vínculo familiar.

        As famílias em algumas vezes não possuem conhecimento acerca dos direitos que possuem, e em alguns casos o conhecimento no que se refere às questões de higiene, prevenção de gravidez, doenças sexualmente transmissíveis dentre outros. O objetivo será criar grupos com as famílias das crianças e adolescentes institucionalizados e através destes repassar através de reuniões, palestras, roda de conversa, as informações as quais não possuem conhecimento ou em alguns casos que precisam ser relembradas.

        O projeto visa atender as famílias das crianças e adolescentes instituídos, contribuindo para que estes consigam restituir o poder familiar.

        O projeto é de extrema importância para a instituição uma vez que esta acolhe crianças que tiveram seus direitos violados, e trabalhar com a família neste momento é muito importante, pois proporcionaria as mesmas um novo olhar quanto ao cuidado, à preservação do bem estar de cada um destes.

        Cabe ao assistente social viabilizar a garantia dos direitos, priorizando o atendimento às necessidades demandadas, assegurando a proteção social, restaurando e fortalecendo o vínculo familiar, buscando assim possibilidades para a efetivação dos mesmos

        Desenvolver este projeto dentro da instituição de acolhimento proporcionaria aos profissionais problematizar diferentes questões em diferentes contextos, estimulando avaliar as ações desenvolvidas podendo assim programar novos projetos de intervenção.

3- PROBLEMATIZAÇÃO

        De acordo com as demandas apresentadas, percebe-se a necessidade de intervir no que se refere ao fortalecimento de vínculos, uma vez que na instituição algumas das crianças tiveram destituído o poder familiar e se encontram em processo de adoção. Daí então trabalhar com os que possuem família nuclear, mesmo que sejam poucos é de extrema importância.

        Não é por opção que as crianças e os adolescentes se encontram institucionalizado, mas por terem tido seus direitos violados. Dentro da instituição existem diversificadas formas de violação, e o desafio para atuar diante dessas requer um olhar diferenciado da equipe que trabalha junto a eles.

        De acordo com COUTO, 2009, é desafiador para o profissional em Serviço Social formular projetos que identifique o que realmente requer a intervenção profissional, portanto é necessário que este projeto vise responder as demandas apresentadas, porém a sua intervenção requer que esta seja pautada e norteada segundo a Lei que regulamenta a profissão juntamente ao Código de Ética Profissional.

        Trabalhar com as famílias com o objetivo de promover o fortalecimento dos vínculos requer uma intervenção central onde serão desenvolvidos trabalhos com foco em estratégias que garantem resultados esperados pelos envolvidos.

        É necessário que se busque através deste projeto as potencialidades de cada um dos sujeitos para assim poder ajudar a enfrentarem as dificuldades que cada um apresenta.

        O projeto tem por objetivo fortalecer a relação das famílias com as crianças, além de promover a integração e troca de experiências entre os participantes. O projeto não é destinado apenas para a participação dos pais, podem participar todos os membros familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com