TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Acolhimento o Caminho Para a Inclusão

Por:   •  28/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ESCOLA CEMAF

1 TEMA

Acolhimento o caminho para a Inclusão”

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Proporcionar um ambiente onde a população tenha espaço que exista abertura para, o  diálogo, a solidariedade, criatividade e o espírito crítico sejam estimulados na escola, por professores, administradores, funcionários e alunos, para o exercício da verdadeira cidadania.

2.2 ESPECÍFICOS

  • Lutar por uma escola inclusiva, trabalhando conceitos que promova qualidade na construção de vida do aluno e suas diversidades, garantindo igualdade de direitos para todos.
  • Promover capacitação e atividades, junto ao corpo educacional, viabilizando a formação em serviço, assegurando-lhes a informação de que necessitam para trabalhar com os alunos com necessidades educativas especiais.
  • Oferecer uma estrutura física humanizada para facilitar a interação e desenvolvimento dos alunos.

3 JUSTIFICATIVA

        Nos dias atuais as instituições de ensino vem observando um maior quantitativo de alunos que manifestam deficiências ou dificuldades comportamentais e/ou aprendizado, que por muitas vezes não apresentam diagnóstico a instituição, por preferência dos pais a segurados pela Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE, ou por não terem laudos, até mesmo não irem em busca do mesmo. Essa nova realidade nos convida a ressignificar a forma de sermos acolhida no formato educacional, assim sair da inércia e repensar em novas práticas.

A inclusão traz grandes desafios, para o universo escolar, pois a instituição não tem só o propósito de ensino/aprendizado, mas em oferecer um ambiente propício e agradável para um bom desenvolvimento do aluno em todos os aspectos, cognitivos e subjetivos, os preparando assim para o convívio saudável em sociedade.

        Neste propósito, faz-se necessário que a escola crie oportunidades e também viabilize à comunidade escolar, dando suporte necessário aos profissionais de ensino, rompendo todas as barreiras da sala de aula e espaços de convivências.

        O processo de Inclusão educacional é desenvolvido para quebrar as barreiras existentes ao longo de um contesto histórico, construído em “falsas” verdades. O fato de o aluno estar em sala de aula é a principal delas. Mas é importante ressaltar que estar na escola não significa que esse aluno foi incluído. Faz-se necessário que ele participe do processo educacional e que seja aceito por todos como alguém que, apesar das limitações, aprende. Por isso, a participação desse aluno nas atividades escolares deve ser estimulada, oferecendo-se os recursos necessários para que ele se sinta capaz de dar respostas significativas. A preocupação com a aprendizagem desse “aluno especial” deve ser alvo de discussão, como a de qualquer outro aluno da escola, tendo em vista que a pessoa com deficiência estará, como os demais, aprendendo a desenvolver suas potencialidades.

Visando a necessidade e particularidade de cada aluno que a escola CEMAF  -Cento Educacional Prof. Marilene França, apresenta como proposta a sua comunidade escolar uma estrutura física voltada aos padrões conforme a normatização (                     ) com um corpo acadêmico capacitado, assim dando suporte físico e pedagógico humanizado para os fenômenos atitudinais que encontramos no dia a dia do movimento escolar.

É nesse contexto que surge o projeto, atendendo os padrões exigidos pela secretaria de educação , conforme lei estadual (           ) para que possamos oferecer aos nossos alunos um ambiente saudável de desenvolvimento cognitivo e social, amenizando, barreiras que se levantam em um contexto sócio-histórico, em sua maioria, pela desinformação. O processo de inclusão é um processo de aprendizado. Conviver com o “diferente” abre espaço para que as barreiras atitudinais sejam quebradas. A comunidade escolar (alunos, funcionários, professores, pais) se unem com o processo inclusivo e trabalham de forma integrada, desmistificando opiniões e colocando em prática os princípios que ora se encontram fossilizados.

4 METODOLOGIA

        O padrão da inclusão não se restringe ao aluno com deficiência ou aquelas com necessidades educacionais especiais, mas atinge todo aluno, em sua diversidade de habilidades e dificuldades. Entendemos que a diversidade humana requer intervenções educacionais individualizadas.

        O projeto de inclusão do CEMAF “ Acolher é o melhor caminho para incluir”, foi estruturado dentro dos parâmetros solicitados pela secretaria de educação e lei estadual de padrões físicos/estruturais e curriculares exigidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (479 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com