TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA ACESSIBILIDADE

Por:   •  15/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CAMPUS IGUATU

DEPARTAMENTO DE ENSINO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA

ACESSIBILIDADE

JESSICA ALINE RODRIGUES CORDEIRO
JURANDIR LOPES DA SILVA
LUAN CABRAL DA SILVA ARAÚJO
SUYANNE DE OLIVEIRA GOMES
TAIANA CANDIDO DA SILVA

DR. ANTONIO NUNES PEREIRA – DOCENTE DO IFCE – CAMPUS IGUATU

IGAUTU – CE

2017

JESSICA ALINE RODRIGUES CORDEIRO
JURANDIR LOPES DA SILVA
LUAN CABRAL DA SILVA ARAÚJO
SUYANNE DE OLIVEIRA GOMES
TAIANA CANDIDO DA SILVA

 PROJETO DE PESQUISA
ACESSIBILIDADE

Projeto de pesquisa apresentado ao IFCE – Campus Iguatu, executado como exigência à disciplina Metodologia do Trabalho Científico, do Curso Bacharelado em Serviço Social, sob a orientação do Prof. Antonio Nunes Pereira.

IGUATU - CE

2017


1 TÍTULO PROVISÓRIO

        Acessibilidade às dependências físicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu.

2 OBJETO DE PESQUISA

        O objeto de estudo pretendido pela pesquisa refere-se ao processo de acessibilidade de pessoas com qualquer tipo de deficiência às dependência do campus: seja em relação à transporte coletivo, à rampas de acesso, à salas de aula, departamentos, laboratórios, refeitórios etc.

        Para a realização da pesquisa serão feitos estudos teóricos no sentido de conhecer melhor o assunto abordado, entrevista com alunos portadores de deficiência na Instituição, como também, a coordenação do campus.

3 OBJETIVOS

3.1 Geral:

        Investigar a acessibilidade às dependências físicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu.

3.2 Específicos

  • Abordar na literatura vigente as acepções de acessibilidade para a construção do referencial teórico da pesquisa.
  • Analisar a estrutura física do Campus Iguatu, para verificação de pontos de acessibilidade de acordo com coordenamento jurídico.
  • Estabelecer uma análise comparativa entre a teoria e a realidade encontrada.

4 JUSTIFICATIVA

        Considerando as estruturas nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu, percebe-se a limitação de acesso à locais e à informações, dificultando a convivência social e a permanência de alunos portadores de deficiência no Campus.

        “A acessibilidade é portanto condição fundamental e imprescindível a todo e qualquer processo de inclusão social”, a partir desse conceito esse projeto visa a mudança e melhoria das condições de acessibilidade das pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.

         

5 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

        O objetivo deste projeto é identificar e descrever barreiras físicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Iguatu, a fim de analisar as condições de acessibilidade dos alunos com deficiência, para uma possível intervenção junto a coordenação do campus, apontando a necessidade de mudanças que possam viabilizar melhores condições de acessibilidade na instituição, contribuindo para melhorar a educação, a inclusão escolar e social desses alunos.

6 HIPÓTESE

Acredita-se que, a acessibilidade no Campus Iguatu está apenas iniciada, que a busca pela melhoria continua em andamento, mas há locais inacessíveis ou com condições limitadas, dificultando o convívio social do aluno portador de deficiência na Instituição.

7 QUADRO TEÓRICO

        Considerando os princípios e conceitos acerca da acessibilidade serão considerados teóricos como SASSAKI, para ele “a acessibilidade não mais se restringe ao espaço físico, à dimensão arquitetônica”, segundo a lei vigente todos são iguais e possuem os mesmos direitos, porém, o acesso e a mobilidade de pessoas com deficiência ainda é pouco discutido e visto de forma pejorativa perante a sociedade, SASSAKI leva a discussão sobre o tema para uma dimensão maior, separando o conceito em 6 dimensões: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal, cada uma delas são necessárias e se completam, “se faltar uma, compromete as outras”.

Historicamente a “acessibilidade” apenas ganhou uma visão mais abrangente e moderna após a constituição de 1988, antes disso havia apenas uma lei que dava acesso ao deficiente a determinados lugares, após muita luta se conseguiu implementar leis cada vez mais modernas, contudo existe uma grande dificuldade na efetivação dessas leis, a arquitetura do nosso país, a falta de pessoas qualificadas e a indiferença do governo acerca do tema torna cada vez mais difícil o acesso de pessoas com deficiência a inúmeros locais na sociedade, inclusive na educação, nosso projeto visa uma conscientização maior acerca do conceito geral de “acessibilidade”.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

A partir dessa definição fica claro, que, a Instituição deve se adaptar às necessidades individuais de cada aluno, uma vez que cada aluno tem suas especificidades.

8 DELINEAMENTO DA PESQUISA

        Para a elaboração da pesquisa, a metodologia utilizada será classificar a pesquisa, inicialmente como pesquisa de campo, verificando a estrutura do Campus Iguatu, para que posteriormente, possa ser feita uma melhoria nos pontos de acesso já existentes no Campus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com