TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: ONG EM AÇÃO

Por:   •  21/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ANHANGUERA UNIDERP PÓLO TUCURUÍ-PA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL- 6º SEMESTRE

DISCIPLINAS: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS, POLÍTICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE, PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL E REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR.

GRUPO:

JOELMA COSTA B. DOS SANTOS- 2846254722

ILCINEIA DE MELO PIRE- 1709996671

IVANIL CORRÊA DAS MERCÊS PIRES- 1709114495

WILLIANS LIMA PINTO- 2800771042

DESAFIO PROFISSIONAL: ONG “AMOR DE MÃE”

TUTOR EAD: FERNANDA CRISTINA BARBOSA

TUCURUÍ-PA

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------03

DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------04

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------10

BIBLIORAFIA-------------------------------------------------------------------11

APRESENTAÇÃO

A atual pesquisa tem como objetivo abordar o trabalho das ONGs - Organizações Não-Governamentais, em seus aspectos social, cultural e educacional.

Procuramos resgatar a trajetória dessas instituições que enfrentaram muitos desafios para conquistarem seus objetivos, que era em defesa de uma população pobre, que não tinha acesso aos seus direitos.

O desafio de pensar o papel social das ONGs, seus desafios e perspectivas, inclui como se dá sua forma de atuação e organização, quais suas fontes de recursos, sua profissão e as funções exercidas por seu quadro de profissionais, o que é fundamental para que se desenvolva um trabalho em busca de seus resultados.

        

PROJETO DE PESQUISA: ONG EM AÇÃO

As Organizações de Ações Não Governamentares- ONGs são marcadas pelo sentido público de sua atuação e pelo papel de agentes democráticos do desenvolvimento social, econômico e político, contribuindo para a construção de alternativas de desenvolvimento humano, social e ambientalmente sustentáveis.

Francisco Oliveira descreve as ONGs como:

ONGs são um tipo particular de organizações que não dependem nem econômica nem institucionalmente do Estado, que se dedicam a tarefas de promoção social, educação, comunicação e investigação/ experimentação, sem fins de lucro, e cujo objetivo final é a melhoria da qualidade de vida dos setores mais oprimidos.

ONG AMOR DE MÃE- ORGANIZAÇAO QUE TRABALHA EM RECUPERAÇAO DE ADOLESCENTES INFRATORES

CIDADE- Tucuruí- Pará

TOTAL DE ATENDIMENTOS- 15 casos por mês

ATO INFRACIONAL- roubos e furtos

ESCOLARIDADE- ensino fundamental incompleto

RENDA FAMILIA- um salário mínimo

RECURSOS UTILIZADOS- Espaço para ONG, adolescentes, data show, especialistas na área de ressocialização, e materiais desportivos.

NOSSA MISSÃO: Contribuir de forma diferenciada para o desenvolvimento do Jovem infrator, estabelecendo assim maior justiça social através da educação e formação integral de adolescentes, ajudando-os a se sentirem pessoas capazes de transformarem a sociedade em um lugar melhor.

OBJETIVO: Contribuir com excelência na formação do menor infrator, compreendendo o aprimoramento ético/moral, o cultural, o físico e espiritual das crianças e /ou adolescentes, concentrando os esforços e recursos segundo os propósitos de sua institucional idade.

IMPLANTAÇAO DA ONG

PROBLEMA DE PESQUISA- O direito do adolescente tem sido amparado de acordo com o que asseguram as leis?

JUSTIFICATIVA- Os panoramas de constantes desgastes do setor público e os acirramentos das desigualdades geradas a partir da intensificação das desigualdades sociais aceleram o processo de luta entre as classes, retirando das camadas mais vulneráveis a garantia de acesso ao conjunto de direitos expressos por lei. Por isso, é de suma importância, que haja um continuo processo de monitoramento e avaliação prática acerca da efetividade das políticas públicas existentes em nosso país. Neste sentido, a pesquisa como ferramenta da prática profissional do assistente social, tem o potencial de mapear a real situação dos fenômenos a serem investigados, sendo assim possível utilizar estes meios como forma de otimização e efetividade a favor das políticas públicas.

OBJETIVO GERAL- Estabelecer quais as políticas, programas e projetos existem dentro do município, voltado a atenção ao adolescente, bem como, quais os objetivos e metas a ser alcançados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS-Indicar quais as políticas, programas e projetos de atenção à criança e ao adolescente existem dentro do município.

Estabelecer número de atendimentos realizados, órgãos ou entidade executores, bem como a área de atuação destas (saúde, assistência social, judiciário, etc.).

Identificar se as atividades desenvolvidas são de caráter pontual e fragmentado ou se existe evidência de continuidade e de estruturação de redes de atenção à criança e ao adolescente

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O assunto sobre a atenção à criança e ao adolescente tem sido um produto de grandes questionamentos desde a instituição da ECA. Com uma legislação tão recente voltada a essa parte da sociedade, outrora tão desprovida de leis específicas para si, se faz necessário um constante estudo de forma que se faça um monitoramento acerca da realidade vivida por crianças e adolescentes.

FORMA DE ATENDIMENTO DA ONG AMOR DE MÃE

O objetivo é no que diz respeito à atenção criança e ao adolescente, de forma a contribuir com o avanço social, a proteção e a emancipação dos indivíduos, utilizando-se para isso da ferramenta da pesquisa e coleta de dados, pois estas se mostram como a ferramenta mais eficaz para descrever a realidade social vivenciada por uma população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (198 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com