TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO VIVER BEM

Por:   •  5/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO_________________________________________________

2 JUSTIFICATIVA___________________________________________________4

3OBJETIVOS GERAL________________________________________________5

3.1 OBJETIVO ESPECIFICOS_________________________________________5

4 PUBLICO ALVO___________________________________________________6

5 METAS__________________________________________________________6

6 METODOLOGIA___________________________________________________6

7 RECUROS HUMANOS______________________________________________7

8 AVALIÇÃO________________________________________________________7

9 CRONOGRAMA____________________________________________________8

10 REFERENCIAS___________________________________________________9



1 APRESENTAÇÃO

      No Brasil, a trajetória demográfica é incontestável. Até o ano 2025, provavelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamos longe de atingirmos o envelhecimento bem sucedido. O envelhecimento populacional brasileiro caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades laborais e de vida diária, agregada a condições socioeconômicas diversas. A mortalidade é trocada por morbidades e a manutenção da capacidade funcional surge, portanto, como um novo paradigma de saúde, relevante para o idoso. O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a Sociedade Brasileira Contemporânea, onde esse processo ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares,( CAMPAÑA, 1997)

      No município de Canarana-BA, vemos que a situação dos idosos em relação à informação ainda deixa a desejar por questões de vulnerabilidade econômica de cada um, entretanto ainda não estamos preparados para dar o tratamento necessário aos idosos. Contraditoriamente, esta sociedade envelhecida desvaloriza e exclui o idoso. Este processo é gerado por uma sociedade de consumo e pelo modelo neoliberal, que cada vez mais aprecia o novo, o ágil, o descartável, as relações e processos imediatos, desta forma o que não se adapta a este molde fica à margem. É necessária uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida que requer a efetivação de direitos sociais específicos a esta fase, bem como a manutenção da autonomia e da cidadania do idoso.

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de ação “Viver bem” dentro do CRAS-Centro de referencia de Assistência Social que fica localizado na Cidade de Canarana - Bahia, onde temos 245 cadastrados que recebem atendimento e são realizados atividades em grupo, estabelecendo assim o plano de trabalho. O Desafio aqui é conceber e elaborar um processo contínuo, dinâmico e participativo de planejamento. É ser capaz de focar de modo eficiente uma situação-problema e ter a visão de uma situação-objetivo (resultados).        


2 JUSTIFICATIVA

Podemos notar que a velhice na sociedade brasileira não tem um padrão, e sim em perfis que se encontra o idoso, em relação às condições do mesmo assumindo diversas faces. Entre os diferentes perfis, há o perfil de idosos aposentados, que possuem qualidade de vida, têm seu acesso aos serviços básicos garantidos e cujas condições socioeconômicas permitem a satisfação de seus interesses.

 Outro perfil é o do idoso em estado de exclusão social, vulnerável socialmente, que tem seus direitos recusados, onde vínculos familiares e comunitários são fragilizados e/ou cujo valor da aposentadoria ou benefício não é suficiente para manter suas necessidades básicas. Analisando os perfis ambos carecem de políticas públicas, uma vez que a aposentadoria em muitos casos contribui para o afastamento social e perda do papel social cumprido pelo idoso. Na verdade há uma ausência de espaços na sociedade para que atuem como cidadãos socialmente bem-sucedidos que são, isto se dá em virtude da ideologia neoliberal que cada vez mais valoriza o novo e o imediato, em detrimento dos saberes transmitidos entre as gerações.

Podemos notar que a maioria do idoso no município de Canarana apresenta condições socioeconômicas quanto a escolaridade é bastante baixa e declina ainda mais com o aumento da idade, a maioria são aposentado vivem com familiares, apresenta uma saúde precária em relação a perda da força nas atividades laborais.

Este projeto tem a promover maior integração social, estimulando seu interesse pelo esporte e pela própria vida, a educação física tende a oferece ao idoso que por muitas vezes não consegue desenvolver suas atividades por motivos físicos; bem estar bio - psico - social dos idosos, potencializando suas funções globais, a fim de obter uma maior independência, autonomia e uma melhor qualidade para essa fase de vida. Portanto, a proposta de realização deste projeto vem de encontro à necessidade desta demanda, a qual muitos tem dificuldades de executar suas atividades; bem como de se interagir com outros colegas do grupo de convivência e ate mesmo com os familiares; as limitações, incapacidades e dificuldades não são problemas apenas dos idosos se torna um tanto para a família onde alguns familiares a tem como inútil, deixando o idoso com baixa auto estima e vulnerável. Este projeto tem como finalidade proporcionar a auto estima e ajudar ao idoso através das das expectativas levantadas com diagnóstico da realidade, enquanto instrumento de relevância para a melhoria dos serviços prestados e consequentemente melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos e à construção de políticas públicas de inclusão direcionada a terceira idade, na qual se justifica o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com