TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO VIVER BEM É VIVER SAUDÁVEL

Por:   •  7/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO VIVER BEM É VIVER SAUDÁVEL

PROPONENTE: Marcos Aurélio Da Silva Araújo (Licenciado e Bacharelando em Ed. Física). Registrado no Conselho de Classe (CREF) com o número 005147-G/PI

PÚBLICO ALVO: Crianças, adolescentes (12 à 18 anos) e adultos que necessitam melhorar sua qualidade de vida. realizar exercícios físicos.

TOTAL DE VAGAS: em aberto

RESUMO

Este projeto visa proporcionar aos participantes uma melhoria na qualidade de vida através de exercícios e atividades físicas nas seguintes modalidades: Treinamento Funcional.  Através da realização deste, propõem-se a melhora na qualidade de vida e a longevidade dos participantes com exercícios físicos regulares e orientados, que podem melhorar os aspectos físicos, sociais e psicológicos do indivíduo. Sabe-se que a prática de exercícios físicos regulares e orientado, bem como uma boa alimentação (balanceada e equilibrada), além é claro de controle de estresse e repouso adequado pode-se melhorar as capacidades físicas relacionadas à saúde.

Uma vida ativamente saudável está relacionada a exercícios físicos para se manter a capacidade funcional do corpo. As aulas de treinamento funcional serão realizadas no Dojô Bukan e Academia Boa Forma, poderão ser usados ainda espaços públicos como praças e academias de saúde instalada em diversos bairros da cidade. O número de turmas disponíveis, bem como a quantidade vagas disponíveis por turmas serão abordadas posteriormente. As prioridades de participação serão para pessoas de 12 à 60 anos.

JUSTIFICATIVA

É notório que o estilo de vida adotado pela maioria das pessoas atualmente fez com que o sedentarismo tenha aumentado e contribuindo assim para uma piora na qualidade de vida das pessoas. Esse estilo de vida faz com que as pessoas gastem menos energia devido à automação das tarefas e aparelhos. Com a vida cada vez mais corrida, as pessoas têm dificuldade de encontrar tempo para realizar atividades físicas e exercícios físicos. Sabe-se também que esse comportamento combinado com uma dieta inadequada, altos níveis de estresse e uma má qualidade de repouso/sono, potencializa o desenvolvimento de diversas doenças,

Muitas pessoas também não conseguem frequentar uma academia particular para realização de exercícios físicos monitorados e com auxílio de um profissional. Esse quadro agrava ainda mais a situação da saúde das pessoas.

Além das premissas citadas acima, existem a falta de consciência e conhecimento das pessoas em relação à importância da realização de atividades e exercícios físicos regulares.

 Com o avanço da pandemia Covid -19, devido ao isolamento social, muitas pessoas não praticaram atividades e exercícios físicos em casa. Além disso, acabaram se isolando e criando barreiras de relacionamento com outras pessoas.

Levando em consideração tudo o que já foi citado, o projeto objetiva contribuir para a melhoria da saúde das pessoas, para a diminuição do sedentarismo, para a conscientização da importância da prática física e para o incentivo da interação social entre as pessoas.

OBJETIVOS

        Ofertar a população do município de Água Branca, opções de prevenção de doenças, proporcionando o incentivo e a estimulação prática de atividades e exercícios físicos, através do Treinamento Funcional, como meio eficaz de promover uma boa qualidade de vida.

        Dentre os principais objetivos gerais estão:

  • Implantar o Projeto Viver bem é viver saudável no município de Água Branca;
  • Favorecer a melhora na qualidade de vida dos beneficiários do projeto;
  • Promover a interação social
  • Diminuir o sedentarismo dos participantes;
  • Desenvolver a consciência da importância da prática de exercícios físicos;
  • Resgatar a aptidão pessoal do indivíduo de exercitar-se;

Dentre os principais objetivos específicos estão:

  • Reduzir a obesidade e sobrepeso;
  • Desenvolver padrões de movimentos primários;
  • Desenvolver os fundamentos dos movimentos básicos; avançados.
  • Desenvolvimento da consciência corporal;
  • Aprimoramento da postura;
  • Desenvolver habilidades biomotoras fundamentais;

METODOLOGIA E PLANO DE TRABALHO

O projeto proposto será executado primeiramente através de um questionário e avaliação física para os participantes, contendo algumas questões que investigarão os seguintes parâmetros físicos e pessoais: identificação, peso corporal, % de gordura, flexibilidade, resistência cardiopulmonar, atividade física, sexo, faixa etária, e informações relacionadas à saúde. Através desta correlação de dados, permitirá que o profissional de Educação Física construa um programa que se ajuste as necessidades de cada um e, a partir daí, planejar os exercícios e as práticas a serem desenvolvidas.

        Matrículas, Vagas e Treinos

Campanha de divulgação do projeto e de matrículas: 1ª semana do projeto e se repete a cada 6 meses

  • Divulgação em rádio, carro de som (se disponível) e na internet sobre o projeto com informações de local, dia e horários para a realização das matrículas;  
  • Prazo: uma semana 
  • Carga horária: 40hs

Matrícula e organização das turmas: 2ª semana do projeto e se repete a cada 6 meses

  • Na semana seguinte à divulgação, será realizada a matrícula dos interessados e a organização das turmas; 
  • Prazo: uma semana 
  • Carga horária: 40hs

As matrículas serão realizadas após a divulgação, de preferência no Dojô Bukan e Academia Boa Forma. Após o preenchimento das vagas, se dará o início das aulas e dos treinos. 

Após a realização das matrículas será agendada e realizada uma reunião com os participantes para explicar o funcionamento do projeto. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com