TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO – ÉTICO POLÍTICO NAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Na data do dia 26.10.2015, foi entrevistada a Sra. ATAISE PEREIRA DA SILVA, que trabalha na Associação Paranaense de Reabilitação /APR, desde o dia ______/_____/_____. Nessa entrevista abordaremos algumas funções realizadas pela Assistente Social e leis estudadas nas aulas ate a presente data.

Nesta associação são voltados para os direitos sociais da população atendida por ela, realizando ações voltada ao Serviço Social, estruturando um trabalho, conforme suas diretrizes, sem causar maiores conflitos com os gestores ou seja, esculta qualificada, orientações encaminhamentos e mediação de conflitos. Realizando visitas domiciliares, relatando sociais e pareceres, projetos sociais para captação de recursos a entidade.

2 ROTEIRO DE ENTREVISTA:

2.1 CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO

Identificação:

Nome do serviço/instituição: Associação Paranaense de Reabilitação/APR

Endereço: Rua dos funcionários,805 Cabral Tel: 30139304

Governamental ( ) Não Governamental ( X )

Ações desenvolvidas: A APR é responsável em atender as Pessoas com Deficiência, fornecendo hortenses e próteses, na capital e todo o estado, é também mantenedora da Escola Especial Nabil Tacla, que atende 158 alunos cadeirantes, prestando lhes atendimento familiar, e atendimento ambulatorial com equipe multidisciplinar, convenio através do Sistema Único de Saúde.

Número de funcionários: 200 Quantos Assistentes Sociais 02

Número de usuários atendidos: aproximadamente 60 atendimentos mês

Há demanda reprimida: Sim ( ) Não ( x ). Sem sim quantos? _____________.

2.2 HISTÓRICO BREVE DO SURGIMENTO DESTE SERVIÇO

Qual o contexto histórico de surgimento desse serviço?

Foi fundada em 1º de maio de 1958, por iniciativa do Lions Club – Centro, é constituída a instituição pioneira no Estado do Paraná no atendimento á pessoa com deficiência física motora, recebe inicialmente o nome de Associação Paranaense de Assistência á Criança Defeituosa. Em 1961, consta registro no livro ATA a denominação de Associação Paranaense de Reabilitação – APR, nome que até hoje a identifica. Foi fundada para atender uma imperiosa necessidade da época, dado o elevado número de crianças acometidas pelo vírus da Poliomielite que se alastrava de forma alarmante em nosso Estado.

Com o atendimento voltado especificamente para a área de reabilitação e identificada às necessidades escolares das crianças e jovens, surgiu à intenção de ofertar o serviço educacional. Houve então a doação para a construção da escola na Av. Paraná, que passou a funcionar em março de 1970, para alunos a partir dos sete anos. Em maio de 1970 foi criada a segunda Escola na Av. Getulio Vargas para completar, além do atendimento de reabilitação das crianças de 0 á 6 anos, iniciou-se a proposta de aplicar a educação infantil o atendimento de reabilitação das crianças, onde passou a funcionar a sub sede da escola, com a proposta da Educação Infantil.

Com o desaparecimento dos casos de poliomielite aliado a questões administrativas, a APR voltou-se a atendimentos para pessoas com encefalopatia crônica não progressiva, distrofia muscular progressiva, mielomeningocele, traumatismo crânio-encefalico, malformação congênita, seqüelas de tumores e algumas síndromes.

Ano de implantação:1958

Número de atendidos atualmente: 150

Houve reordenamentos recentes? Sim ( ) Não (X ).

Se sim Qual(is)? _____________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

Informe o(s) período(s) que o serviço/instituição dispõe de assistente social;

Carga Horária Semanal: 30HS A.S Alice das 08:30 ÁS 15:30 A.S Ataise das 10:00 ás 17:00 hs

Períodos em que atuam o(s) assistente social(s):

Quanto pela Manhã: ______. Quantos a Tarde: ______. Quantos a Noite: ______.

2.3 DA PESQUISA SOBRE A COMPREENSÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO NO COTIDIANO PROFISSIONAL

2.3.1 De acordo com a Lei 8662/93 art. 4º e 5º sobre a profissão do Assistente Social e trata das competências e atribuições do Assistente Social. Quais são as atribuições e competências privativas do profissional na unidade de serviço estudada?

O Serviço Social dentro da APR realiza atividades, como atendimento social, escuta qualificada, orientações encaminhamentos e mediação de conflitos. Realiza visita domiciliares, relatores sociais e pareces, realiza projetos sociais para a captação de recursos a entidade.

2.3.2 Na opinião do (a) profissional, como se materializa no cotidiano o Projeto Ético-Político da profissão?

Se materializa mediante os conflitos existentes, frente a política da pessoa com deficiência, na luta diária para fazer valer e acontecer os direitos destes usuários, buscando ainda executar ações pertinentes ao serviço social, dentro da instituição.

2.3.3 Quais são os desafios e as possibilidades de aplicação do projeto ético político no espaço sócio ocupacional?

Os desafios são lutar por direitos sociais desta população atendida, realizar ações voltadas ao serviço social, e criar dentro da instituição uma identidade do Serviço Social que por anos ficou perdida, estruturando um trabalho, conforme suas diretrizes, sem causar maiores conflitos com os gestores.

ANEXO A: LEI 8662/93 ART. 4º E 5º

Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;

II - elaborar, coordenar, executar e avaliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com