TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA E PROPOSTAS PARA A ACÇÃO DE ACIONISTAS

Projeto de pesquisa: PROPOSTA E PROPOSTAS PARA A ACÇÃO DE ACIONISTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

O PRESENCIAL CONECTADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ATONIONI BONOMO

PRODUÇÃO TEXTUAL

São Mateus/ES

2014

ATONIONI BONOMO

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Trabalho Portfólio do Curso de Administração. Da Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. Curso de Administração nas disciplinas de Responsabilidade Social e ambiental; Gestão de Pessoas I; Gestão de PessoasII.

Profº.: (s): Sérgio de Goes Barboza; Ana Celi Pavão;Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.

.

São Mateus/ES

2014

TRABALHO DE PORTIFÓLIO

INTRODUÇÃO

O papel do profissional de recursos humanos deve estar atento a constante mudança do mercado externo e também à realidade das pessoas que compõe as organizações, com isso cabe a gestão de pessoas encontrarem quais as melhores ferramentas eficazes para auxiliar na manutenção.

A Gestão de Competências pode ser definida como um processo fundamentado em três pilares básicos: atração, manutenção e aperfeiçoamento constante dos profissionais, influenciando os resultados da empresa de forma positiva. A idéia é mapear as competências necessárias para implantar a estratégia da empresa e, a partir daí, selecionar ou capacitar os profissionais sob esse enfoque, para que eles possam aplicar suas habilidades da melhor maneira possível, no sentido de alcançar os objetivos propostos.

Este trabalho identifica uma auto-avaliação, identificando as principais competências técnicas e comportamentais, também o que um gestor precisa para desenvolver e atuar de modo estratégico em sua área e para que com isso a teoria se traduza em um plano viável e eficiente, sendo necessários alguns cuidados ao elaborar uma política de Gestão de Competências. Ela precisa, antes de tudo, ser realista, dentro dos limites da empresa e em sintonia com o mercado.

DESENVOLVIMENTO

Existem hoje na área da administração novos conceitos voltados na competência e na valorização do capital intelectual do novo administrador, com isso muitas empresas valorizam o conhecimento e a competência humana, demonstrando também que essa valorização é viável e vantajosa como um investimento na própria empresa.

Autoavaliando a minha vida profissional, vejo que dentro da competência técnica tenho além da formação curso de administração de empresas, tenho também investido em cursos de pós-graduação, no MBA que estou fazendo, indo a palestras e congressos relacionados a minha área de atuação. Consigo discutir, colocar questões, compreender as respostas e negociar diferentes formas de abordar um problema. Este nível de conhecimento foi adquirido através de uma experiência profissional construída através de um percurso profissional por empregos. As atividades associadas são de transformação e manutenção com autonomia; de coordenação e controle relativos a tomada de decisões de rotina.

Já na competência comportamental entendo que tenho todas aquelas que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades, obtidas no convívio social, bem como também aprimoradas através de treinamentos e auto-desenvolvimento.

Para desempenhar o melhor papel na atividade profissional escolhida, preciso intensificar nos cursos principalmente em línguas e encontrar a melhor maneira de lidar com os desafios, trabalhando sempre em prol da área e da organização, pois os gestores estão sendo cobrados para que tenham posturas assertivas e que possibilitem o desenvolvimento humano, sabendo lidar com todos os tipos de situações. Há alguns desafios que o gestor de pessoas tem que enfrentar para que atuem de modo estratégico, primeiramente deve conhecer a si próprio e esse processo deve ser permanente e a partir daí mostrar-se aberto para adquirir novos conhecimentos e desenvolve-se intelectual e emocionalmente.

Ter habilidade para possibilitar espaços de trabalho nos quais a criatividade e a intuição tenham voz e vez, saber lidar com as pessoas, de modo a compreender as crenças e valores individuais através de confiança, oferecendo novas possibilidades para o auto crescimento e o crescimento organizacional.

Perceber talentos para que sejam percebidos e aprimorados, o gestor precisa estar atento aos potenciais da empresa e planejar capazes de reter talentos, saber ouvir; os gestores precisam estar preparados para lidarem com situações em que os colaboradores sintam-se à vontade para apresentar propostas, pois o bom gestor tem que ter a sensibilidade e respeitar as opiniões alheias, sejam coerentes ou não.

Com isso os gestores devem estar preparados e para tanto, faz-se necessário compreender que antes de serem profissionais, estamos falando de pessoas, e pensar que esses indivíduos possuem desejos e motivações, são indivíduos com habilidades, competências, aptidões, características próprias que os diferenciam dos demais. E essa característica de notar e perceber devem ser uma necessidade básica dos gestores.

Tem sido notória a preocupação de gestores com a motivação de suas equipes, no entanto muitas habilidades e atitudes que foram usadas no passado precisam de inovação, pois já não fazem o mesmo efeito na busca de resultados.

As equipes se tornam motivadas quando há uma ligação entre o emocional, objetivos pessoais e objetivos organizacionais. As pessoas não esperam serem forçadas a mudar, mais sim entrarem em um consenso do que se espera.

Há condições para que as equipes sejam motivadas como ter as pessoas certas nos lugares certos, saber que a eficiência, a sabedoria e o talento não são úteis se a equipe não souber para onde vai e onde contribuirá para as estratégias globais da organização. Integrar comportamentos e valores.

Traduzir as estratégias de negócio na função e criar um propósito que se conecte com as áreas interdependentes e que seja claro, pois sem visão a equipe não tem razão para existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com