TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE FINANÇAS NAS EMPRESAS

Tese: PRÁTICAS DE FINANÇAS NAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 10

PRÁTICAS DE FINANÇAS NAS EMPRESAS

Caxias

2012

PRÁTICAS DE FINANÇAS NAS EMPRESAS

Trabalho de aprovação em disciplina apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Adilson C. Bassan.

Caxias

2012

PRÁTICAS DE FINANÇAS NAS EMPRESAS

Aprovado em: ___/___/___.

Nota:_________________

BANCA EXAMINADORA

_____________________________

Prof. _____________________________

_____________________________

Prof. _____________________________

Caxias

2012

RESUMO

Esse trabalho é um método de ensino desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas que Favorecem a aprendizagem, estimulam a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promove a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão, direcionando o estudante para a emancipação intelectual desenvolvendo as competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Administração; conhecimento; Finanças; orçamentaria.

ABSTRACT

This work is a teaching method developed through a series of activities planned and supervised that promotes the learning, encourage student responsibility for learning efficient and effective. Promotes the application of theory and concepts to solve problems relating to the profession, directing the student to the intellectual emancipation developing the skills and abilities required in their performance in the labor market.

Keywords: Administration, knowledge, finance, budget.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 06

2. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE EMPRESARIAL 07

3. TIPOS DE NEGOCIOS E METODOS DE TRIBUTAÇÃO 08

3.1. Valor do dinheiro no tempo 10

4. ORCAMENTO DE CAPITAL 10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 14

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo de Administração financeira composto pelas seguintes Unidades Didáticas: Administração Financeira no ambiente empresarial, Tipos de Negócios e Métodos de Tributação, O Valor do dinheiro no tempo e Orçamento de Capital. É uma exigência do processo avaliativo do Curso de Ciências Contábeis e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.

Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as unidades Didáticas no corpo do “Desenvolvimento” e “Considerações Finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.

2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Por mais eficiente que seja a sua empresa, dificilmente ela terá chances de crescer e torna-se competitiva se não se ocupar com aspecto fundamental, maximizar resultados econômico-financeiros decorrentes de suas atividades operacionais. Durante vários anos a economia brasileira conviveu com uma inflação bastante elevada. Neste período o mercado consumidor não possuía um referencial de preços relativos aos produtos e serviços comercializados. Diante deste contexto, a administração das empresas se viabilizava mesmo com falhas, erros, ineficiência e todos os demais problemas possíveis e imagináveis que podem ocorrer em um processo de gestão empresarial.

Dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para as seguintes funções: Planejamento financeiro: o qual procura evidenciar as necessidades de expansão da empresa, assim como identificar eventuais desajustes futuros. Por meio do planejamento, ainda, é possível ao administrador financeiro selecionar, com maior margem de segurança, os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa, de forma a estabelecer mais satisfatória rentabilidade sobre os investimentos; Controle financeiro: o qual se dedica a acompanhar e avaliar todo o desempenho financeiro da empresa. Análises de desvios que venham a ocorrer entre os resultados previstos e realizados, assim como propostas de medidas corretivas necessárias, são algumas das funções básicas da controladoria financeira; Administração de ativos: que deve perseguir a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais, e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores. A administração dos ativos acompanha também as defasagens que podem ocorrer entre entradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com