TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-PROJETO

Por:   •  5/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

        O processo de atuação do profissional de Serviço Social na área da saúde visa conhecer as verdadeiras necessidades das pessoas que deverão ser assistidas por ele, dentro de um hospital ou posto de saúde. Mas essa busca do conhecimento das necessidades muitas vezes não é fácil, tornando-se um processo lento e até às vezes quase que impossível, porque o assistente social na área da saúde é um elemento estranho à população.

        Atualmente milhares de pessoas vítimas de acidentes de trânsito buscam unidades de saúde, mas literalmente desconhecem seus direitos, acabam ficando desassistidos pelo Estado, por não terem sido orientados por bons profissionais.

2. JUSTIFICATIVA DO TEMA

        As demandas apresentadas pela população especificamente em caso de acidentes confirmam a necessidade de um profissional na área de Serviço Social convivendo com suas dificuldades dia-a-dia, nos hospitais e postos de saúde dos bairros.

        Estar fazendo parte do cotidiano de um hospital, empregando ações que visando despertar nas pessoas a vontade de buscar seus direitos, faz do Assistente Social nos dias de hoje peça fundamental para o bem comum das pessoas.

3. HIPÓTESE

Queremos demonstrar com este trabalho que o profissional da área de serviço social trabalhando em conjunto com profissionais de saúde, pode promover  grandes mudanças no cotidiano da população.

4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL

Analisar o processo de observação, análise e atuação do profissional de Serviço Social dentro da área da saúde e garantindo o conhecimento para usuário do sistema de saúde os seus direitos.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

          - Instruir as pessoas que sofreram acidentes de transito sobe o seus direitos junto ao seguro DPVAT.

          - Fiscalizar se as vitimas de acidentes de transito estão sendo assistidas pelo Estado.

          - Garantir que as vitimas e suas famílias não sejam exploradas por profissionais mal intencionados que visam lucro fácil.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Lei nº 6.194, de 1974, observadas as alterações promovidas pelas Lei nº 11.482, de 2007 e Lei nº 11.945, de 2009, garante as vitimas de acidentes de trânsitos causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga, indenização por morte ou invalidez, reembolso das despesas médicas e hospitalares e outras indenizações, porém esses diretos são desconhecidos, explorados ou negligenciados e caberá ao futuro assistente social indicar o caminho para que esses direitos sejam respeitados.

6. METODOLOGIA

Ao vivenciar o cotidiano de um hospital ou um posto de saúde perceberemos que a grande maioria das pessoas que fazem jus ao seguro DPVAT não sabem ou desconhece as formas legais para obter na integra esse direito.

Com objetivo de atuar como facilitador da obtenção dos seus direitos, propomos a implantação de um posto de informações junto ao Hospital de Emergências (HE) da cidade de Macapá e a realização de uma campanha de conscientização estadual por meio de panfletagem e banners.

Também é nosso objetivo a denuncia aos órgãos competentes das ações realizadas por profissionais mal intencionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com