TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Dos Supermercados

Resenha: Papel Dos Supermercados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Resenha  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

Muitas transformações decorrentes do processo de globalização nos anos 90, como o deslocamento dos mercados, aumento da concorrência, o surgimento de novas tecnologias e, principalmente, as necessidades emer- gentes dos consumidores, exigiram mudanças significativas no setor varejista. Os supermercados, considerados um dos mais importantes representantes desse segmento, tiveram de se ajustar, adotando novas tecnologias em seus processos, formulando novas estratégias mercadológicas para enfrentar a concorrência e desenvolvendo uma nova visão do negócio, com foco no consumidor. Além disso, o desafio varejista é maior por sua importância no processo de desenvolvimento sustentável, especialmente no que se refere aos impactos ambientais resultantes de suas operações, que produzem quantidades significativas de lixo doméstico.

Os supermercados assumem atualmente uma posição muito importan- te no canal de distribuição e possuem responsabilidades, essencialmente em relação ao descarte de produtos e à produção de lixo doméstico, exigindo-se de seus gestores novas formas de agir e de pensar a organização. Em relação à dimensão ambiental, encontra-se neste quesito o maior gargalo da atuação dos supermercados. Evidentemente que o impacto do varejo é pequeno quando comparado ao provocado pelas indústrias, porém a quantidade de lixo resultante das compras supermercadistas e a quantidade de embalagens e sacolas resultantes dessas compras fazem do varejo um grande produtor e repassador de produtos geradores de lixo doméstico. Daí, a relevância de considerar o seu papel como elo entre a indústria e o consumidor dos produtos distribuídos via supermercados.

A preocupação maior é com o descarte dos produtos e o destino dos resíduos que se torna um problema, em especial nas grandes cidades. Sendo assim, os supermercados possuem uma participação importante na busca de alternativas relacionadas principalmente ao descarte de produtos. O descarte das compras supermercadistas acaba contribuindo para a produção de grande quantidade de lixo doméstico, origem de poluição ambiental significativa, sendo necessário o desenvolvimento de ações que possam minimizar essa

simone beatriz ceretta – lurdes marlene seide froemming

238 ano 11 • n. 24 • set./dez. • 2013

produção e seus impactos. Alternativas como o uso de sacolas retornáveis e biodegradáveis, a criação de locais para coleta de pilhas e lâmpadas usadas, as compras de fornecedores considerados socialmente responsáveis, são algumas ações que necessitam ser reforçadas a fim de reduzir o impacto provocado no meio ambiente, porém essas são apenas algumas das ações que devem ser vislumbradas para um efetivo combate dos focos de destruição ambiental.

O presente estudo busca discutir o papel dos supermercados no descarte de produtos, essencialmente no que se refere à produção de lixo doméstico oriundo das compras supermercadistas. Inicia-se com uma abor- dagem reflexiva baseada em pesquisa bibliográfica e agregam-se resultados de pesquisa exploratória com dados primários, ainda que, em dimensão exploratória, sem intenção de apontar dados conclusivos. Para tanto, foram investigados três supermercados localizados no perímetro central do mu- nicípio de Ijuí/RS, incluindo seus consumidores. O artigo está estruturado em três partes. Em um primeiro momento apresenta-se o referencial teórico acerca do tema em estudo. Na segunda parte são descritos os procedimentos metodológicos utilizados e, na terceira, apresentam-se os resultados obtidos na pesquisa, bem como as conclusões extraídas da investigação.

referencial teórico

A Etapa de Descarte no Processo Decisório de Compra do Consumidor

O último estágio do processo decisório do consumidor é o despoja- mento ou descarte. Trata-se do “descarte do produto não consumido ou do que dele restou” (Engel; Blackwell; Miniard, 2000, p. 92). Para os autores, esse problema sempre existiu, porém só recentemente surgiu como foco de pesquisas e estratégias de marketing, devido aos graves problemas am-

O PaPel dOs suPermercadOs na etaPa da GeraçãO e descarte dO lixO e O reflexO na QuestãO ambiental

239d esenvolvimento em Questão

bientais que emergem com mais força a cada dia. Neste estágio, os consu- midores têm diversas opções incluindo o descarte direto, a reciclagem ou o remarketing (revenda de produtos).

O consumidor pode desfazer-se dos produtos definitiva ou temporaria- mente. “Os consumidores se desfazem das coisas, seja porque já realizaram sua função ou possivelmente porque não são mais adequadas à visão que eles têm de si próprios” (Solomon, 2002, p. 248). O autor complementa ainda que, como as pessoas com frequência formam fortes laços com os produtos, a decisão de se desfazer deles pode ser dolorosa. A Figura 1 ilustra as opções de que o consumidor dispõe para efetuar o descarte das mercadorias.

Figura 1 – Opções do Consumidor para Realizar o Descarte

Fonte: Solomon (2002, p. 249).

Quando o consumidor julga que um produto não possui mais utili- dade, ele tem várias opções relacionadas por Solomon (2002): (1) manter o item; (2) descartá-lo de modo temporário; (3) desfazer-se dele permanen- temente. Em muitos casos, um novo produto é comprado, mesmo que o antigo funcione. Isso ocorre por um desejo de se ter novas características, uma alteração no ambiente da pessoa ou uma mudança no papel ou na autoimagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com