TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participações Societárias no Serviço Social

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE BATISTA BRASILEIRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Respostas das questões da atividade de FHTM III

BIANCA MAGALHÃES

ELISANGELA SOUZA

GILVANA GOMES

THAYNA SIBALDO

Salvador

2016

DESENVOLVA:

  1. Relações Sociais no modo capitalista de produção;

burguesia e proletariado.

o

.

Ee quadro contraditório .

  1. Questão Social;

A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente. O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à criação de políticas sociais. A atual questão social se refere à ampliação do trabalho na sociedade capitalista, começando pela degradação do trabalho a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, sequestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro.

Muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade exclusiva do governo. Contudo, os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza. Sendo que a pobreza é vista como uma causa individual, deve por isso ser da responsabilidade de cada um. O grande desafio é que alguns problemas como desigualdades sociais e injustiças são muitas vezes tolerados e ignorados porque não representam uma ameaça direta ao poder político. Por outro lado, os homicídios e sequestros, por representarem ameaças ao poder, recebem uma intervenção por parte do governo. É por esse motivo que a questão social representa uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.

  1. Estado;

a

.

  1. Políticas Sociais;

São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que favorecem a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equilibrada e justa. A Política Social também promove programas, propõe e analisa linhas de financiamento com recursos públicos e avalia os resultados alcançados com as medidas adotadas. Pode proceder como gestor em secretárias estaduais, municipais ou federais, bem como em empresas e órgãos da administração pública, melhorando as políticas já existentes ou definindo novas estratégias para sancionar problemas da coletividade, sempre de acordo com a viabilidade social, econômica e política. Essa Política tem como assegurar à população, direitos à cidadania, tais como: educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência social, justiça, agricultura, saneamento, habitação popular e meio ambiente. Tendo a Assistência Social como uma política de Seguridade Social, não contributiva que se cumpri através de ações de iniciativa pública e da sociedade, assegurando atendimento às necessidades básicas.
O sistema descentralizado e participativo de Assistência Social vem de um acervo organizado de atitudes articuladas nas três esferas do governo que conta com a participação da sociedade civil por meio dos conselhos. O sistema ordenado é determinante pela rede diligente de serviços assistenciais voltadas para o contexto de necessidade da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com