TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Contabilidade

Monografias: Pesquisa De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

As práticas da pesquisa científica em Contabilidade vêm-se popularizando cada vez mais e muitas vezes os estudantes têm dificuldade de aplicar os conceitos abordados em sua área específica de conhecimento.

A pesquisa científica em Contabilidade com o empenho de pesquisadores, professores, estudantes etc. buscam analisar os fenômenos que ocorrem no âmbito da Ciência Contábil (SILVA; OLIVEIRA; RIBEIRO FILHO, 2004).

No setor governamental carece ainda mais as instruções para orientar os pesquisadores. A maioria dos programas de pós-graduação não possuem linhas de pesquisas específicas nessa área.

Trabalho científico não é resumir um livro, fazer fichas de leitura, extrair passagens específicas, estas atividades são propriamente pré-universitárias. Trabalho científico é principalmente produção de conhecimento, que no estudante não será sempre original, mas pelo menos dentro da tentativa de construção por palavras próprias (DEMO, 2006).

Diante deste cenário, surge o seguinte questionamento: Quais são os procedimentos metodológicos necessários para realizar uma pesquisa contábil governamental?

O presente estudo tem como objetivo geral abordar procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa contábil governamental. Como objetivos específicos: a) definir as etapas essenciais do projeto de pesquisa; b) conceituar as etapas do projeto de pesquisa; c) exemplificar um projeto de pesquisa contábil e d) demonstrar a constituição de uma pesquisa realizada na área contábil.

A pesquisa se justifica em acrescentar fontes de consulta sobre metodologia científica aplicada à contabilidade, abordando teoria e mostrando um exemplo de pesquisa realizada, considerando que teoria e prática são elementos essenciais para a aprendizagem.

O artigo foi estruturado em seis partes. Após esta introdução, foi feita uma revisão da literatura sobre os principais temas do assunto (parte dois). Na seção seguinte, os procedimentos metodológicos utilizados. Na quarta parte são definidas as partes do projeto de pesquisa, acompanhadas de um exemplo. Na parte cinco, foi mostrada a composição de uma pesquisa contábil, bem como um apêndice de literatura contábil. Finalizando o artigo, a sexta parte traz as considerações finais, recomendação, conclusão e as referências.

2 REVISÃO DA LITERATURA

Os tópicos abaixo foram destacados na literatura analisada para a consecução dos objetivos do estudo.

2.1 Trabalhos monográficos

Segundo Rodrigues (2006), as monografias têm sido muito solicitadas nos cursos de graduação, como trabalho de final de curso, sendo que muitas universidades e faculdades têm-se substituído o termo por Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI) ou Trabalho Final de Graduação (TFG), entre outros e também são exigidas nos cursos de pós-graduação, denominando dissertação na conclusão do curso de mestrado e tese para a conclusão do doutorado.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conceitua dissertação da seguinte forma:

Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de

Boletim Governet de Orçamento e Finanças nº 100 - Agosto/2013 - Pág. 712 – ISSN 1809-

6670

3

reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre (NBR 14724/05).

A tese é a monografia científica escrita pelo estudante no final de cursos universitários, com o objetivo de obtenção do título de doutor, além de ser um momento que demonstra capacidade de realizar trabalhos científicos e de promover a ciência (FACHIN, 2002).

Os trabalhos monográficos constituem estudos de um único tema (assunto), devendo ser limitados na extensão, mas exaustivos na compreensão, profundidade, análise e elaborados com rigor científico, nos quais devem oferecer uma contribuição pessoal e original à ciência.

2.2 Projeto de pesquisa

Fachin (2002) esclarece que o projeto de pesquisa é uma sequência de etapas estabelecidas pelo pesquisador, no qual se direciona a metodologia a ser aplicada no desenvolvimento da pesquisa.

Segundo Silva (2003) o projeto de pesquisa é concebido como uma visão preliminar do trabalho que se vai realizar e serve para o acadêmico traçar um roteiro inicial do que pretende que seja seu trabalho.

O projeto de pesquisa em contabilidade representa os elementos essenciais (etapas, fases) para que se tenha viabilidade a realização de uma pesquisa nesta área.

2.3 Etapas do projeto de pesquisa

Para Marion, Dias e Traldi (2002), os elementos essenciais a um projeto de pesquisa são: introdução do projeto, objetivos da pesquisa (geral e específicos), justificativa, referencial teórico e hipótese(s), metodologia, cronograma de desenvolvimento da pesquisa e estimativas de custo e referências bibliográficas.

Martins (2002) define as grandes fases do processo de pesquisa: escolha do assunto-tema: a questão da pesquisa; revisão bibliográfica; objetivos da pesquisa; fixação dos parâmetros (tipologias de estudos, caracterização das variáveis, definição conceitual e operacional e outros fatores condicionantes); formulação das hipóteses; planejamento operacional da pesquisa (caracterização da população, plano amostral, escolha da elaboração do instrumento para coleta de dados; pré-teste, cronograma, recursos, orçamento, métodos e técnicas estatísticas), coleta de dados, análise e interpretação dos dados e apresentação – relatório final.

Segundo Oliveira et al. (2003) constituem etapas da elaboração do projeto de pesquisa: escolha e delimitação do tema e do problema; justificativa do tema; objetivo geral e objetivo específico; formulação da hipótese da pesquisa; levantamento da bibliografia referente ao tema; plano provisório do trabalho; leitura e documentação dessa bibliografia após seleção; construção lógica do trabalho; redação do texto; construção do parágrafo; aspectos gráficos do trabalho científico; e forma gráfica do texto.

Beuren et al. (2003) relatam que a trajetória da elaboração de um trabalho monográfico compõe-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com