TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Da Ação Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Da Ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  4.796 Palavras (20 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 20

ATPS:

Etapa 1 Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial

Etapa 2 Processo Administrativo: Organização da ação empresarial

Etapa 3 Processo Administrativo: Direção da ação empresarial

Etapa 4 Processo Administrativo: Controle da ação empresarial

Etapa 5 Processo Administrativo: Administração da ação empresarial

Etapa I - PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

PLANEJAR:

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.

TIPOS DE PLANEJAMENTO:

• Planejamento Estratégico: É o planejamento realizado no nível institucional da empresa. Este, é projetado em longo prazo, está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo.

• Planejamento Tático: É o planejamento que se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, departamentos ou unidades de negócios da empresa. É realizado continuamente na empresa, está sempre voltado para o futuro e ligado a previsão, é sistêmico, pois vê a organização como uma totalidade e iterativo porque é flexível a ajustamentos e correções.

• Planejamento Operacional: É o planejamento que se preocupa basicamente com “o que fazer” e “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Quase sempre trabalha dentro da lógica de sistema fechado para que alcance regularidade e certeza no seu cotidiano e funcione com a máxima eficiência possível.

- Para Maximiliano todos os planejamentos passam por três passos:

Primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização;

Segundo: processamento dos dados de entrada, que transforma informações para produzir novas informações;

Terceiro: preparação de um plano (ideias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente, o Plano Funcional também chamado de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e financias e o Plano Operacional que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais.

Comparação: no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que o produz e um determinado tempo de duração para o planejamento, já referente ao livro de Maximiniano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, para atingir a conclusão do planejamento precisa-se seguir todas as etapas e muda também os nomes dos níveis de planejamento. No PLT o planejamento é mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro já no livro de Maximiniano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor.

- Para Drucker o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probabilidades. Eles são criados pelos executivos tomam decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. As durações desses compromissos estão crescendo sem parar em: estratégias e tecnologia, marketing, manufatura, desenvolvimento de funcionário.

Comparação: no livro PLT existem três níveis diferentes de fazer um planejamento e três cargos diferentes que os produzem, já o planejamento para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimentos do passado, presente e futuro, existindo apenas uma maneira de planejar.

RELATÓRIO

Processo administrativo: Planejamento da Ação Empresarial.

O planejamento ocorre em todas as áreas da sociedade, plano pessoal ou no plano. Auxilia para a tomada de medidas antecipadamente ao acontecimento dos fatos ou caso ocorra algo que não esteja de acordo com o objetivo, haja medidas para controlar estes fatos.

O planejamento é muito importante para que possamos prever e evitar situações que possam comprometer os interesses pessoais ou de uma determinada empresa.

O planejamento estratégico se relaciona com o mercado e o externo e é planejado para longo prazo, o tático é elaborado em cada departamento intermediário e o operacional se refere a cada tarefa ou atividade que deve ser feita ou tomada para que o objetivo seja alcançado com a maior eficiência possível.

Para obter sucesso é necessário enxergar a frente, ver o futuro antes de todos e estar alerta para aproveitar todas as oportunidades, é preciso também assumir riscos. O planejamento é muito importante para cada decisão que será tomada, a fim de prever acontecimentos indesejáveis, mas caso isto ocorra ele poderá encontrar um meio mais fácil de corrigir.

Etapa II - ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Instituto Baia de Guanabara (IBG)

Uma organização não governamental que tem como principal objetivo a preservação de todo entorno da baia, que abrange dezesseis municípios.

Sua MISSÃO é: Pensar e agir de forma a comprometer a sociedade com o desenvolvimento sustentável da Baía de Guanabara. atua nas áreas de educação ambiental, conscientizando e envolvendo os próprio moradores destas regiões de diversas formas. Em geral, trabalha em cooperação com órgãos governamentais, empresas, universidades e com outras ONGs; envolve sempre estagiários nos seus projetos e também conta com o trabalho de voluntários.

Ações:

Projeto CATAÇÃO RIO

Projeto voltado para organizar cooperativas de pessoas que trabalhem com material reciclado na cidade do Rio de Janeiro. O projeto buscou apoiar os catadores para que todos os núcleos existentes se tornassem cooperativas formalmente constituídas na junta comercial e organizadas de forma solidária, com o devido respeito à legislação cooperativista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com