TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e administração em serviço social

Seminário: Planejamento e administração em serviço social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Seminário  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

ESCOLA DE SAÚDE

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA PAULA DE OLIVEIRA FERREIRA

ATIVIDADE AVALIATIVA UNIDADE 2

PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

NATAL

2014

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

ESCOLA DE SAÚDE

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA PAULA DE OLIVEIRA FERREIRA

ATIVIDADE AVALIATIVA UNIDADE 2

PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Atividade apresentada à disciplina Planejamento e Administração em Serviço Social como requisito para obtenção de nota da unidade 2 da disciplina

Professora da disciplina: Profa. Msc. Alessandra Silva de Oliveira Martins

NATAL

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 00

2 DESENVOLVIMENTO 00

2.1 Instrumentais e Serviço Social 00

2.2 Técnicas e Metodologias em Serviço Social 00

2.3 Processo de trabalho e planejamento em Serviço Social 00

3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES ...00

4 REFERENCIAS.....................................................................................................00

ANEXOS

1 INTRODUÇÃO

A atuação do assistente social requer uma atitude propositiva. Para tanto, necessita pesquisar a realidade e o contexto social seja de seus usuários, seja de um determinado local, de uma instituição para propor uma intervenção significativa. Entendemos que uma das formas de apresentar uma intervenção resulta em um projeto social que possui objetivos, público alvo, efeitos/impactos, avaliação entre outras características. E para elaboração desse projeto social a administração é fundamental. O objetivo do trabalho apresentado para nós enquanto discentes, é a formação acadêmica de alta qualidade e conhecimento rico em especificidades do profissional.

A metodologia aplicada foi de rico conhecimento para nós, pois a cada novo método, surgia um novo conhecimento, o trabalho foi dividido em partes que ao final formaria apena um. Na formulação do trabalho foram realizadas oficinas em sala de aula, foi utilizada a pesquisa online, bibliográfica e pessoal, sempre com a coordenação da docente Alessandra. Na primeira oficina (Tópico 2.1), foi-nos apresentado um “Estudo de Caso”, a finalidade do trabalho era realizar uma analise sobre o mesmo, e solucionar da melhor forma a primeira oficina (Estudo de Caso).

Na segunda oficina (Tópico 2.2), houve a elaboração do nosso primeiro “Parecer Social”, que deveria constar as mesmas informações do “Estudo de Caso” citado acima, com a finalidade de conhecimento e por em pratica toda a base teoria acumulada nas aulas expositivas dada pela docente. Na terceira oficina (Tópico 2.3), realizamos uma entrevista com uma assistente social, na entrevista fizemos duas perguntas. Todas as informações adquiridas foi passo para alguns slide e apresentados em sala, a finalidade da entrevista foi compartilhar da opinião de um profissional e poder ver de perto um pouco do que foi estudado em sala de aula.

2 O PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO POSTA EM PRÁTICA NO SERVIÇO SOCIAL

A administração é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

“A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses”.

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração. Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com