TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de estagio 6° semestre

Por:   •  11/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.852 Palavras (20 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 20

                      PLANO DE ESTÁGIO UNOPAR II

1-INDENTIFICAÇÃO

  1. Nome do Estagiário, Ead, Semestre Letivo.

Marlene Silva Lima. Ead: 00877597 6º período de serviço social

  1. Nome da Instituição Campo de Estágio, Endereço, Cidade.

Centro Sócio educativo de Jaru/RO Rua Raimundo Catanhede n°886 setor 2 , Jaru

c) Atuei Medida Sócioeducativas. Visitas domiciliares, institucionais, - Participação em palestras, - Capacitações, observação de elaboração de projetos socioeducativos.

d) Nome do Supervisor de Campo/CRESS Nº: Tania Cevada Oliveira/

Cress nº 1071/RO

e) Nome da Orientadora Acadêmica/CRESS Nº: Maria Rosangela Anacleto Cress nº 0796/RO

d) Período de Realização do Estágio: O estagio iniciou – se a partir do dia 03 de Março (2015) e findou – se no dia 29 de Abril (2015).

f) Dias e Horários de Estágio: Estagiando de terça a quinta das 07: 30 aos 13: 30 na parti da manha.

g) Dias e Horários Reservados Para a Supervisão de Campo.

A supervisão de campo se nos deu dias03 /03; 10/03; 12/03e 24/03, com a duração de meia hora a quarenta minutos cada encontro.

.

                


2. Descrição e Análise da Prática Profissional de Estágio

 Durante a experiência vivenciada no desenrolar do Estágio Supervisionado II, foi possível um aprofundamento de cada faceta da atividade profissional nesse espaço de atuação. O principal serviço oferecido pela instituição socioedicativo é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral aos adolescentes, que visa o fortalecimento de ligamentos familiares e comunitários, promovendo o acesso e serviços sócios assistenciais, socioeducativos de convivência. Esses serviços são desenvolvidos pelo profissional juntamente com outros profissionais institucionais, internos e externos.  No socioedicativo a estagiária de Serviço Social terá a oportunidade de observar e atuar no trabalho desenvolvido nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, visitas domiciliarem, elaboração de projetos, visita a escolas, palestras em parcerias de outras instituições, como saúde e a educação. Esses serviços são desenvolvidos pela equipe técnica, psicólogos, educadores, Orientadores sociais, assistentes sociais dentre outros.

A estagiária terá, portanto a oportunidade de se aproximar da realidade de sua futura profissão, estabelecendo uma ligação entre teoria e prática. O Serviço Social é uma profissão interventiva que visa o enfrentamento das questões sociais, o assistente social atua através de pesquisas e análises desses assuntos, na formulação, execução e avaliação de planos programas e projetos que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. O trabalho do assistente social tem como objetivo garantir direitos e amparo para os adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de políticas sociais de forma organizada, projetada.


       

A nobreza de nosso ato profissional está em acolher aquela pessoa por inteiro, em conhecer a sua história, em saber como chegou a esta situação e como é possível construir com ela formas de superação deste quadro. Se reduzirmos a nossa prática a uma resposta urgente a uma questão premente, retiramos dela toda sua grandeza, pois deixamos de considerar, neste sujeito, a sua dignidade humana (MARTINELLI, 2006).

Ainda segundo essa autora, temos de pensar em nossa profissão como “uma profissão que através de sua intervenção na realidade, de sua interlocução com os movimentos sociais, com os setores organizados da sociedade civil, participa da reconstrução do próprio tecido social” (MARTINELLI, 2006). Ou seja, somos protagonistas de processos políticos, seja como profissional ou como cidadãos, participando da construção lenta e gradual de uma nova proposta de sociedade.

 O cumprimento das medidas socioeducativos tem espaço da interferência profissional que se faz necessário ter referencia teórica e metodológica para uma proposta pedagógica humanista e emancipadora que envolva conhecimento, sentimentos. Que oferece também as principais diretrizes conceituais e legais para que as medidas cumpram o seu objetivo de oportunizar a construção do projeto de vida desses adolescentes. O objetivo é garantir o registro dos programas de atendimento nos conselhos Estadual dos Direitos da criança e do adolescente. Mobilizar a secretaria de justiça, Saúde, Educação, Ação Social e segurança para que assumam suas atribuições no atendimento Socioeducativa. De forma a promover seu desenvolvimento pessoal e social a partir do reconhecimento e valorização de suas potencialidades.

       

3.1- objetivo geral:

          Favorecer o conhecimento do trabalho multidisciplinar e o contato direto com a atuação do profissional de serviço social, conhecer as políticas sociais e como são praticadas na instituição, e capacitar o estagiário para o exercício profissional, ou seja, fazer com que o mesmo tenha condições de unir o que foi aprendido na teoria com o cotidiano do profissional no campo de trabalho. Proporcionar o contato com a realidade na diversidade de suas expressões, identificarem as questões sociais e demandas dos usuários bem como as probabilidades de intervenção do Assistente Social.

3.2 Avaliações dos objetivos propostos no Estágio Supervisionado I       

   Dentre as atividades propostas no Plano de Estágio Supervisionado em Serviço Social II, alguns foram atingidos e outros não. Foi possível apreender instrumentos e técnicas no Serviço Social: planejamento, observação, realização de entrevistas, visitas domiciliares, estudo e pereceres sociais, etc. estando estes conhecimentos ligados àcomparação da prática com a teoria oferecida no componente curricular de Estágio Supervisionado em Serviço Social II e também em outros componentes. Em relação às leituras a serem realizadas, algumas foram contempladas, outras foram deixadas de lado em decorrência de, durante o estágio, surgirem outros interesses que suscitaram a necessidade de novas leituras relacionadas à novos temas,especialmente o trabalho infantil e a inclusão digital, eixos temáticos do Projeto de Intervenção e Investigação do Serviço Social no Contexto Institucional.A leitura é algo fundamental e obrigatório para o acadêmico que deseja estar qualificado para a prática profissional, pois permite uma expansão do universo de conhecimentos sobre cada fenômeno com os quais o Serviço Social trabalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com