TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Semestre Ensino Fundamental Unopar

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.129 Palavras (17 Páginas)  •  1.778 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1] [pic 2]

PATRÍCIA ALVES MELLO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

PATRÍCIA ALVES MELLO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Tatiane Pereira Alves Marigo

Tutor de Sala: Sandra Renata Kruger Bartz

Cidade

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        9

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS..........................................................................................................26

INTRODUÇÃO

Este relatório de estágio dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como objetivo apresentar as observações e regência realizada na Escola Municipal Profº Armando das Neves, localizada no bairro Navegantes em São Lourenço do Sul- RS, atende alunos do 1º ano até o 9º ano do ensino fundamental, funcionando no turno matutino e vespertino. A turma escolhida para a realização da regência do estágio foi o 4º ano B, no turno vespertino, que tem como professora titular Viviane Andersen.

A intervenção foi realizada no turno vespertino teve inicio no dia 14 de março de 2019 até o dia 29 de março de 2019 sob a supervisão da professora regente Viviane Andersen.

Nesse período foi possível vivenciar a rotina das crianças da turma do 4º Ano B,  alunos de 9 e 10 anos, turma escolhida para realizar a regência e observação.

As experiências relatadas neste, busca sistematizar os conhecimentos e as aprendizagens desenvolvidas nesta prática educativa da qual buscou-se uma significação dando sentido à construção teorico-metodológica. Apresenta de forma suscinta todas as experiencias e atividades realizadas durante o período de estágio, bem como uma proposta interdisciplinar composta de atividades significativas  e enriquecedoras voltadas ao processo de ensino- aprendizagem, indispensável na construção do conhecimento e formação do educando.

O período de realização do estágio teve a duração de 12 dias, sendo 6 dias as observações feitas desde a estrutura física da escola, as atribuições da coordenação  pedagógica ao trabalhar em conjunto com os professores a melhor forma de aplicação do ensino para o melhor desenvolvimento dos alunos, a dinâmica  dos professores na sala de aula, e toda a rotina estabelecida dentro no ambiente escolar.

Será descrita também a experiência da prática vivida durante a regência, mostrando a importância desse período no desenvolvimento e aprendizado do acadêmico  sobre o Ensino Fundamental.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Armando das Neves, faz parte da rede Municipal de Ensino do município de São Lourenço do Sul, funciona no período matutino e vespertino, atendendo crianças de 6 a 15 anos.

A Escola de Ensino Fundamental, tem seu horário de funcionamento da seguinte maneira  no período Matutino recebe seus alunos a partir das 7:30hrs  e os mesmos permanecem na escola até 11:30hrs e no período vespertino as 13:00hrs e os mesmos permanecem até as 17:00. A escola conta com 10 salas de aula, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 biblioteca, 1 sala para secretaria, 1 sala para direção, 1 sala para a coordenação pedagógica e orientação educacional, 1 almoxarifado, 1 laboratório de Vídeo, 1 laboratório de informática, 8 banheiros, recepção, sala de AEE. Seu quadro funcional conta com 16 professores e 6 funcionários.

A escola atende em sua maioria crianças de baixa renda, muitas com dificuldade social, famílias desestruturadas.

O quadro politico-econômico em tranformação coloca-nos diante das crises ambiental, social e de valores.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

1º DIA:  14/03/2019

No primeiro dia de observação, fui recebida pela professora Viviane, a qual me apresentou para a turma, todos muito educados. A sala contém 14 alunos, 6 meninas e 8 meninos, a professora me passou como ela trabalha e o conteúdo que está trabalhando.

A aula se iniciou, a professora passou alguns exercícios no quadro, a aula era matemática, exercícios sobre algarismos, unidades numéricas, divisão. Observei que a turma precisa estar sempre trabalhando, pois alguns são bem agitados e realizam as atividades com bastante agilidade.  Enquanto os alunos iam copiando e realizando os exercícios a professora ia corrigindo o tema dado no dia anterior.

Os alunos têm o hábito de conforme irem terminando levar seu caderno até a professora para verificar se está certo. Achei que esse método atrapalha uma pouco, desorganiza a sala, pois quem está mostrando o caderno fica na frente de quem ainda está copiando no quadro.

Os alunos descem para o lanche as 15:00hrs e ficam até as 15:15hrs que é o intervalo.  As 15:30 retornam para a sala. A professora seguiu a aula, agora com a disciplina de português. A aula seguiu normalmente até as 17:00 hrs.

2º DIA 15/03/2019

O segundo dia de observação do estágio começou pela aula de artes, foi distribuído bolas de isopor de diferentes tamanhos, e em dupla os alunos foram pintando de acordo com as cores dos planetas do sistema solar.  Após terminarem a atividade, foi colocado para secar para posterior montagem do sistema solar no teto da sala. Ainda antes dos alunos irem para o lanche, a professora passou um texto sobre os seres humanos e a comunicação. A professora explicou sobre os meios de comunicação e a sua evolução, ao retornarem do intervalo foi passado um questionário, os alunos concluíram o exercício, e para finalizar a aula de História eles brincaram de Imagem e Ação, representaram um meio de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (213.5 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com