TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza e o Meio Ambiente

Por:   •  25/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Pobreza e Meio Ambiente

  1. Nome:

Profª ??????????????

Cidade – 2016


Pobreza e Meio Ambiente

Exercícios:

  1. Escolha uma cidade da região ou um bairro da Cidade de Campinas que o grupo identifique o problema da pobreza..

R: Uma das maiores ocupações urbana da America latina, PARQUE OZIEL, local onde muitas pessoas vivem na extrema pobreza sem saneamento básico, ruas sem pavimentação e ocupação irregular do solo.

 A comunidade conquistou muitas melhorias desde a invasão, mas ainda é necessário muito investimento do governo para dar uma vida digna para todos os moradores.

 Faltam ainda mais investimentos em educação, locais para incentivar as crianças a fazerem atividades e ficarem longe das ruas e da criminalidade.

  1. Explique a relação da região escolhida versus o tripé do desenvolvimento sustentável:

  1. Aspectos Sociais:  desde a invasão da área que agora possui o nome de Parque Oziel, a comunidade conquistou muitas melhorias, mais ainda falta muito para que todos moradores tenham um vida digna.

Falta área de laser para prática de esportes, muitas ruas não possuem pavimentação, falta muito investimento em infra-estrutura para dar condições e incentivar as crianças a freqüentarem a escola, falta de projetos sociais para inclusão social de famílias carentes e falta também de política habitacional que incentive a regularização de todas as moradias.

  1. Aspectos Econômicos: Falta infra-estrutura para qualificação profissional, pois os moradores possuem poucas oportunidades de emprego fazendo assim muitos passar por dificuldades financeiras e a comunidade conseqüentemente não consegue se desenvolver economicamente.

  1. Aspectos Ambientais: ocupação irregular do solo, falta saneamento que acaba gerando contaminação do solo e da água, foram cortadas muitas arvores devido a ocupação sem planejamento, falta de conscientização dos moradores para não descartarem lixo em lugares impróprios.
  1. Escreva uma proposta de melhoria desta região (aspectos econômicos, sociais e ambientais), levando em consideração a garantia de ampla participação da comunidade, resgatando socialmente populações marginalizadas e, ao mesmo tempo, a introdução de benefícios ambientais no meio urbano. Não se esqueça da ferramenta educação para preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.

R: Primeiramente temos como proposta:

 - Criar dentro da comunidade parcerias entre comunidade e prefeitura, através de associações para o desenvolvimento, planejamento e implantação de estruturas que ajude na melhorar do saneamento básico, retirar famílias de locais de riscos, disponibilizar vários locais dentro da comunidade para montar hortas populares e dar condições e ensinamentos para que os próprios moradores se responsabilizem em manter o cultivo para distribuir para a sociedade.

 - Desenvolver treinamentos e incentivar a voluntários para o desenvolvimento sustentável da comunidade, dessa forma será possível conscientizar a comunidade dos descartes irregulares, separar materiais recicláveis, desenvolver também projetos para  plantio de arvores em locais apropriados, fazendo assim das praças e avenidas locais mais verde.

 - Implantar escolas técnicas, incentivando a comunidade a buscar conhecimento e habilidades para conseguirem melhores oportunidades de emprego e através de projetos sociais, incentivar a alfabetização de todos, desde as crianças até os idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com