TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social

Por:   •  17/7/2017  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

POLO UNIVERSITÁRIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – PUGC

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

                                    CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DE CAMPOS – SGM

Disciplina: Política Social II

Professora Juliana Thimóteo Nazareno Mendes

Discentes: Nilene dos Santos Souza

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

Título da Obra: Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 

Autor (es):  Marilda Vilela Iamamoto

Editora: Cortez

Local: São Paulo

Ano: 1982

Resenha Política de  Serviço Social


Palavras chave: serviço social, questão social


   
 Tendo sido reconhecido como profissão no momento em que a Igreja assumiu um papel ativo na chamada “questão social”. O Serviço Social surgiu , quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes  , com o objetivo de controlar as insatisfações populares Tendo sido reconhecido como profissão no momento em que a Igreja assumiu um papel ativo na chamada “questão social”. A autora busca de forma clara e de fácil compreensão reescrever passo a passo os aspectos que corroboraram para o surgimento da profissão no País e a dificuldade de fazê-la ser reconhecida como direito, afim de sanar a difícil  relação entre burguesia e proletariado.

  A questão social se insere no âmbito do empobrecimento da classe trabalhadora definida também como a contradição existente entre as categorias capital e trabalho, próprias do sistema capitalista de produção. A manutenção e a reprodução dessa força de trabalho estava então a cargo do operário e de sua família, através do salário, advindo da venda da força de trabalho à classe capitalista e não a um único senhor., formalmente era mais uma mercadoria como qualquer outra.

No vínculo estabelecido entre a classe burguesa e o proletariado confluem interesses imcompatíveis que exigirão medidas que visem o controle social da exploração dessa força de trabalho. A auência de uma legislação trabalhista neste início de século contribuirá ainda mais para o aumento  das seqüelas da questão social.

O Serviço Social se constituirá através de frações da classe burguesa que agirão por intermédio da Igreja Católica e posteriormente pelo conjunto das classes dominantes. “A partir do momento em que a sociedade burguesa vê como ameaça a luta defensiva do operário à exploração abusiva a que é submetido, há necessidade que o controle social da exploração da força de trabalho seja feito pelo Estado, através de uma regulamentação jurídica do mercado de trabalho. “ IAMAMOTO

É interessante atentar  para a  incapacidade genética do Estado em gerar políticas sociais que dêem respostas às seqüelas da superexploração. O uso da punição tanto ideológica quanto física  sempre estiveram presentes em nossa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com